sábado, outubro 29, 2005

ENERGIAS RENOVÁVEIS A SUL


















Porque não um parque solar nos terrenos da antiga Siderurgia, nos terrenos da quimiparque do Barreiro, nas centenas de hectares ocupados pelos Areeiros do Seixal, ou pela antiga fábrica de explosivos? Resposta: Na Margem Sul só o Betão interessa!!!


Parece que finalmente vai avançar a construção da Central Fotovoltaica de Amareleja , depois do governo ter anunciado esta semana a entrega da licença de estabelecimento para produzir energia electrica.

Quando for inaugurada em 2006, será a maior do mundo no género e produzirá 62 MW de potência. Este projecto de energia limpa não teve no entanto um processo fácil , com divergências várias que se relacionavam com a instalação industrial associado à produção de energia, e também por haver outros projectos alternativos, por exemplo aquele a instalar nos terrenos das desactivadas Minas de S. Domingos.

A região da Amareleja é uma das regiões da Europa com maior exposição solar (3000 horas) anual, daí a razão na escolha da sua implantação. A estrutura accionista da empresa AMPER será dominada pela Câmara Municipal de Moura, espera agora a entrada de alguns parceiros estratégicos como a BP Solar que desde sempre se mostrou interessada em integrar o projecto e qe será a responsável pela fabricação das estruturas.

Este projecto significa um investimento de mais de 400 milhões de euros, ainda mais significativo por vir a influir numa zona altamente desertificada , deprimida e envelhecida do ponto de vista humano, vindo assim este projecto a significar um desenvolvimento sustentado e com futuro para uma zona do chamado Alentejo Profundo, que teve uma lógica de desenvolvimento oposta ao do País Litoral , o que agora poder-se-á tornar numa vantagem competitiva.

4 comentários:

Anónimo disse...

Vamos lá a ver se os "comunas" lá do sítio não vão protestar contra o investimento capitalista no Alentejo. É que, o que eles querem é que o Alentejo se mantenha na cepa torta e na míséria para continuarem nas autarquias.

Anónimo disse...

vou me embora vou partir mas tenho esperança de ir ver o mundo inteiro ,quero ir...

Anónimo disse...

atençao que beja é um concelho socialista , evora é um concelho socialista ,

a nao ser que seja como aquela do gajo que quando chegava a mertola deixava de ouvir o radio do carro até que um compadre lhe disse : oh homem tu nao tas a veri o radio tem AM e FM, logo só (A)ntes de (M)ertola e ( F)ora de (M)ertola é que se pode ouviri a telefonia... cabecinha pensadora

Anónimo disse...

O anónimo vê lá se aprendes que Beja não é um concelho Socialista, mas sim comunista!