domingo, outubro 02, 2005

ELEIÇÕES E OBRAS 2

















É inevitável para um país como Portugal esta cultura, ou falta dela, em termos politicos, este guardar para as vésperas das eleições obra para mostrar e render votos, não é exclusivo do partido A ou B, ou da autarquia C ou D, durante a passada semana estive em alguns concelhos das Àreas Metropolitanas do Porto e de Lisboa e parece que de repente o país está em construção.

Claro que há o reverso da medalha, as obras são em muitros casos resultado de parcerias com empresas privadas que fazem o grosso ou a totalidade do investimento , recolhendo os autarcas os louros. Noutros casos há um endividamento extra que é transferido para o mandato seguinte!

E se em alguns casos se justificam determinadas obras, muitas há que são de um ridiculo total, de um no sense absurdo ou de um gasto de recursos desnecessário , que só servirão para servir interesses e nem sempre os mais obvios.

Há candidaturas, como a de Alfredo Monteiro no Seixal que não escondem ao que vêm, o lema da CDU Seixal é "A obra que se vê" , uma expressão honesta ou uma verdade de La Palisse? De facto a obra vê-se e julga-se e inaugura-se em passo de corrida tantas são as frentes, mas sempre com o cuidado infimo de ser mais que uma" obra que se vê, "uma obra "visivel" onde a propaganda domina, sabendo-se do endividamento extremo em que esta autarquia está mergulhada.

Denunciámos nos ultimos tempos muitos desses casos, da colagem ao futebol a uns arranjos numa àrea minoritária de um parque já existente (na zona mais visivel da estrada) mas baptizada logo de "Parque Natural", ou os passeios ribeirinhos da Amora e Seixal... ou o -a inaugurar hoje- nó da Cruz de Pau e mais duas rotundas motivados pelo reverso da medalha que é a densificação urbana, a carga humana, a necessidade de reforço das infraestruturas...

Mas no meio de tal afã entra-se no desperdicio, no ridiculo, no completo non sense das imagens que se seguem:

Uma micro rotunda que competirá pelo menos no Guiness nacional como a mais pequena rotunda, de apenas metro e meio de diâmetro, consegue ainda a proeza de albergar quatro sinais de trânsito e um poste de iluminação, isto no meio de um cruzamento na Torre da Marinha.








Temos depois um poste que é três em um, está no meio de uma estrada destinada a uma nova, mais uma, urbanização, está também no meio de uma passagem de peões e tem também estatuto de paragem de autocarro, ao fundo outra originalidade, um poste de alta tensão que faz parte da vedação da Escola Básica de Pinhal dos Frades e logo, suporta uma linha de alta tensão que atravessa toda a escola. Alcatrou-se, abriu-se o novo acesso que servirá mais uma duzia de prédios, pintou-se até a passadeira, mas o poste ali se tem mantido, firme e hirto.








Depois e também em Pinhal dos Frades e debaixo da mesma linha de Alta Tensão que atravessa uma escola EB 2/3 e passa depois uma tangente ao Externato Atlântico,no pinhal restante entre esses dois estabelecimentos de ensino pretende a autarquia instalar, nada mais nada menos que uma Bomba de Gasolina...

Realmente... a obra que se vê!!!

38 comentários:

Anónimo disse...

A obra está a olhos vistos :

a via superior do nó desnivelado, no sentido sul/norte, vai dar que falar. quem for a conduzir na expectativa de que a via permite entrar normalmente na faixa da sua esquerda após percorrer o perimetro externo do tunel engana-se pois, de repende, a via onde circula fica afunilada e, ou pára rapidamente, ou tem que ir para cima do passeio . as duas faixas superiores do nó estão estreitissimas.

compreende-se: o denivelamento foi feito para os consumidores dos hipermercados circularem rapidamente e poderem ir para casa , ficando os "nativos" do concelho com o ónus da imobilidade .

já agora o corte da EN10 , do modo como está, com aqueles separadores de betão que mais parecem uns muros de uma penitenciária , provocará um movimento de "cruz de pau e foros de amora a concelho". cortaram totalmente a comunicação entre as duas margens da en 10 . os dois deputados municipais que têm o seu escritório na margem Este da EN devem estar a rogar pragas a quem concebeu aquele desnivelamento "afundando " totalmente a passagem de pessoas .

os comerciantes já começaram a protestar.

Anónimo disse...

Ó ponto verde já reparei que quando começamos a falar do dinausaurio , grande chefe da classe operária e do turismo regional ( a aguardar a derradeira implosão), o Post muda .

qualquer dia dizem que tu estás comprometido, porque aquela construçao que dizem que nao está em condiçoes, terá sido consentida no tempo em que ele era o presidente.

olha eu continuo a dizer, cá pra mim isto vai dar uma volta .

Anónimo disse...

ouvi o tempo de antena da CDU na rádio baía .

Aquela voz nao me é estranha . Parece a voz daquele locutor que trabalhou com o Herman e faz de voz na festa do Avante e de vez em quando passeia-se de moto estilo americana aqui na terra . como é que se chama ... é pá o gajo é famoso mas estou a esquecer-me do nome ... dizem até que o gajo é... é pá deixa lá ver se me lembro ...

Anónimo disse...

sei quem ele é, ele é um bom rapaz um pouco timido até.

gosta de motar e até tem humor
quando bebe uns copos fica com mais calor, mais calor.

já aqui o vi e sei o que o prendeu
foi um grande amor e há quem o diz
que com a avença é bem , bem mais feliz.

gosta da voz, vive contente ,
ama o seixal e toda a gente ,
sabe o que quer , nao perde um vintem,
ele sem ela não é ninguem ,
ele sem nós nao é ninguem.

nao é ninguem nao é ninguem nao é ninguém . cha cha cha .

Anónimo disse...

já sei é o candido mota . candido , mota em grande estilo tipo harley . já o vi . o gajo ta sempre a rir.

eis um pilar importantissimo para a atracçao de investimento municipal . na verdade uma grande atracção . e ainda por cima oferece a sua voz ao concelho em troca do que ganha na festa do avante e a fazer o tempo de antena da CDU.

parcerias , camaradas , parcerias .

Anónimo disse...

sao mesmo pequeninos . dizem que os comunistas sao ultrapassados na sua visao do mercado e da economia .
depois quando os comunistas nessa materia sao inovadores e criativos e bem sucedidos criticam-nos logo.

entao o candido mota nao pode ser trabalhador da camara e ajudar o pc no avante e na campanha ?

entao so porque o belmiro e o silva sao empresarios os comunistas já nao podem fazer parcerias?

entao porque o filipe vieira é empresario já nao pode ajudar na campanha?

então porque o dinausauro é comunista ,embora semi dissidente, já não pode ter um cargo politico no turismo, com a ajuda do PS e do PSD ?

retrogrados .

aprendam que nós estamos para ficar .

Anónimo disse...

tens razao ó meu . qualquer dia ainda vao á comissao nacional das eleiçoes fazer queixinhas porque a CDU está a usar uma voz que é propriedade do concelho. e que isso é uma grande batotice .
que a voz é famosa e que há coincidencia entre a voz oficial do municipio e a voz da CDU , que com a voz as pessoas sao levadas a confundir a mensagem da camara com a da CDU e obrigam o homem a rescindir o contrato com o municipio ou mesmo a que a voz ( the voice) seja retirada de circulaçao .

ai ai . tirem-me deste filme radiofónico .

já agora o gajo já assumiu a sua condiçao de comunista . qualquer dia até o obrigam a desfiliar-se do PC e rasgar o cartão em publico .

esta malta diz-se democrata mas quando chegam as alturas revelam-se o que sao : conservadores .

Anónimo disse...

pois é pois é ,ha quem viva escondido a vida inteira .

domingo sabe de cor o que vai dizer segunda feira .

jorge palma no palco numero um do avante.

deixa-me rir

Anónimo disse...

pois é pois é , decisao da comissao nacional de eleiçoes : camra do seixal tem que retirar cartazes porque violou o principio da neutralidade . pois é pois é .

Anónimo disse...

é pá ouvi dizer que a alternativa á variante parou porque o carrefour quer tudo esclarecido .

velho ditado popular : quem paga adiantado fica sempre mal servido.

Anónimo disse...

cápra mim o ponto verde está feito com o loby .

assim que se toca no assunto dinausauro ou se fala da malta das artes e das letras e do espetaculo, o sitio entra em manutençao .

ó ponto fica bem meu . isto´ta tudo numa boa . até gostei do poema la atrás . parece que foi extraído d eum daqueles livros que os poetas do PC editam á pala do municipio .

Anónimo disse...

poetas do PC . já sei . aquele gajo ó pá ... aquele gajo que só á terceira é que foi presidente em lisboa naquele orgao pá... esqueci-me do nome pá... o tipo é mesmo um intelectual. a ver s eme lembro.

Anónimo disse...

nao me digas que o coronel também é poeta! so faltava mais essa . o individuo fez o 25 de Abril mas isso nao lhe dá o estatuto de poeta.

Anónimo disse...

nao pa o coronel é o coronel . o homem que comanda as tropas e controla o quartel . o poeta é o outro.

Anónimo disse...

"controla o quartel " ao que isto chegou . isto não é a colombia pá.

Anónimo disse...

ó ponto verde nao entres agora em manutençao ,meu

Anónimo disse...

belmiro silva esse nao é um ciclista ?

ou estarei a fazer confusao com a ciclovia ?

entre o tunel e a ciclovia perdi-me .

estou a perder a pedalada .

Anónimo disse...

pessoal o ganda noia quer ganhar setubal. ah ganda noia ! dar luz com o negrao dá força e da
in(tensao)

o trocas te tambem quer ganhar o seixal . ah ganda trocas te ! trocaste isto tudo.

e o castrinho quer ganhar almada . ah ganda castrinho , perto de ti mas sem a camara que as listas foram ao ar .

pessoal : a politica da direita vai sair derrotada nestas autarquicas .

Anónimo disse...

vou mas é xonar nao se aprende nada .

Anónimo disse...

as listas em almada foram ao ar . eina ganda noia . e o portas sabe ?

grande derrota da politica da direita.

Anónimo disse...

o trocas te no seixal trocou isto tudo. ganda noia . entao o antonio lagartao nao é o maior?

Anónimo disse...

isto esta a descambar para o contra informaçao .

daqui a pouco ainda chamam ao dinausauro o euenfadazio e ao prof . alfredinho montanheiro .



ganda noia.

Anónimo disse...

quem é o coronel meu ? o gajo nao é major ?

Anónimo disse...

Aqui está mais uma vez latente a desonestidade intelectual do ponto verde, pois a linha de alta tensão na escola é responsabilidade exclusiva do Ministério da Educação que construiu a escola.
Segundo, há algum tempo atras o ponto verde tinha prometido que quando saissem os programas eleitorais das diversas forças politicas iria escrever sobre os mesmos. Até ao presente nada foi dito. E é pena, pois gostaria de saber o que o mesmo iria dizer em relação ao programa eleitoral do PS. É que no mesmo o PS promete construir blocos habitacionais de 3 pisos em area de REN, na Ponta dos Corvos.
Mais não resisto a transcrever, o seguinte trecho do programa eleitoral do PS: "Simultaneamente, um plano de urbanização da zona ribeirinha de Coina ganhará forma. A ideia é tirar partido da beleza natural das margens do rio coina e Judeu, torneando-os com a construção de habitações de qualidade". Ora, há pouco tempo o Ponto Verde dizia num dos seus posts que era a CDU que iria efectuar estas construçõs, e que estes são os terrenos mais apetecíveis, só que como a verdade vem sempre ao de cima, verificamos que é o PS que sem qualquer pudor vem prometer betão em zona de REN, bem como a construção massiva nas zonas ribeirinhas.
Fico pois a agurdar os seus comentários, senhor ponto verde!

Anónimo disse...

Recebi este fim de semana, um jornal de apoiantes da CDU às próximas eleições autárquicas no Seixal. No mesmo ressalta a quantidade dos apoios recolhidos pela CDU, o que demonstra que o trabalho autárquico, ao contrário das afirmações proferidas neste blog, tem sido de qualidade.
De todas as intervenções, não resisto a escrever uma, de alguém que sempre admirei, chamado JOAQUIM LETRIA, que escreve o seguinte: "Há mais de 5 anos que me mudei com a familia para o Conelho do Seixal. Fi-lo por escolha consensual, por ánalise das informações recolhidas quanto à qualidade e seriedade da Câmara, desde o 25 de Abril e, naturalmente, por agrado com as condições de vida que o Seixal oferecia (...)
Nasci e vivi em Lisboa (...) Mas escolhi o Seixal para gozar os ultimos anos de vida e aqui morrer. Estou crente que assim sucederá, a menos que uma mudança dramática do equilibrio vivencial deste concelho me obrigasse a procurar a paz, a qualidade de vida, a solidariedade algures, num ponto ainda mais distante do deserto em que a minha cidade natal se tornou e que eu não gostaria de ver repetir-se à minha volta. Por tudo isto, AS ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS SÃO DA MAIOR IMPORTÂNCIA. TRATA-SE DE ESCOLHER ENTRE O QUE SE CONHECE - E O DESCONHECIDO DAS PROMESSAS VÃS DE QUE TODOS JÁ NOS CANSAMOS."

Lembro-me de Joaquim Letria em eleições necessárias ter apoiado o PSD e o PS, por isso não é nenhum comunista com palas, como escrevem os apoiantes do ponto verde. Mais é alguém que reconhece que no Seixal tem qualidade de vida superior à dos restantes municipios da área Metropolitana de Lisboa.

Anónimo disse...

já não há pachorra para os defensores da actual presidência da camâra do Seixal...
Mas será possível que não vejam que o concelho está a ser todo destruído em favor do betão? - é que eu não percebo que política é esta que destroi o pouco verde que ainda vai existindo para construit mais e mais edificios para depois ser a camâra, o Estado, nós todos, a patrocinarmos a "criação" dos espaços verdes de que tanto se orgulha a autarquia.

Prefiro mil vezes um pinhal a um jardinzeco de bairro como aqueles que a camâra vai criando, e ainda por cima sempre com "obras de arte" de duvidoso gosto.
Quanto se gasta em plantar árvores?
Quanto se gasta em plantar relva?

Só compreendo isto se existir uma qualquer fobia contra a existência de árvores neste concelho. Veja-se o que foi feito à Quinta da Trindade (aqui há uns anos, a menina dos olhos da autarquia) e como está agora. A seguir, teremos urbanização da Quinta do Álamo, urbanização da Mundet (sim porque universidade nem vê-la) e assim por diante até ao abate da última árvore natural do concelho.

Por mim é substituir os pinheiros e sobreiros por essa árvore tão característica do concelho e do país que é a Palmeira.

Anónimo disse...

O senhor Candido é empregado da Câmara... toda a gente sabe isso. Que mal tem ?? Aufere 400 contos mensais e depois?? Faz por merece-los!!

Anónimo disse...

Vota CDU. Mesmo in´válido e doente vota CDu. Senão vem aí os fascistas!!! Eles tira-nos empregos. Pois... eu queria tanto morar na Rússia. Lá sim é que se vive bem!1 OU então na COrei do Norte...tsss ... tão bela seria a minha vida. Eu nem sei o que faço, porque estou aqui...

Anónimo disse...

Fui almoçar a casa. Fui ver o correio. E mais uma vez lá estava... aquela porcaria do Jornal "OUTRA BANDA". Já disse que não o quero!! Nunca pedi a assinatura dele. Mas teimam em enviar-mo!! POxa isso já é sadismo!! Hoje então um jornal "independente" traz na primeira página os candidatos da CDU a Sesimbra, Barrero e Alcochete!! Descaramento. Propaganda descarada. A dizerem que são os melhores para o distrito! O grave é que este jornal, a qual a assinatura eu não pago, essa mesmo é paga pela CM do Seixal. Sim leram bem é a Câmara que paga a assinatura de um jornal que eu não quero. E paga a mim e ás escolas, instituições desportivas e culturais, serviços camarários, todos os eleitos autárquicos, tudo o que se possa lembrar. Tudo a expensas da CM do Seixal. Gostaram da notícia ????? Querem a cereja para o topo do bolo?????? Adivinhem quem é um dos sócios do Outra Banda??? Que gosta muito de escrever por aqui apesar de já não assinar o seu nome verdadeiro???

dou-vos um pouco de tempo para pensarem

www.vivernoseixal.blogspot.com

Anónimo disse...

FALTAM 6 DIAS PARA A CDU GANHAR AS ELEIÇÕES NO SEIXAL COM MAIORIA ABSOLUTA E ACABAR ESTE BLOG...

Ponto Verde disse...

O post anterior é só por si demonstrativo do que "ASSIM SE VÊ A FORÇA DO PÊCÊ..." ainda me não esqueci do tom do PREC nem do que são capazes de fazer aos que discordam.

Aqui têm-nos tentado calar de todas as maneiras...

A ultima tática ("João Afonso")é pôr nos comentários palavras que eu não disse e temas que não abordei, desde o inicio que têm tentado fazer a agenda deste blog e agora parece que a sua agenda é calar-nos...

Quanto ao elogio ao ("João António")senhor Letria ao seixal, falta dizer onde é que esse senhor vive... é que os problemas da Herdade da Aroeira e Verdizela não são os problemas da Amora , das Paivas, ou da Quinta da Princesa...

Anónimo disse...

Não mude de assunto, senhor ponto verde fale-nos do programa do PS, diga se concorda com o betão na Ponta dos Corvos, em zona da REN; diga se concorda, com a "habitação de qualidade" nas zonas ribeirinhas. Se nada disser sobre estes temas, contrariando as suas anteriores afirmações de no devido tempo se pronunciar sobre os programas eleitorais dos partidos politicos -isto quando lhe foi questionada a questão dos 500 milhões de euros em betão para a Ponta dos Corvos prometidos pelo PS -, terei de concluir que concorda com os mesmos, pois o seu silência só pode ser considerado como um sinal de concordância, e neste caso todos veremos o seu espirito ecologista...

Anónimo disse...

espero que o blog não acabe uma vez que, ganhando a CDU, mais trabalho há a fazer na denúncia daquilo que muitos habitantes do concelho do Seixal consideram ser um mau serviço que este executivo camarário presta à população.

Atenção que falo em executivo camarário e não só CDU! É que, ao contrário de muitos, vejo que foi com a cumplicidade de muita gente de outros partidos que isto chegou onde chegou.

Anónimo disse...

Ponto Verde, aconselho-te umas aulas de geografia, tão bem informado e não sabes onde termina o concelho do Seixal... A Herdade da Aroeira faz parte do concelho de Almada! tanta informação e das um erro destes...

Anónimo disse...

o que mais me impressiona é o senhor "joão afonso" preocupar-se tanto com este blog que deve ser lido por meia dúzia de pessoas...

se estão tão confiantes na vitória porquê tanta guerrilha neste site.

todos sabemos onde é a Aroeira e decerto o ponto verde saberá também, mas como presumo que somos todos inteligentes penso que toda a gente percebeu o alcance do comentário... ou não?

Ponto Verde disse...

Onde é que o pontoverde disse que a Aroeira era no Seixal? Já não saben ler????? E já agora porque não disseram onde vide o Sr.Letria???

Anónimo disse...

viva o ponto verde e a liberdade de expressão!

isto ainda é uma democracia!

Anónimo disse...

Então e os comentários ao programa eleitoral do PS...