quarta-feira, fevereiro 06, 2008

A "ARQUITECTURA" SEGUNDO SOCRATES







Nova polémica paira aí sobre a actividade do primeiro ministro no desempenho da sua formação tecnico-académica , não pretendo ír por aí, pela legitimidade que o primeiro ministro tinha ou não em assinar aqueles projectos.

O que gostava de destacar é , não a potencial xico-espertice, vulgarmente associada a este tipo de actividade, mas a determinação e o orgulho com que o Engenheiro Técnico Sócrates assume na autoria de tais projectos.


A sabedoria popular ensinou-nos de que "quem feio ama bonito lhe parece" ou que um pai ou mãe acha sempre o seu filho o mais bonito de todos...por isso não estranha este carinho e assumir da paternidade daqueles "projectos".

Bem sabemos que o espaço urbano em Portugal, a maior parte do construído nos ultimos quarenta anos não tem o mínimo de qualidade arquitectonica e de valorização do espaço urbano.

Sabemos também que apesar de formarmos anualmente centenas de arquitectos e da arquitectura ser cada vez mais uma forma de valorização das cidades, são engenheiros...como Sócrates, quem afere as assinaturas na maioria dos projectos que diáriamente nos agridem e que tornaram os nossos espaços urbanos nas trazeiras da Europa , transfigurando fachadas principais em interiores de casa-de-banho ou generalizando a mesma azulejaria de wc por café
s e outros espaços publicos por esse país afora...

Agora, quando esses engenheiros técnicos ou licenciados... detêm cargos de responsabilidade e poder como Sócrates desempenhou, e desempenha, como e a quem, o cidadão , pode apelar e o que pode esperar quando reivindica um espaço ambientalmente de qualidade, arquitectónicamente construído, e urbanisticamente harmónico quando a sensibilidade ("artistica") revelada está ao nível demostrado pelo Engenheiro-Tecnico Socrates enquanto projectista ?

Preferia realmente que o PM assumisse antes que só fez o que tantos fazem , ceder a sua assinatura do que ter um PM que nalguma fase da sua vida tenha tido a criatividade revelada e construída por aí .

A uma conclusão poderemos ainda vir a chegar , que podemos ou não ter ganho um bom P.M. , mas felizmente que perdemos em definitivo um péssimo projectista...

As imagens ampliadas e reportagem completa pode ser encontrada aqui em PUBLICO.PT
______________________________________________________
Nota.

Se isto é o que um Primeiro Ministro, que já desempenhou outros cargos governativos, licenciado à posteriorí em Engenharia , concebe para o espaço urbano ... o que poderemos esperar vindo de um Vereador do Urbanismo que foi serralheiro , como o Vereador Jorge Silva da Câmara do Seixal ou de outros vereadores Silvas e presidentes de Câmara por esse país fora?

9 comentários:

Bluegrowth disse...

Oh! Ponto Verde... isto deprime-me. A sério... é que o problema não está só nos mamarrachos, o pior problema é que o seu autor é o nosso primeiro ministro.

Enfim, à luz da Europa somos cada vez mais uns primatas... desculpem.

Anónimo disse...

Se este vergonhos primeiro misnitro assina project sdestes, como serão as consultas do dr. Menezes, aquela ave rara que contrata agências para pensarem por si..
Imagino as consultas dele, deve encomendar a agências também..

Anónimo disse...

excelente conclusão no remate final.
Marcou muitos pontos.

Anónimo disse...

Exemplos como estes temos às centenas no concelho do Seixal, só para referir um, o novo prédio que está em construção junto à rotunda da Torre da Marinha.
Grande dedução a do anónimo... só pq um é mau... o outro tb tem de o ser... e olhe no seu caso é mesmo bom comprar os serviçso de uma agência para pensar, e para os seus camaradas tb... vistos todos nós sabermos que os camaradas não têm autorização para pensar!!

Ana disse...

Apesar de não concordar com muita coisa com o nosso primeiro ministro não posso no entanto deixar de o apoiar em outras tantas coisas com que concordo plenamente, e como balanço final só posso considerar a sua obra positiva, pois só assim se compreende tanto vasculhar na sua vida, é demais não sei como é que aguenta, está concerteza a mexer com muitos interesses instalados.
Num país em que quase todos senão todos temos os nossos "rabos de palha", pois quem não os tiver não será concerteza um bom português, continuamos a fingir que são só os outros que estão mal, que quando nos vemos ao espelho só vemos virtudes, como se o País está como está não é em resultado da acção de cada um de nós, e de todos em conjunto.

Anónimo disse...

Quem desempenha funções de órgão de soberania sujeita-se a ver a sua actividade profissional e ou institucional sindicada pelos cidadãos”.

Cândida Almeida, Procuradora-Geral Adjunta, 10DEZ07

Anónimo disse...

Em relação à estética das casas em si a responsabilidade não é do Engenheiro mas sim do arquitecto. O engenheiro faz cálculos por exemplo das vigas, ferro, betão etc etc e nada mais.

A Srª Ana tem razão, todos temos "rabos de palha" mas os exemplos vêm de cima... e se um 1º ministro mente em coisas como as suas habilitações, coisa q sabemos q ele mentiu, e noutras coisas, então vamos mal, mesmo muito mal... na questão do curso, q nenhuma importância tem para o seu desempenho, é mais q evidente que houve mentira e influências de modo a que homem pudesse apresentar-se como licenciado, tal como o amigo dele o Sr. Vara q agora está num dos maiores bancos nacionais.

hkt disse...

O que me preocupa é o silêncio incomodado que mais uma vez caiu sobre os partidos políticos e sobre os comentadores de ocasião. A este respeito há um artigo do DN de ontem (também publicado no sorumbatico) que merece ser lido.

Ponto Verde disse...

A grande questão que aqui pretendo levantar é da qualidade estética dos edificios e da forma como se têm desfeiado os nossos espaços urbanos sem paralelo na Europa por quem tem responsabilidades na matéria.

Quanto a um dos anteriores comentadores é falso que sejam os arquitectos a assumir a arquitectura, à época das construções aqui referenciadas e ainda hoje em muitos casos, contrariando a vontade dos arquitectos, são engenheiros e em muitos casos simples desenhadores a conceber os muitos dos mamarrachos que por aí vemos!