sexta-feira, fevereiro 22, 2008

AFINAL HÁ "MINISTRO"!






















- Porreiro Pá!!!

Descobriu-se depois das inundações de segunda feira, que afinal há Ministro do Ambiente , não porque o tenha visto de galochas e camuflado (fica sempre bem numa qualquer tragédia, um ministro de galochas e camuflado) , mas porque "inexperientemente" disse aquilo que todos pensamos... e houve umas virgens puras que se sentiram ofendidas.


O que disse o ministro de assim tão grave ? Bom disse "que responsabilizava as autarquias pelas cheias e complicações de trânsito registadas" e não é que o homem até tem razão ?

Só que , apesar de achar isso mesmo, não isento o Ministério do Ambiente na sua quota parte de responsabilidade, não no caos, não no trânsito, não nas casas inundadas ou nos carros submersos, não nas lojas destruídas, reconheço responsabilidades ao Governo Central ao considerarem os autarcas pessoas de bem e assinarem, na maioria das vezes "de cruz" os projectos e planos que lhe chega , apresentados pelas autarquias, quando muitas das vezes sofreram até a contestação das populações dos tecnicos e de organizações ambientalistas...
e foram manipuladas as consultas públicas!

A recente alteração na responsabilidade na delimitação e "municipalização" da REN e da RAN é outro desse legado que no futuro vai dar ainda pior resultado...


Quanto às virgens ofendidas , por exemplo as Câmaras de Setubal e de Almada deviam ter era vergonha !!!

Ao não resolverem problemas recorrentes e previsíveis de drenagem ou falta dela, de limpeza de condutas de águas pluviais , é que a CDU, força politica que está à frente dos destinos destas autarquias, está-o há muitos anos...sempre com a repetição dos mesmos problemas, agravados porque entretanto se urbanizou a esmo e impermeabilizou vastas zonas do território , veja-se em Setúbal a destruição prevista do Vale da Rosa o inundar ciclico do tunel do Quebedo, ou em Almada o que foi feito em todo o Vale da Sobreda, os Vales que vão do Feijó até à Cova da Piedade...o desmazelo dos muros centenários de Porto Brandão...


Pelo que só posso concordar com o Professor Nunes Correia quando afirmou "Tem a ver com as infraestruturas urbanas», há «falta de hábito» de fazer limpezas regulares para evitar cheias, embora reconheça que só uma peritagem pode apurar as razões das complicações verificadas."

Concordamos ? Ou ainda acham que é tudo culpa de uma conspiração entre o S.Pedro , o Fontes Pereira de Melo e o Duarte Pacheco para deixar mal os autarcas CDU?

Agora, senhor ministro, espero que assuma as trapalhadas que os PIN já começaram a dar , metendo mais água que Loures e Sacavém juntas...

______________________________________________

ULTIMA HORA

Uma questão interessante e uma abordagem diferente sobre este tema pelo Deputado Luís Rodrigues (clique) .

_______________________________________________

Veja aqui as imagens de Setúbal...


16 comentários:

Anónimo disse...

Sim Sra. Sr. ministro tem razão..As autarquias só se lembram de "santa barbara quando faz trovoada". Constroi-se em todo o sitio, de qualquer maneira o que é preciso é que entre dinheiro nas Câmaras e depois nestas alturas vêem chorar...

Anónimo disse...

Não deixa de ser interessante a análise que o ponto verde faz em Loures a Câmara é PS, mas a culpa das cheias é do PCP pelos anos que esteve na Câmara, em Setúbal a CDU gabhou há 6 anos a Câmara ao PS - ou seja aos mesmos anos que o PS ganhou Loures ao PCP -, todavia a culpa continua a ser do PCP, pois os anos em que o PS foi poder não conta... Ou seja para o ponto verde a culpa é sempre do PCP! Face ao exposto não há dúvida que para o ponto verde o PCP até é culpado pelas unhas encravadas dos municipes... Viva a isenção e objectividade do ponto verde... Viva a cretinice do ponto verde... Viva a sem vergonha d ponto verde...

Anónimo disse...

São tantas que até às vezes não nos lembramos, que no caso da Flor da Mata, constatámos uma pequena "manobra" dos nossos edis:
- Como foram assinadas de cruz muitas das autorizações por parte de quem deveria fiscalizar, inclusivamente com situações fraudulentas e tendo havido inclusivamente dois projectos distintos mas em simultâneo nas entidades competentes para autorizar,
..isto é, as entidades apenas dão pareceres sobre o projecto que se lhes apresenta,e então...
... submete-se o projecto em diversos "fatos à medida" para que as entidades se pronunciem favorávelmente...
...e caso alguém os cruze...
...explica-se inocentemente que houve uma pequena evolução!!!!

Anónimo disse...

Não deixa de ser interessante este “PONTO” ter encaixado à última da hora uma abordagem sobre este tema do senhor deputado Luís Rodrigues.

Mas mais interessante ainda é o senhor deputado, tal como o ministro, também “sacudir a água do seu capote” como se não tivesse responsabilidade nenhuma no mau ordenamento do território, começando pela sua actuação técnica na Comissão de Coordenação da Região de Lisboa e Vale do Tejo, passando pela urbanização da Quinta da Prata e acabando na empresa HV – Imóveis.

Que se saiba e enquanto foi vereador da Câmara Municipal do Seixal apenas se preocupou com os seus interesses particulares, não se conhecendo oficialmente nenhuma tomada de posição contra a betonização do Concelho.

Era preferível estar calado, não vá alguém por aí contar tudo o que sabe (com provas) e lá se vai a prosápia parar a alguma estação de tratamento de resíduos mal cheirosos.

Anónimo disse...

É melhor nem falar de Loures nem de Odivelas nem do Cacém nem das Mercês nem da Amamdora nem...

As asneiras abundam e eles comem todos da mesma gamela.

Infelizmente, a nós, incomoda-nos mais o que se passa a Sul do que o que se passa a Norte.

Anónimo disse...

O senhor Rui Lopes devia voltar aos bancos da escola para aprender a ler.

Anónimo disse...

Tenho de concordar com o Sr. Ministro. Fazer vista grossa a este problema não resolve nada. Há muito que as autarquias sabem que se efectuarem as limpezas atempadamente podem evitar acidentes, prejuízos avultados, e até perda de vidas humanas. E isto com muito pouco investimento, se comparado com o que se perde em dias como o de hoje...

Anónimo disse...

...no processo da Flor da Mata também se encontraram mais algumas pequenas subtilezas... para obter pareceres favoráveis das diversas entidades que se deveriam pronunciar, no processo da Flor da Mata:
-Projectos com edificios de 4 andares, para uns
-O mesmo projecto com edificios de 7 andares para outros.
"evoluções"!!!!!

Anónimo disse...

É óbvio que para o ponto verde os interesses imobiliários do deputado Luis Rodrigues no concelho do Seixal não interessam... É óbvio que para o ponto verde o deputado Luis Rodrigues tem direito a betonizar... Aliás já o PS tinha o direito a betonizar a Ponta dos Corvos! O ponto verde não é contra o betão... O ponto verde é anticomunista primário! E o betão da CDU é mau... O betão das outras forças politicas é bom! Está provado que a passagem do PS por algumas câmaras do distrito coincidiu com as fases de maior betonização desses concelhos - veja-se o que aconteceu em Alcochete, Barreiro, Setubal e Sesimbra -. Actualmente, o Montijo é o concelho do distrito com maior número de fogos per capita para venda. Veja-se o que acontece no litoral Alentejano, enquanto a CDU foi poder autárquico o mesmo foi preservado, a CDU foi perdendo câmaras - Grandola, Alcacer, Odemira, Aljezur, Vila do Bispo - e a betonização desses concelhos tripicou e quadriplicou... Mas sobre tudo isto o ponto verde fecha os olhos... A realidade deste país é que se betoniza, betoniza e betoniza... O poder central obriga as Câmaras Municipais a serem reféns das receitas da construção... E Câmara que não licencie construção não tem receitas e entra em falência técnica... No campeonato da betonização, não tenho dúvidas que as autarquias comunistas ainda são aquelas que conseguem ser menos reféns dos lobies da construção e por isso merecem o meu apoio.

Anónimo disse...

...e quanto ás linhas de água, no projecto apresentado ao INAG, estavam omitidas duas linhas de água...
Quando as coisas começaram a "ferver", é de recordar que um dos vereadores, que até nem acreditava muito no lhe era dito, ficou literalmente "passado", quando lhe foram mostradas fotos com máquinas da CMS a "ajustarem" os cursos de água a ao projecto no INAG.
Conferiu os projectos no local, e lá estavam...edificios implantados em leito de cheia, e os arranjos de desvio artificial dos cursos de água!!!!

Anónimo disse...

"O poder central obriga as Câmaras Municipais a serem reféns das receitas da construção... E Câmara que não licencie construção não tem receitas e entra em falência técnica... No campeonato da betonização, não tenho dúvidas que as autarquias comunistas ainda são aquelas que conseguem ser menos reféns dos lobies da construção e por isso merecem o meu apoio."

Upa upa, um campeonato de quem mais F________ o País !!! Deve distinguir das autarquias comunistas a do Seixal , certamente, refém do grupo A.Silva & Silva.

Ò Rodrigues, faz como eu, tira as palas e evolue.

Anónimo disse...

A JSD Almada vem por este meio comunicar a realização do primeiro módulo do ciclo "Pensar Almada" no dia 2 de Março.

Numa atitude pró-activa da racionalização da cidade de Almada, a JSD Almada convida todos os interessados.

Mais infromações
http://jsdalmada.blogs.sapo.pt

Anónimo disse...

ex-militante abriste os olhos? foste à procura de tacho.

Anónimo disse...

Mas a Câmara de Almada alguma vez tem vergonha ou reconheceu erros?

Anónimo disse...

Impressionantes as imagens de Setubal, não me tinha apercebido da dimensão da cheia, é assustador mesmo.De lamentar a perda de uma vida também em Azeitão onde ao que parece, apesar de não estar junto à costa, nem ter uma linha de água, ter alagado.Penso que aqui não há mesmo desculpa para que o sistema de drenagem não tenha funcionado.

Anónimo disse...

É do conhecimento público porque publicadas nos jornais as denuncias que o Deputado Luis Rodrigues fez enquanto vereador da camara nessa qualidade ou na qualidade de municipe que é, dos atentados e incumprimento do PDM por parte da maioria CDU. Não vale a pena mentiras para mascarar a verdade. O Deputado Luis Rodrigues nasceu e viveu sempre no concelho do seixal a população conhece-o e sabe que conta com ele na defesa dos interesses do concelho e da população.