segunda-feira, dezembro 18, 2006

VOCÊ É A FIGURA DO ANO




















A revista TIME não elegeu este ano a "figura do ano" , ou por outro lado, elegeu-nos a todos nós, participantes nesta nova forma de comunicar democrática , via internet.

Já aqui no A-SUL tinhamos dado pistas nesse sentido ao publicar (aqui clique) no passado dia 21 de Novembro sob o título "CITIZEN KANE" - VERSÃO CIDADÃO a nossa perspectiva sobre o tema , contrapondo as forças que teimam em contrariar e querer censurar esta nova forma de participar no todo comum.

Dentro dessa vertente de eleger a figura do ano, aqui no A-SUL elegemos dentro dessa perspectiva o serviço YOU TUBE , pelas possibilidades que oferece de documentação quer em tempo real quer como capacidade de arquivo que se pode ir buscar sempre que se pretenda.

Entrámos hà pouco como utilizadores desse serviço - com as nossas imagens que pelos inúmeros mails recebidos têm agradado. Quer a visibilidade dos de produção própria (3550 visionamentos em três meses - 12 vídeos) , quer os que temos utilizado do ponto de vista documental.

Esta tecnologia merece da nossa parte o reconhecimento de uma mutação na capacidade e possibilidade de informar contornando situações que existem de censura , de propaganda e de controlo total da informação sobretudo a nível local.


Dando também sentido e credibilidade à nossa linha editorial em que temos dado destaque às posições e à actuação de Al Gore no sentido de alertar para as alterações climáticas , também o mais conceituado semanário português, o Expresso, vai eleger na sua próxima edição. Al Gore como a figura do ano que agora termina, destacando precisamente o seu trabalho em prole de um futuro sustentável numa luta para mudar comportamentos (pode encontrar aqui os links para o documentário - clique) .

O mundo está de facto em mudança, mesmo que haja quem o pretenda mostrar na mesma , imutável, na proporção em que os cidadãos são mantidos na ignorância ou doutrinados numa realidade feita á medida de quem se pretende eternizar no poder, com uma visão muito pouco democrática da transitoriedade dos cargos que ocupa. Ora isto só pode incomodar.

Pois habituem-se! Quem é afinal o "Presidente da Junta"(clique) ?
______________________________________________

O mesmo tema, melhor tratado no blogue alhosvedrosaopoder.

2 comentários:

AV disse...

Simpatia sua...

Anónimo disse...

Sr. Ponto Verde
Antes de mais deixe-me dizer que admiro a sua incessante procura pela verdade.
Assim gostaria que consultasse o site da Time e descobrisse qual a razão para a não escolha de uma figura pública de 2006. Como decerto sabe essa escolha tem-se baseado na votação on-line dos visitantes do mesmo que por sinal escolheram Hugo Chavez.
Concorda decerto que não foi correcto da parte desta revista mundial, pilar da democracia informativa a escolha de "We" para capa desta edição. Gostaria de obter o seu comentário independente e isento.