quinta-feira, agosto 10, 2006

TEMPO DE PRAIA NO MAR DA PALHA - 3 SEIXAL - PRAIA VELHA

















Outro caso complicado , ainda no Seixal e onde se nota mais uma vez o desleixo da autarquia , é o caso da Praia Velha, esta situa-se a nascente das atrás mencionadas Ponta dos Corvos e Praia do Seixal, as mesmas águas (ou pior, porque recebe a carga directa do Rio Coina , do esgoto que é despejado no Rio Coina, melhor dizendo), a mesma ocupação humana e a mesma falta de informação por parte da autarquia.

Só um cartaz pouco mais do que tamanho A4 (ver imagens) para toda uma extensão de praia que começa no estacionamento da Transtejo e acaba no Instituto Hidrográfico, e não me venham falar em custos de limpar o areal e informar as pessoas do estado da àgua, impedindo-as de ali tomarem banho, esta zona confina com o Centro de Estágios da Caixa Geral de Depósitos e com a urbanização que veio a reboque do Benfica.

A Caixa Geral de Depósitos, a Euroárea, o actual promotor espanhol daquela urbanização ou a Câmara do Seixal por via do encaixe do IMI , taxas de infraestruturas e outras, bem que podiam cuidar ou pagar a quem cuidasse de todo aquele espaço ou pelo menos fazer o que aqui fazemos gratuitamente, alertar para os perigos e criar alternativas :

- Porque não uma piscina pré fabricada com uma àrea de lazer, até promovida e paga por quem concessionar e usar esse local? Ou não vou mais longe, porque não instalam meia duzia de duches que permitam disfrutar do areal (depois de limpo e desinfectado) e depois refrecar , sem ser mergulhando, no esgoto das populações do eixo ribeirinho do estuário ?

11 comentários:

cidadao disse...

Uma excelente ideia , barata e de simples concretização, podiam por duches destes na Praia do Seixal, frente à Câmara e na Ponta dos Corvos . A Ponta dos corvos precisa de uma intervenção urgente tal como estas outras praias e é para JÁ:

Anónimo disse...

É uma vergonha o estado a que se deixou chegar o Estuário do Tejo, sobretudo estas Câmaras que têm sacrificado o ambiente e a qualidade de vida pela construção em massa sem quaisquer contrapartidas sociais e ambientais, desde os esgotos até à criação de espaços de lazer de qualidade e de vias cicláveis, é muito pedir um anel ciclável do Estuário do Tejo que una todos os concelhos ribeirinhos? O Algarve é um bom exemplo dessa orientação sustentável.

Anónimo disse...

A ter em conta por todos e evitar sair à rua em horas de maior calor


""Seis concelhos com níveis elevados

Durante a tarde de hoje a CCDR-LVT registou também concentrações excessivas de ozono em outros seis concelhos da região (Lisboa, Amadora, Barreiro, Seixal, Almada, Oeiras), que ultrapassaram ao 180 microgramas por metro cúbico, definido como limiar de informação ao público para este poluente. ""

In: Portugal Diário

Anónimo disse...

http://photos1.blogger.com/blogger/5483/387/1600/Praia%20Velha%20Seixal%202.jpg

Imagem interessante do Barreiro onde se pode ver a "muralha" de oito a dez pisos de altura que envolve a zona ribeirinha.

nunocavaco disse...

"O Algarve é um bom exemplo dessa orientação sustentável."- está tudo dito. Apresentar o Algarve como exemplo é sem dúvida de quem não percebe nada de nada de ordenamento do território.

Caparicano disse...

No Algarve vejo alguns bons exemplo do que deve ser um planeamento e gestão correctos do território. Conhecem porventura Albufeira ou Sagres ?

Agora claro, há os péssimos exemplos. Armação de Pêra, Quarteira, a ocupação vergonhosa da Ria Formosa, Ilha de Tavira...

O Algarve é muito grande, mas que há bons exemplos, sem dúvida que há. Até aqui na Margem Sul existem! A má notícia é que cada vez mais escasseiam..

nunocavaco disse...

Amigo Caparicano conheço muito bem Albufeira e é um mau exemplo a dar. Bons exemplo temos na Costa Vicentina e só até agora, desde que a Gestão C.D.U. foi perdendo força e o P.S. ganhou umas Câmaras que aquilo está a piorar, veja Grândola.

Anónimo disse...

A razão do desleixo está patente quando a CMS transporta jovens para praias da Costa.
Ante do 25/4 todos tomavam banho nestas águas. Os nossos representantes preferem, Cabo Verde, S. Tomé, Cuba etc por trca com com aqueles presidentes que aqui nos vêm visitar às nossas custas. Somos todos iguais mas uns mais iguais do que outros. Grande verdade.

Caparicano disse...

Albufeira é um bom exemplo. Decerto que haverão partes desta cidade mal planificadas e com problemas ambientais e urbanos, mas no seu todo considero ser uma cidade aprazível e que mantém um elevado potencial turístico, que diga-se é indubitavelmente bem aproveitado se olharmos para o contexto regional.

O Seixal tinha potencial turístico há décadas atrás. Actualmente é zerada. E pelo que vemos o problema já nem é o turismo, é a saúde pública.

Anónimo disse...

A uns dias da Festa do Avante, lembro que todos os anos se repete a imundação de flutuantes em toda a àgua da Baía do Seixal. Como não acredito que os visitantes defequem directamente para a baía, então é porque os esgotos do recinto estão em ligação directa à baía.
Quem terá sido o construtor?

katya disse...

setubalense...

oi pessoal nao a prai melhor k a troia em setubal tudo remudelado km kondiçoes e paisagens lindas,kmo tambem as outras praias em setubal.as pessoas por sua vez ek deviam tambem ter o kuidado de deixar a praia limpa os caixotes do lixo estao la nao kusta nada porem la o lixo..vaiam dar uma volta ate setubal e vaiam kunhecer as praias lindas k temos e a serra linda km vista para o mar as praias k temos tira se fotos lindas la.