quarta-feira, agosto 09, 2006

TEMPO DE PRAIA NO MAR DA PALHA - 2 SEIXAL - PRAIA DO SEIXAL





































Atravessando a Baía do Seixal da Ponta dos Corvos, para o lado do Seixal através de uma pequena embarcação, vamos dar à praia do Seixal, um areal artificial de muito má qualidade, mal cuidado e com muito lixo, o ano passado sugerimos a sua utilização como zona de lazer.

Sugerimos há um ano que a Câmara instalasse por exemplo campos de volley de praia... se a Câmara de Paris o consegue fazer mesmo no centro de Paris junto ao Hotel de Ville...

Mas nem é preciso ir a Paris, basta ir ao Alentejo profundo de onde vêm bons exemplos "low-cost", como anteriormente mostrámos. Aqui deixa-se ao abandono... poderia sugerir a instalação de uma piscina pré fabricada que permitiria às pessoas de menores posses um mergulho em àgua de qualidade, uma vez que a Baía não a oferece... mas nada disto é feito, nem um apoio de praia com esplanada existe, e diz-se querer vocacionar a região para o Turismo... o local é inóspito e as recomendações para o evitar abundam.

Mais um exemplo de puro abandono, e a Câmara é já ali, bem como a sede do PCP, mas as motivações são outras, aqui quanto pior...melhor e os bons exemplos são de evitar...







Curioso o facto de os cartazes a avisar para a má qualidade da água serem muito menos dos que já foram, e de um tamanho reduzido, não dando a necessária ênfase ao problema, a Câmara que se diz "Seixal Saudável" pertencendo às Cidades Saudáveis da Europa...imagine-se... não se vislumbra nenhuma atitude de sensibilização aos cidadãos, pois não seria nada demais um funcionário , entre tantos, distribuir uma mera fotocópia a alertar para os perigos que as pessoas correm ao frequentar tais praias, muitas delas companhadas de familias inteiras e crianças e que nitidamente ignoram as doenças que num mergulho podem contraír..

Mas se calhar é pedir muito...então neste como noutros casos o A-Sul está a fazer um verdadeiro serviço público.
_______________________________________________

Saudações para o recém surgido blogue da Margem Sul, Caparica Futurista que recomendamos AQUI. Clique.

6 comentários:

Caparicano disse...

Eu desde que vi pessoas a mergulhar no Rio Trancão, já acredito em praticamente tudo. De qualquer forma, é preciso muita coragem para utilizar praias fluviais no Estuário do Tejo. Apesar de concordar com o Ponto Verde, creio que a este respeito o mal é mesmo comum - facto que não deve ser usado como desculpa.

Anónimo disse...

Pois é...a culpa é dos espanhóis como explicou ontem o Senhor Cavaco...

nunocavaco disse...

Pois é salvador, efectivamente a água que entra em Portugal já vemn com má qualidade. Mas segundo sei os municípios da península de setúbal estão a fazer um esforço para construir ETAR´S que fucionem, num projecto integrador. Em muitos concelhos as ETAR´S não servem o propósito. A verdade é que os homens esploram a natureza a seu belo prazer e não se importam com o resto, frutos do capitalismo e isso não se muda hoje, amanhã talvez, mas hoje não.

cidadao disse...

E porque razão os Comunistas das Câmaras da Margem Sul estão subjugados pelos Capitalistas especuladores imobiliários que urbanizam TUDO, pelas grandes cadeias de distribuição que põem uma grande superficíe em cada esquina e pelos bancos que alimentam tudo isto, apresentam lucros churudos mas que concedem empréstimos ás Câmaras que querem viver acima das possibilidades e ... em ytermos de prioridades, só lá no fim põem o tratamento das àguas.

Veja o Caso da Urbanização de Pinhal dos Frades que está a ser projectada, na prática sem esgotos!!!

nunocavaco disse...

Ao cidadão escrevo que concordo, que nós estamos subjugados pelos capitalistas que tudo fazem, nós todos. As Câmaras da Margem Sul, as da Margem Norte, as Espanholas, as Francesas enfim, o mundo todo. Aliás a própria Reserva Federal Americana, que é um banco privado e que é credora do Estado Americano (vejam bem o rídiculo da coisa) manda no mundo. Está tudo dito.

Florent Guignard disse...

Olá. Por favor eu quero saber se dá para nadar na praia da ponta das covas em Seixal. Alguém sabe me informar por favor? Muito obrigado