segunda-feira, agosto 07, 2006

MIRATEJO - SEIXAL, «ÍNDIOS E COWBOYS»





















Publicado este fim de semana na NoticiasMagazine, a revista distribuída aos fins de semana nos jornais Diário de Noticias e Jornal de Noticias, um trabalho da autoria de Ricardo Rodrigues que traça um retrato violento da Margem Sul, nomeadamente do Miratejo, concelho do Seixal, um retrato algo dissonante do cenário que a máquina das autarquias em questão pretende criar através dos seus meios próprios de propaganda.

Nesses "Boletins" , como o da presente quinzena referente ao Seixal, vêmos GNR e jovens de um bairro problemático "Quinta da Cucena" (considerado um exemplo pela autarquia, vá-se lá saber é de quê...) a jogar futebol na maior das "camaradagens"...

A realidade é bem diferente e não se sabe se essa (o jojo de futebol) estratégia , não passa mais pela necessidade de sobrevivência da GNR do que de uma estratégia de integração daqueles jovens, marginalizados num bairro social completamente segregados e à margem da malha urbana, pois ao ler a Noticias Magazine somos esmagados pelos números da delinquência e que "No Miratejo há trinta GNR para cinquenta mil pessoas" .

E sobre o espaço urbano do Miratejo que tanto delicia os autarcas "O nome do bairro é injusto.Da maioria dos prédios que compõem o Miratejo, é raro conseguir-se ver-se o rio.A povoaçãodesce do alto do Laranjeiro, em Almada, numa curva apertada até à zona ribeirinha. As margens ficam tapadas pelos muros e vedações da Base Naval do Alfeite. À direira sucedem-se os edifícios de 12 andares de baixo custo, à direita existe um pinhal com alguns bancos e mesas de madeira.A estrada desemboca numa alameda com um jardim, rodeada por um centro comercial com várias lojas fechadas e um hipermercado que abriu portas há poucos meses..."

E sobre esse ambiente dizem também os residentes:

" Crescer num bairro problemático é jogo de duros. Não se pode mostrar medo a ninguém « se te provocam contra-atacas», dizem os homens da Hate Ball Crew" - (HBC ou 823 , suas iniciais ou a posição dessas iniciais no alfabeto) , um gangue de rua com regras grupais próprias e forma individualizada de marcar território através de TAG's, um tipo de grafittis.
______________________________________________
PS. Recomendo a leitura dos comentários ao post com outra versão da forma como foi construída a reportagem, apesar de anónimos não gostaria de deixar essa outra versão passar sem uma referência.

29 comentários:

Anónimo disse...

Li esse trabalho e até parece que há duas dimensões cá pelo concelho, a maravilha com que o pintam com os cartazes da Festa do Avante e esta realidade.

nunocavaco disse...

Pois existem várias realidades e quem é responsável a Câmara e o P.C.P. Não, meus senhores os responsáveis estão nos vários governos ou seja nos notáveis do P.S. e P.S.D.

Anónimo disse...

Desmentido à reportagem “Índios e Cowboys” da revista suplemento Notícias Magazine do jornal Diário de Notícias, publicada a 6 de Agosto de 2006.

Os indivíduos cujo nome e imagem foi publicada e exibida na reportagem “Índios e Cowboys”, e utilizados como personagens de uma historia fictícia, denegrindo assim os seus nomes, bem como o bom nome do bairro Miratejo e as suas forças policiais, vêm por este meio desmentir o conteúdo da mesma.

Iludidos pelo repórter Ricardo Rodrigues e pelo fotógrafo Joaquim Gromicho com a intenção de fazer uma reportagem sobre tatuagens e uma cultura urbana, acabámos por nos ver referenciados como “bandidos” e “traficantes” numa história fictícia elaborada pelo repórter em questão, o que distorce e deturpa a nossa imagem através de relatos da autoria do mesmo, relatos esses, de situações que se encontram muito longe da realidade.

O Miratejo, sendo um bairro pacato e seguro, não existe a necessidade dos seus habitantes andarem armados para a sua própria segurança, pois essa função cabe às autoridades competentes. Logo, como mencionado na reportagem, durante as duas rusgas referenciadas, provou-se que não foi encontrado qualquer tipo de drogas ou de armas nos habitantes que foram submetidos à revista corporal por parte das forças da autoridade.

O breve contacto que foi mantido com o jovem repórter Ricardo Rodrigues, que inicialmente estava previsto para 4 meses, ficou reduzido a duas curtas sessões de 4 horas cada, havendo ainda uma 3ª sessão em que nos foi apresentado o texto da reportagem, digno de um Western americano, sendo-lhe negada da nossa, a publicação dessa falsa história. O jornalista ficou de alterar o texto com o fim de relatar a realidade, o que não foi o caso, demonstrando assim a sua imaturidade e falta de aptidão ao realizar reportagens que à partida deveriam relatar factos reais, e que no entanto apenas transparece o resultado da sua fértil imaginação, tirando assim a credibilidade ao jornal Diário de Notícias.

Foram publicadas, juntamente com o artigo, fotografias de pessoas conhecidas do fotógrafo, às quais ele nem se dignou a dar conhecimento do fim para o qual seriam utilizadas. Essas pessoas estavam completamente alheias à reportagem, pois não tinham qualquer conhecimento da realização da mesma.

Anónimo disse...

Joaquim Gromicho conheçe os indios e os cowboys já deve fazer uns 12 anos, "era" amigo, logo não se percebe pra quê inventar uma historia destas, qto ao outro reporter, ele tb deve ter alta experiencia de rua e bairros, mas bairros como o da lapa e o da quinta da marinha.
PQP para ambos e cabeça a prémio

Anónimo disse...

Conheço pessoalmentes os indivíduos referenciados na reportagem, e também o Joaquim Gromicho, "Gro" para os "amigos". Espanta-me esta reportagem pelo simples facto que o HBC não passar de um grupo de 4 ou 5 adolescentes em corpo de adultos que se recusa a crescer e que se junta para apanhar umas bebedeiras. Nenhum deles anda armado, nem tão pouco tenta fazer o trabalho da policia. Pelo que eu sei, a pessoa que fez capa da revista nem pertence à "irmandade". Espanta-me um jornal como o Diário de Notícias publicar este tipo de reportagem sensacionalista, digna de uma telenovela. Espero pela estreia (provavelmente na TVI).

Anónimo disse...

Esta reportagem como muitas outras k degridem a imagem do miratejo deveriam ser censuradas pelos meios de comunicaçao,porem é isto k vende a violencia...Nao k nao a aja em miratejo como em outros sitios,ha.O fotografo conhecido como gro aki no bairro abusou da confiança das pessoas k aki vivem pr ganhar uns trocos k nao devem ter sido pouco.Ele sim devia apanhar agora com um pouco da violencia de k tanto se fala na reportagem assim ja podiam falar com conhecimento.Aproveitou conversas ouvidas por ele e deturpou as como lhe convinha.Conseguiu o k keria bolso cheio e a cabeça a premio pelo menos no k toka a minha pessoa e nao tenho nada a ver com a reportagem tirando conhecer tds os k sao incluidos nela e morar no mira...Por isso caro paparazzi
qd saires a rua olha bem pa td o lado k o mundo é bem pequeno e qd menos esperares a violencia do bairro vai te bater a porta.......

Anónimo disse...

este fotografo conseguiu outra vez dar um exemplo de mau jornalismo como fez no caso da agressao do miguel do benfica(sim pq para quem nao sabe foi ele o gro k levou as biscas do miguel e amigos e com razao)o pior é k continuam a comprar lhe as fotos...devia haver uma lei pra quem usa e abusa da imagem das pessoas como este sr tem a mania de fazer.

Anónimo disse...

Reforçando o que já foi aqui dito, a reportagem é uma palhaçada do principio ao fim. Retracta o pessoal como um grupo de miúdos( que não são) que faria os gajos de outros bairros problemáticos rirem até cair. Por outro lado, a GNR vista como um grupo de bebados e loose-cannons(um desabafo «atirar para matar»), o que mesmo sendo verdade, não pode ser publicado desta forma. É bem verdade que depois dos processos legais contra esses dois individuos, provavelmente surja violência a sério, e não acho que seja para menos. Por dinheiro, não teem noção da merda em que se meteram. Boa sorte!

Anónimo disse...

é bem verdade que estes dois individuos enganaram todos os visados na reportagem, tanto os supostos membros do gang, e como os elementos da GNR do miratejo.

é por estas e por outras que as vezes as coisas acontecem, esta gente que tem hipotese de escrever e dar a sua opinião pensa que esse poder é absoluto, e que tudo podem dizer, pois ninguém os vai incomodar no seu pedestal de papel...

pois fiquem sabendo, que conheço um dos guardas que foi visado na reportagem, que vive há longos anos no miratejo, e além de já ter idade para ser pai, do tal jornalista, merece pelo menos um pedido de desculpas, pois é pessoa estimada no MIRATEJO, por quase todos, novos; velhos; brancos; e outros.... basta ve-lo de patrulha no miratejo, para se poder ver que quase toda a população o comprimenta, e lhe diz como esta Sr.º......, e que nem o tratam por Sr.º Guarda, tratam-no pelo nome, o que diz bem do quanto é estimado e respeitado por estas bandas....

Coisa que tu ( jornalistazeco), nunca saberás o que é....pois ainda tens de comer muita papinha CERELAC, para lá chegar....pois este respeito não se ganha, assim de um dia para o outro...só com muito trabalho...e muitas horas perdidas em prol da população e da causa pública. desculpa, pois causa pública é um termo completamente desconhecido para ti...pois e já agora sabes o que é pátria, e pores a tua vida em risco em prol dos outros....sabes o que é ......e deixares a tua familia em casa e não seberes se a voltas a ver...sabes o que isso é .....claro que não....

pois esta é a realidade de todos os que trabalham em algumas instituições, tais como a GNR; PSP; Bombeiros; etc..sim são estes homens e mulheres, que todos os dias ajudam e são o garante do regular funcionamento das instituições democráticas e da democracia, das liberdades e garantias, essas que permitem que personagens como tu se possam dar ao luxo de escrever, o que querem e muito bem entendem....e que depois tu não respeitas....e ainda tratas com despeito....mas ás quais te diriges, sempre que o vizinho do lado tem a música alta e tu não consegues dormir...mas como es tão macho tens medo de lhe ires pedir para a por mais baixo... não é melhor chamar a bófia, e assim nem dou a cara....COBARDES...

por isso Sr.º projecto de jornalista, pense bem no que escreveu...medite....e peça desculpa....pois nada do que foi dito na reportagem é verdade, não existe nenhuma "guerra", entre o gang e a gnr....nem uns fazem o trabalho dos outros.....

para terminar......estou convicto que pelo seu exemplo...todos os jornalistas..são imaculados..e são os suprasumos da sua profissão, pois não há classe profissional mais abençoada por DEUS do que a vossa....tanto que são a justiça divina na terra....

So mais uma coisa o MIratejo, não é de perto nem de longe o bairro que foi retratado naquela reportagem...é verdade que tem problemas ...,
como os outros....mas nada de muito preocupante, e que não se possam atenuar se forem devidamente acompanhados não pela bófia, mas sim pelas instituições socias, pois o problemas tem sobretudo origem em alguma pobreza que vai proliferando, junto das populações, devido há falta de empregos....
O Miratejo, tem pessoas muito trabalhadoras de todas as raças e etnias...e que trabalham todos os dias para poderem dar uma vida melhor aos seus filhos....como em qualquer outra parte do mundo...

Anónimo disse...

cresci e morei muitos anos no miratejo e como em qualquer outro bairro dormitorio tem as suas leis. até a quinta da marinha tem as dela!!!
e as leis sao feitas pelos locais e originadas pela sociedade... nâo criminalizem sem saber o k se passa e como se passa. preocupem-se antes em mostrar aos governos, k eu saiba os comunistas nunca tiveram no poder, as consequências das suas politicas...
no miratejo és bem recebido! se vens por bem nunca bteràs problemas... agora se vens à procura de problemas, vais arranjà-los!

Anónimo disse...

Vivi 14 anos no meu Mira. Lá encontrei os meus melhores amigos que até hoje tenho contacto, lá tive a melhor infância da minha vida, o melhor aprendizado, lá me tornei homem, me tornei o que sou hoje, um jovem de 29 anos, casado, formado em 2 cursos universitários e de bem com a vida.
A pergunta é a seguinte:
Será que esse Bairro chamado Miratejo, não é digno de pessoas decentes?
Não sou uma excepção, sou sim, muitos daqueles que lá existem, ou seja, um homem de valor.

Anónimo disse...

A reportagem pode ser lida em http://reportmiratejo.no.sapo.pt/

Anónimo disse...

Gostava de saber quem são esses entrevistados..vivo lá à exactamente 23 anos e não me parece nada que Miratejo seja assim tão hardcore como descrevem na reportagem, tanto esse "gangzeco" como a GNR..enfim uns a armarem-se em "qualquer coisa" e outros a fazerem-se de vítimas..e aliás duvido muito que exe "grupozeco" tenha assim tanta influência no Miratejo, se calhar nem são todos de lá. É bastante comum, pessoas de bairros do lado opinarem sobre os vizinhos. E é ainda mais usual gabarem-se de serem de Miratejo quando são de arredores. Tiveram oportunidade de falar sobre o Miratejo e detorparam um pouco a história. Irrealidades que não têm nexo..

Anónimo disse...

"Índios e Cowboys"? Onde? Quem conhece o Miratejo como eu nunca diria isso. Nasci e vivi toda a minha vida lá(32 anos) e nunca tive medo de nada nem de ninguém. Nas noites quentes de verão dava-me ao luxo de ir dormir para os bancos do jardim da Alameda 25 de Abril porque as casas ficam Muito quentes e ninguém consegue dormir em casa e nunca ninguém me disse nada ou me atacou, e de noite passa lá muita gente...
Em 1975-1979 haviam confusões... mas as pessoas que se portavam mal eram do Laranjeiro, Feijó... que por racismo vinha para o Miratejo arrajar problemas com o pessoal que trabalhava nas obras de contruções dos prédios que hoje lá existem...
Tenham dó... Se há algo bonito e calmo e que eu aconcelho, é viver lá.
O Miratejo está e sempre foi muito bonito. Adoro-o.

ana disse...

Moro no Miratejo há 10 anos por escolha própria e adoro! Tem bom ambiente, vizinhos que se conhecem mesmo nas torres de 12 andares, de todas as idades, etnias e religiões, num ambiente cosmopolita que não se encontra facilmente.

Tive anos a mota à porta de casa e nunca, mas nunca ninguém levou um parafuso que seja. E isso é uma coisa que não se encontra em lado nenhum pelo menos da área metropolitana de Lisboa.

Por outro lado, achei a reportagem engraçada e entendi-a muito menos agressiva do que a maioria dos aqui comentantes. Acho que a maior parte da reportagem dá uma imagem de tranquilidade, tanto da parte dos "índios", como da parte dos "cowboys". Afinal de contas na rusga não se encontrou nada ;)

Mas entendo os abusos dos jornalistas aqui retratados e imagino que terão sido muitos.

E ainda por outro lado, se me tivessem dito quando era criança que ia escolher o Miratejo para viver, dizia-lhes que eram loucos. Em todo o concelho de Almada (e pelo menos até Corroios), a vida era dura para todos e a violência era muita, inclusivamente para as crianças que nessa altura iam sozinhas para a escola e eram assaltadas, violentadas e até violadas (nos autocarros para a Costa e na própria Costa) pelo menos dia sim dia não.

Eu achava que ia viver noutro lado, quem sabe noutro país e afinal escolhi o Miratejo. E do alto do meu 9º andar vejo o Tejo e amo!

Obrigada aos moradores, aos que estão de passagem e aos polícias por 10 anos de tranquilidade.

Anónimo disse...

OS ÍNDIOS ERAM OS DISCÍPULOS DO SARGENTO PORTUGAL DA GNR DO MIRATEJO. ESSES FORAM ÍNDIOS DOS GRANDES E AGORA ESTÃO ESPALHADOS POR OUTROS POSTOS DA GNR DA MARGEM SUL. SÓ QUEM NÃO SABE, PODE DEFENDER ESSES GENINHOS, QUE LEVARAM, NO MIRATEJO, UMA VIDA DE VIOLÊNCIA , ATROCIDADES, ENVOLVIMENTO EM CRIMES VÁRIOS DESDE ASSALTOS, TRÁFICO DROGA, ESPANCAMENTOS QUANDO ESTÃO DE FOLGA E NO SEIO DE OUTROS GANGS, PORTANTO, ESSES GENINHOS É QUE SÃO OS ÍNDIOS. SE HOUVER DÚVIDAS, INFORMEM-SE. NÃO É POR TEREM UMA FARDA QUE CUMPREM AS LEIS. QUANDO ERAM CHAMADOS PARA ALGUMA EMERGÊNCIA, OU ESTAVAM BEBADOS OU NAO QUERIAM IR E NEGAVAM-SE MESMO A SAIR DO POSTO QUANDO ERAM SOLICITADOS. QUEM PROTESTOU COMO EU, ACABOU DETIDO, ESPANCADO E TORTURADO. ELES (GNR) NÃO PRESTAM E O MAIS GRAVE É QUE O MIN. PÚBLICO SABE DISSO E SÃO IGUAIS A ELES, UNS ÍNDIOS IRRESPONSÁVEIS.NOS GANGS DA MARGEM SUL, PARECE QUE HÁ SEMPRE UM QUE É GENINHO, JÁ REPARARAM ???? ELES SÃO PERIGOSOS PARA A NOSSA SOCIEDADE. QUEM TIVER DÚVIDAS, ESTEJA ATENTO QUE O TEMPO ANDA-ME A DAR CADA VEZ MAIS RAZÃO.

Anónimo disse...

mano a mano, cabrões, COBARDES DE MERDA. trabalhem, xulos, GENINHOS DE MERDA. VÃO BATER À PUTA DA VOSSA MÃE. NÃO TENHO MEDO DE NENHUM, MANO A MANO, COBARDES, NÃO QUISERAM SAIR DO POSTO QUANDO UM GAJO QUALQUER APONTOU UMA ARMA NO LARGO DO MIRATEJO A UMA MULHER. EU, ARMADO EM BOM SAMARITANO, FUI PEDIR SOCORRO À GNR PARA AJUDAR A MULHER E PARA APANHAREM QUEM ESTAVA COM MÁS INTENÇÕES , ALI TÃO PERTO, E OS GENINHOS, COM UMA GRAND LATA, DISSERAM QUE NÃO FOI NADA , QUE É NORMAL , E QUE NÃO PODIAM FAZER NADA... MERDA MAS É PRA QUEM FALA SE SABER A MERDA QUE É A GNR, CONCRETAMENTE OS QUE ESTAVAM NO EXTINTO POSTO DO MIRATEJO. NÃO ESTOU, A ESTA HORA, A ESCREVER ISTO SE NÃO FOSSE VERDADE. JÁ LÁ VÃO QUATRO ANOS DESDE QUE ME ESPANCARAM DEPOIS DISTO, DE EU IR PEDIR SOCORRO PRA UMA MULHER. ESTIVE TRÊS DIAS DETIDO E ACUSADO DE OS AGREDIR, ESSES FALSOS POLICIAS, MENTIROSOS, CORRUPTOS, COBARDES DE MERDA, NÃO ESTÃO ESQUECIDOS. NUNCA FIZ MAL A NINGUÉM E AGORA SÓ ME APETECE MATAR QUEM ME TORTUROU DESTA MANEIRA. SEJAM HOMENS E VENHAM MANO A MANO e sem armas. EU DEFENDO A TAL MULHER, NÃO PRECISO MAIS DE VOCÊS, SEUS INUTEIS DA MERDA, SÓ SERVEM PRA BATER EM PESSOAS INOCENTES, POIS PRÓS CRIMINOSOS, ESTÃO FEITOS COM ELES, É SÓ AMIGUINHOS, É O QUE TEM VINDO NAS NOTÍCIAS.FALSOS.MANO A MANO, ROBERTO, SE FORES HOMEM.

Anónimo disse...

NO TRIBUNAL FUI ABSOLVIDO. AFINAL QUEM TINHA RAZÃO, SEUS COBARDES ????????????????? PORQUE ME FIZERAM AQUILO ?????????????? ESTÚPIDOS DA MERDA, NEM SABEM O MAL QUE ME FIZERAM GRAÇAS À VOSSA INCOMPETÊNCIA, POR ISSO SÃO GOZADOS POR TODOS, ATÉ NOS PROGRAMAS DE TELEVISÃO. PRA ME CALAREM TÊM QUE ME MATAR. JAMAIS ME CALAREI, PEDI INDEMNIZAÇÃO EM TRIBUNAL E FOI ARQUIVADO... É SÓ MERDA... SE EU FOSSE FILHO DO XAMPALIMÔ, JÁ TINHA SIDO INDEMNIZADO... DEPOIS ADMIRAM-SE QUANDO VAI UM À VIDA DE VEZ EM QUANDO, VOCÊS ASSIM O QUEREM COM O VOSSO COMPORTAMENTO . MAS PRA QUEM LHES CONVIER, MESMO QUE SEJA UM CRIMINOSO, JÁ SÃO AMIGUINHOS, BASTA VER RECENTES NOTÍCIAS ONDE APARECEM GENINHOS EM GANGS VIOLENTOS DA MARGEM SUL. ENTÃO, QUEM TINHA RAZÃO, COBARDES DE MERDA ??? ROBERTINHO, VOLTAS A DIZER " É A TUA MULHER...ÉS UM GRANDA CAMPEAO" pra te armares em bom aos teus coleguinhas, e morres na praia que é um mimo, COBARDE DA MERDA. NÃO GOSTAS??? ATÉ A PROCURADORA TE CHAMOU COBARDE. TENHAM VERGONHA, PELO NOSSO PAÍS NADA FAZEM, SÓ SÃO BONS PRA IREM PRÓS LÍBANOS, AFEGANISTÕES ETC. PRA GANHAREM DINHEIRO, AÍ É QUE SÃO BONS. NO MIRATEJO, ENQUANTO LÁ ESTIVERAM, FORAM A PODRIDÃO DESTE PAÍS. MUITA GENTE SABE DISTO. EU MORAVA HÁ POUCO TEMPO NA MARGEM SUL E , AGORA, JÁ SEI TUDO SOBRE ELES. PORQUE É QUE AS PESSOAS QUE RESIDEM HÁ MUITO TEMPO NA ZONA NÃO SABIAM ??? AINDA OS DEFENDEM ??? se fossem bons ainda havia aquele posto no MIRATEJO... NÃO FAZEM IDEIA DAS QUEIXAS QUE HÁ OU HAVIA CONTRA OS GUARDAS DA GNR QUE ESTAVAM NO MIRATEJO.FOI UM ABUSO CONSTANTE DE AUTORIDADE E ATROPELOS À LEI. SÃO A VERGONHA DESTE PAÍS. CONTRA FACTOS NÃO HÁ ARGUMENTOS. SEM MEDO.

Anónimo disse...

e mentir em tribunal é muito feio, senhores agentes, vocês são uma vergonha, NÃO TÊM UM PINGO DE CREDIBILIDADE. PELA LEI E PELA GREI ??????????????? SÓ SE FOR SÓ O SLOGAN, POIS COMIGO, NÃO O CUMPRIRAM. ATÉ DISSERAM À JUIZA QUE NAO ME AGREDIRAM , MENTIROSOS. A JUIZA TINHA O RELATÓRIO DAS URGÊNCIAS ONDE TINHA TRAUMATISMO CRANIANO, HEMATOMAS VARIADOS, OMBRO DESLOCADO, ETC, PRA NAO FALAR NO SANGUE QUE TIVERAM O CUIDADO DE LIMPAR ANTES DE ME LEVAREM AO HOSPITAL. E DEPOIS DIZEM QUE NAO FUI PRÓ HOSPITAL... MAS SÃO MALUCOS, ELES É QUE ME LEVARAM LÁ E DEPOIS CONTINUEI DETIDO. A JUIZA PERCEBEU TUDO SÓ QUE PARECE QUE TÊM MEDO DE AGIR... ISTO É UMA POUCA VERGONHA ESTE PAÍS... QUANTO AO GENINHO ROBERTO, MATO-TE COM AS LETRAS TODAS.sem medo. meteste-te com a pessoa errada. NÃO É POR SERES GENINHO QUE ME FAZES O QUE FIZESTE, CABRÃO, SE TE APANHO A JEITO FAÇO-TE PIOR AINDA, FILHO DA PUTA. VAI BATER MAS É A QUEM APONTOU A ARMA À MULHER E NÃO A QUE VIU E FOI PEDIR SOCORRO... ESTÚPIDO DA MERDA, INCOMPETENTE, AO PÉ DE MIM NÃO ÉS NINGUÉM, FRUSTRADO DA MERDA, FILHO DA PUTA , TU E OS TEUS COMPARSAS DA GNR DESSE DIA 19/06/2006 . FILHOS DA PUTA. A JUIZA ACREDITA MAIS EM MIM DO QUE EM TODOS VOCÊS, SEUS MERDAS DE VERDE, ABUSADORES DA MERDA, QUEM APONTOU A ARMA À MULHER , JÁ SABEM ??????? A GNR AFINAL É SÓ PRA BEBER UMA BIJECAS, NÃO ??? ENTÃO E A SEGURANÇA DOS CIDADÃOS ??? FORAM SOLICITADOS, TINHAM DE SAIR DO POSTO, ESTAVA UM GAJO A PERSEGUIR UMA MULHER COM UMA ARMA, NO LARGO DO MIRATEJO, SEUS MERDAS. QUEREM RESPEITO, DEPOIS DO QUE ME FIZERAM???? OS 3 QUE MAIS ME BATERAM ESTÃO MARCADOS PRA TODA A VIDA, NÃO SE ESQUEÇAM. FILHOS DA PUTA, MORRAM NO INFERNO.

Anónimo disse...

19/08/2006 e não 19/06. foi em agosto.


MANO A MANO SEM ARMAS E SEM FARDAS.
UM DE CADA VEZ. OS TRÊS QUE MAIS ME AGREDIRAM. SE FOREM HOMENS.

Anónimo disse...

PEÇO DESCULPA AOS OUTROS LEITORES, MAS A RAIVA É MUITA. SOU HOMEM PRA DEIXAR DE TER RAIVA, MAS SÓ QUANDO OS GENINHOS EM QUESTÃO SOFREREM AS DEVIDAS REPRESÁLIAS. QUEM ME AGRIDE E TORTURA FISICA E PSICOLOGICAMENTE DAQUELA FORMA , USANDO O SEU FALSO ESTATUTO DE AUTORIDADE, É AMEAÇADO PA TODA A VIDA. NÃO TEM MUITO A VER COM AQUELA ANTIGA REPORTAGEM, MAS, AO MESMO TEMPO, ATÉ TEM A VER...AGORA, OU CALO-ME COM MEDO DELES OU VOU-ME A ELES SEM MEDO, PORQUE OS TRIBUNAIS E O COMANDO GERAL DA GNR ARQUIVOU A MINHA QUEIXA. APETECE TAMBÉM FAZER QUEIXA DO TRIBUNAL E DA PRÓPRIA GNR POIS FORAM CONIVENTES EM ABSOLVER OS GUARDAS, POR ELES SEREM GUARDAS... ENTAO MATAM E ESFOLAM QUEM QUEREM PELA RAZAO QUE LHES APETECER, É ISSO ??? ENTAO, ESTÁ AQUI MAIS UM CONTRA O SISTEMA E PARTIREI PRA ACÇÃO , NEM QUE OS FILHOS DA PUTA DOS GNRS ME MATEM COM UM TIRO, COMO O OUTRO QUERIA FAZER... AFINAL, NO MIRATEJO, HAVIA MUITOS CRIMINOSOS, ENTRE ELES OS GNR, OS PIORES DE TODOS.
AOS LEITORES , PEÇO QUE ABRAM UM POUCO OS OLHOS, ÁQUELES QUE PENSAM QUE OS BÓFIAS SÃO UNS SANTOS , OU ATÉ, UNS HERÓIS. HERÓIS DA MERDA, HERÓIS QUE PERTENCEM A GANGS, ESTÃO FEITOS COM ELES, FILHOS DA PUTA.

Anónimo disse...

pois é... se houver um assalto a um banco e for à esquadra da gnr chamá-los , ainda tem de explicar porque lá foi , se lhe apeteceu ou não ir, o porquê, onde mora, e só depois vão ver se têm uma viatura disponível e com gasóleo para ir socorrer o tal assalto. é a gnr que temos...e quando são confrontados com estas questões só sabem dizer "não há meios". realmente... deles só quero distância, são , como diz, uma pouca vergonha.

Anónimo disse...

ainda bem que a GNR foi-se embora. quando foram chamados para alguma coisa, não iam. mas pra espancar jovens é com eles. Era meter esses inergúmenos na prisão por muito e muito tempo. Houve realmente muita atrocidade escondida nas salas do posto da gnr do miratejo. Só quem sabe, entende. por mim, venham eles, que tenho contas a ajustar dos murros que me deram comigo já algemado e sentado. fora o resto...não se esquece e vão pagá-las, custe o que custar. É pena muita gente não fazer ideia do que são aqueles gajos. Houve muita gente inocente a ser espancada por aqueles FILHOS DA PUTA. refiro-me a alguns gnrs, eles sabem quem são.
tinham as costinhas quentes , pois são uma autoridade e os tribunais são organizados por gentinha importante sem coragem. São os senhores poderosos, mas pode ser que caiam um dia. Só defendem gente importante . esses nem ao banco dos réus vão. Então e os gnrs que me espancaram barbaramente??? Já estão na prisão???? Eu tambem estava inocente e absolvido. FUI TAMBÉM SEVERAMENTE AGREDIDO DENTRO DESSE POSTO HÁ ALGUNS ANOS. ONDE ESTEVE A LEI? DEPOIS ADMIRAM-SE DE QUERERMOS APANHÁ-LOS, OS QUE ME ESPANCARAM COBARDEMENTE , UM DIA VÃO PAGAR POR TANTO MAL QUE JÁ FIZERAM A MUITA GENTE, EU INCLUIDO. POR MIM, ERA VERIFICAR OS CASOS DE AGRESSOES BÁRBARAS QUE HOUVE POR PARTE DESSES gnrs E TER A CORAGEM DE OS CULPAR A SÉRIO E PO-LOS MUITO TEMPO NA PRISÃO, AÍ É O LUGAR DESSES MERDAS.

pretender.79 disse...

anónimo eu não te conheço e também já estou com vontade de te espancar. Deves ser um cidadão exemplar...deves deves

Anónimo disse...

a vontade de espancar ou espancar é crime . faça o seu trabalho que eu faço o meu. se for gnr a vontade de espancar é normal... é triste é pessoas desse nivel serem autoridades.

Anónimo disse...

pretender79, tens tanta vontade... eu quando tenho vontade do que quer que seja, faço ou vou fazendo...não sou exemplar. mas não é a minha exemplaridade que está em causa.

Anónimo disse...

tem de haver uma investigação a sério e comandada por gente séria e não coniventes , como é costume nos tribunais, à gnr do distito de setúbal. enquanto não se fizer ,estes casos vão-se suceder. toda a gente sabe a verdade menos o ministério público ou os juizes... como é possível ? eles saber sabem, só que não agem. é lutas, artes marciais, assaltos, casas de meninas, gangs, espancamentos, detenções ilegais, armas, agressividade, incultura, bravura desmedida, incompetência, falta de respeito, picardias, barzinhos e discotecas, abuso de autoridade, tortura,ofensas à família onde dizem que a nossa família vai sofrer porque "nós vamos arruinar-te a vida " enquanto dão mais ns murrinhos connosco algemados, etc., álcool e etc, o não cumprimento das normas,as mentiras, ilacções erróneas sobre as pessoas onde todos são escumalha e possiveis alvos fáceis para demonstrarem o seu autoritarismo, enfim, para quando acabar com esta merda ? onde está a coragem, meus senhores ? SÃO JÁ TANTOS OS CASOS, AFINAL QUEM SÃO OS CRIMINOSOS ? eu sei quem eles são. Mas depois não ponham outros no banco dos réus,ilibando os que infringiram, como já se fez. que me perdoem os que são sérios, que são muito poucos, mas a gnr por aqui não tem qualquer credibilidade e não os encaro, depois do que sei que aconteceu em vários processos, como uma autoridade séria e responsável, mas sim como uns autênticos criminosos. ESTA É A VERDADE, custe a quem custar. existem provas, testemunhos e números de muitos processos.COBARDES.

Anónimo disse...

só fui chamado pelo tribunal para uma médica ver as marcas das agressóes da gnr, passado um ano delas terem acontecido por parte da gnr. porquê só passado um ano ???? nessa altura claro que já não tinha marcas visiveis, queriam ver o quê ? disse a médica do tribunal que podia ter cicatrizes... granda tanga... eles sabiam que não tinha cicatrizes, tinham no processo o relatório do hospital do dia que fui detido... passado um ano não tinha marcas das agressóes... só psicológicas ao que a médica disse o seguinte : " pois , olhe , azar, pois essas não as tiramos ". Senhora doutora , a si , quando ler isto , digo-lhe o mesmo que lhe disse na cara: vá para o caralho, devia ter uma câmara oculta para filmar essa "consulta" e devias ser despedida com justíssima causa.É esta a orgânica dos tribunais que temos.

Anónimo disse...

JÁ ME DIZEM PARA TER CUIDADO !!! AI QUE MEDO !!! MANO A MANO, PRETENDER79, QUERES ????? QUaNDO ESTIVESTE AO MEU LADO, NÃO DIZIAS ISSO, PORQUÊ, TENS MEDO ? MATA A VONTADE, VAIS RASGADO PARA CASA. não vou chamar a gnr nem que o posto esteja ali tão perto, existem instâncias bem superiores. TOMA TU CUIDADO MAIS UMA CAMBADA DE ESPERTOS QUE POR AÍ ANDAM.