sexta-feira, janeiro 09, 2009

ALMADA - ZONA PEDONAL INAUGURADA OU ... ATAMANCADA ?



Em Almada, a muito auto- elogiada (por quem planeou e construíu) zona pedonal, recém inaugurada , revela previsíveis problemas congénitos que talvez tenhamos de esperar por mais alguns Forum's de Discussão para os vermos minimamente esclarecidos.

É espantoso como , poucas semanas volvidas , tenhamos agentes da PSP , em vez de combater a criminalidade galopante, a substituír semáforos (que funcionam) , a substituír outros que não existem , e pelos vistos fazem falta ...

Temos também (primeira imagem) outra modalidade, que são semáforos , que existem, que funcionam, mas ... cobertos com plástico preto, porque... funcionando, parecem porém não fazer falta ...


Temos também vasos a bloquear rotundas recém inauguradas , ou buracos a ser já abertos nessas obras de arte e engenharia exemplar (segunda imagem) ...

E para concluír temos também obra inaugurada, mas afinal inacabada , como é o caso da escadaria cascata junto ao CC. Sommer (terceira imagem) ...

Palavras para quê ?

9 comentários:

EMALMADA disse...

A requalificação urbana no primeiro concelho a ter um Plano de Mobilidade ( melhor, de Dificuldade) está a virar um "case study" pelas situações ridiculas que foram impostas aos almadenses.
Será que alguém, quem imaginou e aprovou ou concordou com o Plano sabia o que estava a fazer?
Era mesmo um plano devidamente pensado?
Será que todos os que deram aval a esse Plano conheciam Almada?

Será que alguém vai ser responsabilizado pelos danos que está /estão a provocar a Almada, aos munícipes,aos residentes, à actividade económica do concelho,principalmente na zona central de Almada?

Claro que não!
Protegem-se todos.

Anónimo disse...

Tudo isto existe

Tudo isto é triste

Tudo isto é Fado

É preciso votar , é preciso mudar!

Anónimo disse...

Uma zona pedonal, normalmente é criada nas zonas históricas das cidades e vilas, mas esta zona pedonal (mista) foi inserida no centro da cidade de Almada e cortando as únicas avenidas que ligam o Centro Sul a Cacilhas .
O que se vê hoje são as ruas laterias, pequenas para tanto trânsito, completamente cheias nas horas de ponta, com filas enormes e com os automóveis a consumir mais combustivel do que anteriormente.
Provávelmente o próxino passo será poibir na totalidade o acesso de automóveis à cidade , excepto claro os veiculos oficiais da Camara.

Anónimo disse...

A imagem do semáforo mostra uma passadeira de peões que é uma armadilha , os peòes ultrapassam a faixa dos carros ficam com duas linhas de comboio para atravessar, sem uma faixa de segurança, depois de atravessar as duas linhas, tem que passar ainda a outra faixa de trânsito , mais uma vez, sem uma área de segurança para aguardar.
Isto é complicado para um adulto , com boas capacidades fisicas.
Imagine o que isso representa para um idoso, para uma criança, para um invisual ou para um deficiente motor.
Aquela zona pedonal é uma farsa para vender a propaganda , mas é na verdade uma armadilha para os cidadãos.
O novo sistema viário que canaliza o trânsito para as vias secundárias é também ele uma aberração já reconhecida pela autarquia que tem vido a fazer adaptações ao plano inicial.

Anónimo disse...

A RDP não dá a voz ao povo, mas dá à Czarina sem qualquer contraditório Ouvi umas declarações da Sra Presidênta na antena 1 a dizer o contente que esta com as contas do 2008, e falar dos projectos para o 2009 não sei quantos milhoes de euros,para este ano, mais valia que a Czarina os gastase a arranjar a M que fez nesta cidade, não nos podemos esquecer que esta cidade só tem duas actividades comercio e serviços o primeiro todos sabemos como a Sr deixou e o segundo nem vale a pena falar,basta olhar para a nossa cidade.

Anónimo disse...

Parece continuar a haver um desinteresse do PS e do PSD paar com Almada. nde está um candidato de peso do PS ou do PSD ? Chega de gente que não faz oposição. A verdadeira oposição tem sido feita neste e noutros blogues e o resto é inércia.

Anónimo disse...

P.Alves a passadeira da imagem 1 tem uma zona de segurança entre linha do metro e a faixa automóvel! todas as passadeiras que vi no espaço canal têm esse sistema, agora se as pessoas (idosos, adultos com crianças..) desprezam a segurança e passam em sítios perigosos só porque é mais fácil a culpa não pode ser imputada ao MTS ou à CMA..

Anónimo disse...

O Tiago está a faltar à verdade , não há passadeiras de peões na área considerada pela CMS como "pedonal" .

Anónimo disse...

Não sou uma pessoa idosa não tenho falta de vista fui a almada ver o centra da cidade e quando ia da Praça São JoÃO Batista para a praça do MFA caminhei pela calçada que me deu a impressão de ser zona para peões e quando dei por isso o carros estavam a circular pela mesma via. Considero muito perigoso o arranjo que foi feito as zonas pedonais não de distinguem das vias para os carros os canteiros das arvores ocupam grande parte da via para automoveis o que ainda induz mais em erro os peões ao julgarem que se trata duma zona para peões. E além da perigosidade dos arranjos lamento mas não vi beleza nenhuma. Ao olhar a praça do MFA e Praça Gil Vicente não vi beleza nenhuma não é agradavel à vista dá ideia duma cidade desarrumada. Os arranjos são agressivos à vista tudo feio. È uma pena! Por almada sinto muito.