quarta-feira, janeiro 14, 2009

PINHEIROS EM PERIGO


Os pinhais estão nas nossas vidas, nas nossas memórias , no entanto cada vez em menor número , à medida que o betão vai ocupando galopante e irreversívelmente o seu espaço , sem grandes alaridos , sem vozes em sua defesa , pois crescem "rápido" e sempre fizeram parte do nosso quotidiano , da nossa memória.

No entanto algo está a mudar e demasiado depressa , os pinheiros e os pinhais estão a desaparecer da península de Setúbal a um ritmo alarmante .

Agora, para além dos fogos e do betão há também o nemátodo.


O combate à praga do nemátodo do pinheiro obrigou, só entre Abril e Maio passados , ao abate de mais de 200 mil árvores na Península de Setúbal .

O Combate a esta praga obrigou a um grande envolvimento de meios e a uma estratégia de combate , incluíndo mesmo , a criação de uma faixa de contenção fito-sanitária com o objectivo de conter o evoluir do alastramento do nemátodo para outras zonas , com algum insucesso à mistura , diga-se de sua verdade.


Os últimos relatórios divulgados pelo Ministério da Agricultura revelam porém , que a praga está "controlada" na região, mas basta uma simples observação pelos pinhais que se estendem pela A2 entre Setúbal e Almada , para notar inúmeras árvores afectadas e duvidar do optimismo que se pretende passar.

O que é um facto, é que uma espécie tão "comum" , está potencialmente em risco de se tornar mais uma espécie ameaçada, pelo que as autarquias da região deveriam estar consciencializadas para o problema que têm em mãos e proceder a medidas de savaguarda dos povoamentos existentes , aplicando as medidas de proteção ambiental e de contenção da urbanização em zonas florestais , ao seu alcance... mas se nem o fazem com o "protegido" sobreiro...

O que é que podemos esperar ?

5 comentários:

Anónimo disse...

Daqi a pouco os pinhais só existirão mesmo nas nossas memórias. a CDU está decidida a acabar com eles e com a nossa memória.

Anónimo disse...

O que podemos esperar é o DESERTO, aliás já foi previsto por um ministro.

Anónimo disse...

Para estas autarquias CDU, o nemátodo é uma maravilha, têm mais uma desculpa para urbanizar os pinhais que ainda restam.
Ńo Seixal é caso para dizer:

O Verdadeiro bicho do pinheiro
É o Alfredo Monteiro

Anónimo disse...

Ah! Ah! Ah!

Eu diria também

A Praga do Pinheiro

É o Silva Betoneiro

AD disse...

Estou cansada de enviar à CMA nota da existência da Praga, junto à Herdade da Aroeira, em lotes contiguos e até mesmo dentro.

Fingem não saber, não intervêm, a absteêm-se de qualquer comentário
Ainda que a lei diga que os proprietários são obrigadados a abater as árvores ou a Cãmara deve-se substituir ao mesmo.

Somos F***** todos os dias, pelos nossos maravilhosos autarcas, mas os palhaços, continuam lá