quinta-feira, janeiro 22, 2009

OS CARACÓIS DA VERDE EUFÉMIA


Confirma-se nova acção de agitação no centro de Almada - convocada desta feita pelos ¨caracóis¨ - na proxima sexta feira , 16 horas, praça do MFA (Renovação) contra a circulação de viaturas que vão buscar , ao fim da tarde , as crianças que estudam no Externato Frei Luiz de Sousa.

Mas...sem um palavra à irracionalidade do projecto, ás op
ções da autarquia, à impossibilidade fisica daquela ser de facto uma verdadeira "zona pedonal" sem estrangular a cidade , ou a opção de atravessar toda a "zona pedonal" por duas linhas de combóio ligeiro rapido...

Esta acção , acontece pela segunda semana consecutiva, e põe em causa direitos e liberdades individuais.

Sobre a primeira manifesta
ção , temos dado aqui notícia ao longo da semana e é conhecida a nossa posição contra este tipo de acção de puro terrorismo dito "ambiental" , inconsequente e buscando o confronto , a vitimização e a mediatização !

Agora uma pequena curiosidade, na comparação entre os agitadores "anti-automóvel" ..."Almadenses" ... e os "anti-transgénicos" , Verde Eufémia imagens abaixo



Para mim, são muito , mesmo MUUUUIIITO !!! parecidos...

Será que são os mesmos ?
___________________________________________

Sexta- feira, 16h, já sabe ,
não deixe que façam de si caracol !


Mais em GAIA (clique)

40 comentários:

Anónimo disse...

São quase tão bons a como os Toca a Rufar... só lhes falta a indumentária.

Anónimo disse...

Junto de algumas autoridades a opinião é que não há diferenças...

Anónimo disse...

Há diferenças : Os Verde Eufémia transgénicos é a versão Prrimavera/Verão , a malta tá de férias, compreende-se. Agora temos os Caracósis de Almada versão Outono/inverno , a malte tá de volta ao subúrbio e tem que inventar diversão. mas é tudo a mesma M______,

Anónimo disse...

felizmente, os detectives amadores, tal como os maus jornalistas nunca estão das ferias...vejam lá, tanto odio que agora os "ecologistas" já tem de comer transgénicos

Anónimo disse...

Ódios à parte, são ou não o mesmo grupo ? A PSP diz que sim! Parece que o a-sul acertou em cheio.

Anónimo disse...

Em Almada os agitadores contaram com o GAIA para divulgar as suas ideias.

O GAIA teve então a seguinte posição sobre o Verde Eufémia:

GAIA apoia acção do Movimento Verde Eufémia e responde a acusações da
imprensa

O GAIA apoia a acção do Movimento Verde Eufemia, por considerar o uso de
desobediência civil e acção directa não violenta uma estratégia válida na
luta pelos direitos sociais e ambientais da população. É com agrado que o
GAIA vê outros grupos preocupados com os riscos provocados pelo cultivo de
OGM.

Anónimo disse...

Noticia interessante do fim de tarde para o blog:



http://www.destak.pt/artigos.php?art=19887

Anónimo disse...

E o que terão estas imagens a ver com o verde eufémica? http://action-samba-berlin.so36.net/, ou http://www.rhythmsofresistance.co.uk/?lid=71... A-Sul, os teus argumentos são baixos, sujos...Mas, as pessoas entenderão como quiserem :) Já se sabe a tua opinião, pronto! Como não sabes o que fazer mais...comentas assim, à marcha do Caracol; uma acção bem mais interessante que os teus extra-comentários. É que, enquanto uns já não sabem o que fazer e dizer, outros mexem-se e...Mas, afinal não percebo, és contra a marcha do Caracol, ou seja, contra o uso da zona da pedonal?

João Marques disse...

Nova manif para sexta-feira??? Ou será que serão os fantoches da Emília a serem usados como máquina de propaganda??? Pela conversa assim o parece...

Anónimo disse...

Acho que a sociedade está mesmo com muita muita informação, e quem conta um conto acrescenta sempre um ponto! e, o...Melhor é mesmo dedicar a outras coisas que, a tentar esclarecer a estes comentários de blogs! Viva o tempo para coisas úteis! Façam o vosso próprio filme e comentem-no! :) Aplause!

Daniel Geraldes disse...

Para mim isto resolvia-se com uns policias na rua e preparados para agir em qualquer eventualidade.

Anónimo disse...

Parece que o A-SUL acertou na mouche a tentativa de mudar de assunto é óbvia, mas esta malta anda com as ideias muita baraalhadas, deve ser do pólen transgénicos.este comment diz tudo:
- "Melhor é mesmo dedicar a outras coisas que, a tentar esclarecer a estes comentários de blogs! Viva o tempo para coisas úteis! Façam o vosso próprio filme e comentem-no!"
-Grandes democratas a quererem que a malta ponha a cabeça na areia

Anónimo disse...

Já se percebeu que este pontoverde é um fascista encartado, este gajo deve ser é da PIDE.
São estes comportamentos pidescos que temos de extraír como um tumor de Almada.
Almada é do Povo através do voto que tem dado a maioria a quem deve e que tem mudado uma terra atrasada num centro de cultura e de bem estar.
O metro sul é uma obra exemplar e só criticam os fachos e os atrasados mentais como este e outros blogues.

Anónimo disse...

O Povo é sábio sabe o que quer, por isso dá a maioria à CDU desde que há democracia . É assim que vai continuar. Estes jovens mostram que a juventude quer que ainda se vá mais longe. Temos que ouvir a juventude que é o futuro.A CDU dá voz e ouve os jovens ao contrário dos partidos da direita.

Anónimo disse...

É preciso continuar a luta contra a direita e contra estes blogues que só sbem dizer mal. O pontoverde é tão ecologista como o Mussolini ou o Salazar daí criticar os jovens que se manifestam em Almada e que foram violentamente agredidos pelas forças de segurança. Vamos continuar a votar a CDU contra esta direita rassabiada e se fôr necessário vamos abrir as portas do Frei ao povo . Pelo Ensino Público.

Anónimo disse...

Vejo é que estes blogues põem muitos rabos de palha a descoberto , e isso incomoda muita gente.

Anónimo disse...

Continuo sem perceber como é que uma "celebração" acaba como acabou...

Anónimo disse...

Uma coisa, que não percebo, porque este blogue, que preoupa-se com o ambiente,está tão contra pessoas que querem re-pensar a nossa sociedade dominada pelos automoveis.
A gente simplesmente só andava á pé pela zona pedonal. Aqui não vejo terrorismo, nem fascismo, nem qualquer otra disperate, que vocês mencionam nos vossos textos. Se vocês trabalhassem para uma empresa de automoveis, ainda podia perceber a vossa atitude, mas ambientalistas? Não sabem que mal os carros fazem? Não gostam do metro?
Eu não quero gerar mais polémica, mas não percebo mesmo.

Ponto Verde disse...

Então eu explico :

a) A passagem de um Metro a alta velocidade não é compatível com uma "zona pedonal"

b) É impraticável tornar a principal via de Almada numa zona pedonal.

c) É puro fascismo e por decreto determinar que passa a ser proíbido o uso do automóvel sem criar alternativas.

d) Não é legitimo orientar protestos sobre quem apenas utiliza uma autorização passada e determinada pela CMA/ECALMA.

e) Não é sério todas as alíneas anteriores sem uma critica feita à CMA, ao projecto a um Metro que ali devia passar em subterrâneo (vejam como se fez no Porto)

f) Lido bem com o incómodo e acusações feitas

g) Continuo sem ter resposta à questão , qual a ligação entre "os caracóis" e o Verde Eufémia

EMALMADA disse...

Porque não se manifestam os GAIAS contra a CMA por esta ter criado uma falsa zona pedonal e elaborado tais regras para circulação para viaturas?

Anónimo disse...

A PSP só tem que fazer cumprir a lei. Se a Dona Emilia tivesse vergonha na cara devia estar presente ao lado das forças da ordem . Arruaceiros têm que ser tratados como tal.

Anónimo disse...

A-sul! como defendes tu aquilo em que acreditas? escrevendo estes comentários em blogs? escrevendo o teu próprio blog? Não estejas renitente à discussão numa sociedade! Ou gostavas de viver como um eremita? Só assim se cresce...Estas perguntas pseudo-irritam-me, mas deve ser esse o teu objectivo, por isso, não me vou irritar! :) Em relação à tua pergunta, descobre tu as diferenças...Investiga...perde tempo, em vez de criares uma conversa constructiva em relação a este tópico! Eu pensava que há uns dias os agitadores eram comunistas, agora já são verde eufémia...o que virá a seguir? Al Qaeda? Ou simplesmesnte cidadãos que expressam a sua opinião de forma ordeira e criativa. Já agora terá o que será a polícia para ti? E neste caso, como achas que se comportou a polícia? Como uma tropa de elite? Já alguma vez levaste com um bastão quando olhavas para uma estrela? Por fim, dizer que a um certo nível eu estou ao teu nível, porque perco tempo a responder ao teu comentário....sorriso para ti, sem ironia!

Anónimo disse...

Parecem mesmo os toca a rufar

Anónimo disse...

E já agora pq é que são tão feios?

Anónimo disse...

Mas porque é assim tão difícil responder a esta simples questâo:

Será que os agitadores da zona pedonal e os anti-transgénicos Verde Eufémia têm algo em comum ?

Anónimo disse...

o autor deste blogue informa que trabalha na área do ordenamento deo território e do ambiente. Se assim é, percebe-se com tanto primarismo que espanha nas suas afiramções, porque é que o ambiente em Portugal, em especial o ordenamento territorial,está no estado em que todos conhecemos.

Por outras palavras: se o autor do blogue A-Sul é ambientalista (ou, pelo menos, trabalha na área ambiental), eu também sou etíope e declaro com a mesma irresponsabilidade que trabalho na indústria aero-espacial

Anónimo disse...

Não se tratou de uma manifestação contra o deserto em que se transformou esta parte de Almada, nem contra a decadência e degradação que a ameaça, mas sim uma manifestação de raiva e preconceito contra pais e alunos do externato Frei Luis de Sousa. Uma esquerda que luta contra o preconceito acaba por o exercer de forma ávida e cega. É claro que os autarcas aplaudem, porque assim viram o odioso daquilo que ajudaram a criar contra quem já lá estava antes, pode ser que os pais resolvam por os meninos noutros colégios, e que o externato entre em colapso financeiro e tenha de encerrar. Assim evita-se a expropriação ou indmenização por danos patrimoniais.

Anónimo disse...

Continuam a tentar ridicularizar quem pensa pela sua cabeça ,sem preconceitos e sem tambores .

Como diz a Catarina, contunua sem haver resposta a uma questão tão simples como esta:

- Será que os agitadores da zona pedonal e os anti-transgénicos Verde Eufémia têm algo em comum ?

Há autoridades que afirmam que sim, e amanhã vamos ver que a manif nem se inicia.

O anterior comentário também é muito interessante, sobretudo num ano em que o PCP decretou luta pelo "Ensino Publico" e em que esse mesmo ensino publico teve a instabilidade do PREC.

Quanto ao Camarada Etiope que traballha na NASA, bom, os Etiopes lá têm a sua noção de ambiente , é uma questão de sobrevivência!

Anónimo disse...

AMANHÃ ALUNOS , EX. ALUNOS, PAIS VAMOS ESTAR PRESENTES 16h CONTRA MAIS ESTA TENTATIVA DA EXTREMA ESQUERDA PARA FECHAR O FREI!

PASSEM A MENSAGEM POR MAIL , SMS ...

Anónimo disse...

Para além de revelar ignorância em matéria de ambiente e ordenamento do território, o autor do blogue mostra não saber o sentido das metáforas.
Será que leu algum livro nos últimos 6 anos?

Pior que isso, deu agora em arruaceiro: quer convocar as tropas fanatizadas e motorizadas para uma contra-manifestação!!!

Carros unidos, jamais serão vencidos

Zona Pedonal, em Almada, é inimiga do ambiente

Colegiais, meninos e meninas, vamos todos de pópó ao kiosque!



Viva a inteligência (...)de um bloguer que é suposto trabalhar na área do ambiente.

nota: seguramente que o autor do blogue nunca foi, por exemplo, a Iverness, o ponto mais setentrional da Escócia, onde os alunos vão de bicicleta à escola...

Mas enfim,topa-se logo, que o sul, para este bloguer, é o seu umbigo!

Anónimo disse...

Terrorismo urbano no seu melhor.

- Será que os agitadores da zona pedonal e os anti-transgénicos Verde Eufémia têm algo em comum ?

Anónimo disse...

AMANHÃ ALUNOS , EX. ALUNOS, PAIS VAMOS ESTAR PRESENTES 16h CONTRA MAIS ESTA TENTATIVA DA EXTREMA ESQUERDA PARA FECHAR O FREI!

PASSEM A MENSAGEM POR MAIL , SMS ...

Anónimo disse...

Na falta de ideias, argumentos e palavras ( sim, falta de vocabulário) o autor baixinho do A-Sul recorre aos adjectivos estafados: quem não é da minha opinião é um TERRORISTA.


Quebrar uma espiga de milho, ou duas, três, ou 100 quilos, isso é também TERRORISMO

tocar tambor e dançar na zona pedonal, isso é também TERRORISMO


Enfim, o que não é mesmo terrorismo são os milhares de mortos e feridos provocados pelos carros em todo o país. Não,isso não é terrorismo... São azares...

Enfim, há cada inteligência...

Anónimo disse...

O ecológico 11:00PM confunde árvore com floresta.

Anónimo disse...

Os agitadores da zona pedonal e os anti-transgénicos Verde Eufémia têm algo em comum ?

A Resposta é sim! São os mesmos e depois ? Qual é a espiga ?

Anónimo disse...

A resposta à questão que foi colocada pelo Ponto Verde no meu blog está dada.

Anónimo disse...

Afinal todos os partidos políticos estão de acordo com os manifestantes e apoiam a zona pedonal!

Só alguns fundamentalistas dos automóveis é que parecem não estar de acordo! E ainda têm a lata de se chamar ambientalistas!

http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=29010


Seria bonito que amanhã lá estivessem todos os Almadenses a defender o que é deles e merece ser defendido e mostrar solidariedade por pessoas que foram agredidas só por estarem a expressar uma opinião. Isso sim devia envergonhar-nos a todos nós Almadenses que isto se passe na nossa terra sem uma resposta civilizada.

http://www.destak.pt/artigos.php?art=20009

ALMADA
PS: câmara «piora» zona pedonal da cidade
Destak
22 | 01 | 2009 21.20H

O PS de Almada acusa a autarquia de não saber valorizar o eixo central da cidade e afirma que a zona pedonal está pior do que antes, problema que atribui ao que diz ser a "incompetência" da maioria comunista.

Com a entrada em funcionamento do Metro Sul do Tejo (MST), grande parte do eixo central de Almada passou a zona pedonal com o objectivo de valorizar o comércio local e devolver o espaço público aos peões.

No entanto, apesar de toda esta zona estar sinalizada como pedonal, continua a ser invadida pelo intenso tráfego automóvel, uma realidade que tem motivado a contestação de um grupo de moradores.

Em declarações à Lusa, o responsável da concelhia do PS, António Mendonça Mendes, defendeu que uma zona que é pedonal deve oferecer todas as condições para que os peões possam usufruir de um espaço que lhes pertence.

«Toda a zona pedonal tem cargas e descargas avulsas, circulam os automóveis, a autorização de circulação é regra e não excepção. Ao longo da avenida os bancos que, supostamente, serviriam para que as pessoas tirassem partido do espaço público estão colados aos lugares de estacionamento, os autocarros circulam na zona pedonal», exemplificou o líder do PS Almada.

A pedonalização do eixo central de Almada estava prevista no Plano de Mobilidade Acessibilidades 21 «que custou muitos milhares de euros aos munícipes de Almada», disse António Mendes, recordando que a comissão de acompanhamento deste plano, em 2002, chamou a atenção da câmara para o «elevado nível de exigência da concretização do plano, assim como para a gestão do modelo de deslocações preconizado».

«É uma vergonha Almada ter a zona pedonal mais movimentada do Mundo, onde os espaços para peões são disputados por autocarros e outras viaturas», alertou o responsável socialista, criticando a criação, pela autarquia, de uma empresa municipal para gerir o estacionamento, «não sendo capaz de garantir o óbvio», isto é, «uma zona pedonal para peões».

O representante do PS comentou os confrontos entre um grupo de manifestantes e a polícia que aconteceram na passada sexta-feira na Praça MFA que resultou em três pessoas feridas e na detenção de dois jovens.

«Acho bizarro um grupo de manifestantes estar a reivindicar um direito e ser acusado de estar a impedir a circulação automóvel na zona pedonal. O direito à manifestação é sagrado», sublinhou.

Na próxima reunião da Assembleia Municipal, o PS vai apresentar uma proposta para obrigar a Câmara de Almada a garantir que as zonas pedonais sejam efectivamente para peões.

Em declarações à Lusa, o vereador com o pelouro do Trânsito na Câmara de Almada, José Gonçalves, referiu que o regulamento específico que consagra a zona pedonal foi aprovado por unanimidade em Assembleia Municipal, incluindo o voto favorável da bancada rosa.

O autarca destacou o «percurso extraordinário quanto à zona pedonal» nos últimos dois, três meses, alegando que antigamente «passavam naquela via da cidade 40 mil veículos e nos dias de hoje passam só algumas centenas».

José Gonçalves adiantou ainda que não podem ser imputadas ao município todas as responsabilidades do cumprimento das regras do trânsito porque «os sinais de trânsito estam lá para serem respeitados».

«A [empresa municipal] Ecalma existe para acrescentar a fiscalização do estacionamento abusivo e não para controlar a velocidade. A PSP tem que garantir o cumprimento das regras do trânsito», defendeu o vereador.

Em Dezembro de 2008 foi apresentada uma proposta em sessão de câmara onde constava a passagem excepcional de quatro carreiras de autocarros na zona pedonal da praça MFA, uma vez que a autarquia não tinha condições de as retirar dali sem serem apresentadas alternativas.

«A proposta foi aprovada e o PS tem conhecimento disto porque tem eleitos na câmara, e defendia um trabalho em conjunto com o Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres com a Transportes Sul do Tejo [TST] e com o Metro Sul do Tejo [MST] por forma a haver uma monitorização do impacto da regeneração das carreiras», explicou.

O autarca adiantou ainda que naquele eixo da cidade circulavam catorze carreiras da TST.

Anónimo disse...

Anónimo disse...
Al trabajo, mejor en autobús o en bicicleta · ELPAÍS.com
Se acabaron los grandes discursos, los estudios interminables y los proyectos bienintencionados que quedan en nada. Ha llegado el momento de pasar a la acción y aplicar, ya mismo, medidas concretas para mejorar la calidad del aire en las ciudades a través del transporte público.
(...)
Grandes ciudades europeas han optado por restringir el uso del vehículo privado, sobre todo en el centro.
(...)
En San Sebastián, por ejemplo, se han peatonalizado 50 calles en los últimos años, una medida que "humaniza y relaja la ciudad" y que "ha sido positiva para la actividad comercial"
(...)
Las zonas 30, donde la velocidad está limitada a 30 kilómetros por hora, también se han extendido.

Anónimo disse...

A este Sr. que solo lee literalmente las noticias del periódico EL PAIS, le tengo que decir como español que soy que nada es comparable con la aberración que se ha realizado en Almada.

Este Sr, tiene que saber que jamas en España se ha peatonalizado un eje central en ninguna ciuadad, imagínese que en Madrid se hace peatonal el eje Paseo de las Delicias - Paseo del Prado - Paseo de Colón - Paseo de la Castellana, que cruzan la ciudad de sur a Norte, o en Barcelona la Diagonal, o en Zaragoza el Paseo de la Independecia o en Sevilla La Helíopolis, etc, etc

Así, las calles peatonales siempre son las adyaccentes y no las principales y cuando son ~PEATONALES son SOLAMENTE para PEATONES.

Cuando se procede a peatonalizar una calle, lo primero que se realiza son los aparcamientos alrededor de estas zonas para los transeuntes y los ayuntamientos habilitan viejos almacenes, edificios y otros para los residentes que después alquilan a éstos a precios reducidísimos.

Por otra parte a la misma vez se aprovecha para colocar los carriles para bicicletas, tanto es así que los ayuntamientos de Sevilla, Barcelona, Zaragoza y otras ciudades ya han colocado un servicio muy extenso de bicicletas de Alquiler con un gran éxito.

Comentaremos que siempre, siempre, siempre el metro en España en zonas centrales es subterráneo.

También resaltaremos que todos los transportes están unificados y que un solo billete sirve para todos pudiendo realizar transbordos sin coste añadido.

Añadir que los paseos son confortables con una calzada lisa en la que da placer caminar, los pasos de peatones están bién señalizados.

Veamos un ejemplo: La calle Serrano,calle muy comercial, en Madrid en estos momentos está a ser remodelada (nunca peatonalizada ya que es un eje muy importante de la ciudad ) lo que están haciendo es alargar los paseos para inserir el carril bici, ademas de actualizarla y embellecerla. En primer lugar lo que han habilitado son los aparcamientos en los cuales las tres primeras plantas se han reservado para las personas que van a relizar compras, com precios bajos y las restantes plantas hasta 5 o 6 son para los residentes. Las obras se están realizando a trozos para incomodar lo menos posible a los ciudadanos y sobre todo al comercio. Mientras tanto se aprovecha para restaurar los edificios con subvenciones que da el ayuntamiento.

Por qué las ciudades están vivas en España? pués por todo lo anteriormente citado que conlleva que las tiendas de marcas áncora se instalen en los centros de las ciudades lo que crea un comercio muy vivo alrededor.

Veasé, que las principales tiendas y mas grandes de buenas marcas, siempre están en la calle.

Por otra parte una gran preocupación hoy en día es que los jóvenes vuevan al centro de las ciudades y lo consiguen mediante edificios rehabilitados con subvenciones de los ayuntamientos y otras medidas que estos ofrecen a la juventud.

Por todo esto que aqui relato las cosas son muy diferentes. Yo me pregunto que al contrario de lo que sucede en España, que pasó para que en la avenida de Almada cerrara Máximo Dutti, Benetton, Levi´s y otras?

La gran pena que tengo es el no poder publicar en este blogg una fotografía de una de las calles comerciales mas antiguas de Málaga para que ustedes viesen lo que es una calle peatonalizada y embellecida.

Un abrazo a tod@s ustedes.

Sexta-feira, Janeiro 23, 2009 11:44:00 AM

Anónimo disse...

Acho que almada tem poucos carros, zomas pedomais para que? força pros ambientalistas pro-petroleo!!!