quinta-feira, novembro 27, 2008

A INAUGURAÇÃO


Tenho cada vez mais agravado o meu handicap de entender uma mente PÊCÊ .

Não falo do Comunismo sob a forma de dogma, de filosofia ou de modelo de sociedade , em democracia a escolha individual é soberana e inquestionável...claro que não o será numa sociedade comunista, mas isso é outra história.


O que me traz aqui hoje não é o Comunismo per-se , será antes a tacanhês PÊCÊ e a forma como vivem este seu parque temático a Sul do Tejo , o resto fica para blogues e intelectuais licenciadamente Comunistas como Vitor Dias que num post recente critica quem considera enquilosado o PCP, quando num post anterior tece elogios... a Hugo Chavez ... e critica o ainda nem investido , Barack Obama...ou ainda a gestão CDU contada aos pequeninos e retardados por Paulo Silva , actual eleito e futuro candidato CDU ... claro...

Dentro desta sua reserva da Margem Sul a governança CDU tem caracteristicas bem menos intelectuais (basta ver os comentários aqui deixados aos "bandalhos" que ousam...discordar) . Muitos são os que aqui comentam , que apesar do diploma que reclamam, são no entanto de um analfabetismo total na leitura da envolvente e da realidade .

E se não conseguem decifrar o que se escreve neste e noutros blogues , como sistemáticamente aqui tentam passar, esse será também um reconhecimento implicito, de que apesar da incontida idolatria , certamente nunca leram Saramago, quanto mais as teses do seu Partido ....


Se soubessem ler ... o mundo , não andariam tão arredados da realidade e saberiam dar respostas às muitas questões que a sociedade civil e a oposição lhe tem colocado ao longo destas três décadas, e as questões são tão simples, tão do senso comum que chega a ser exasperante esta boçalidade e distância do povo e da realidade, por parte de quem autárquicamente nos governa.

A proximidade do poder ao povo está não nos presidentes de Câmara ou vereadores , veja-se como abordam o Povo em reuniões de Câmara ou Forums de "discussão" , mas delegam esse contacto com o povo aos seus intermediários musculados e trauliteiros , quer verbalmente , quer e fisicamente, aos caceteiros do costume , aos controleiros empre tentos , enfim aos centuriões acéflos, sempre disponíveis na defesa dos seus interesses.

Exemplos deste autismo autárquico, há-os ás dezenas , muitos têm sistemáticamente aqui sido abordados mas o mais actual é exempo suficiente , refiro-me ao Metro Sul do Tejo que é inaugurado HOJE , ontem foi só para o PODER (mais uma contradição Comunista...ou não) .


A realidade é que , o que vai ser inaugurado hoje, vai sê-lo com três anos de atraso , 36 meses acrescidos de inconvenientes para o trânsito, para os cidadãos (com vitimas mortais) , 156 semanas de irreversíveis e inúteis transtornos para o comércio e muitos milhões de euros deitados para o lixo e que iremos pagar dos nossos impostos.

Entretanto temos também um ano e meio de exploração faz de conta, em que o Metro , por não servir ninguém naquele percurso andou vazio... a experiência do fiasco serviu para , rumo ao sucesso, restringir ou retirar outros transportes de Almada daqui para a frente , o desvio, do tráfego privado da via central de Almada ...

Concorrência ? Nada mais fácil ... se a moda pega , teremos a Câmara a mandar fechar o supermercado da marca C e D para viabilizar a A , uma vez que comercializam o mesmo tipo de produtos... filosofia que se pode replicar em muitos outros campos... ou formas de pensar...


Nada disto tem explicação , eles pelo menos não se dão ao trabalho de a dar, até porque qualquer ser , com o mínimo de bom senso , ou sem o caracteristico senso PÊCÊ , não descrutina aqui nenhuma lógica , nenhum sentido ... (continua)

8 comentários:

Anónimo disse...

A CDU a Emilia e o Alfredo e respectivos clones da Moita, Barreiro, Alcochete, Setúbal, Palmela... têm unicamente como objectivo manter , a todo o custo a sobrevivência do PCP , é uma no cravo, outra na ferradura, ainda ontem , de beijo na boca com o Ministro Jamé e depois duas manifs ridículas .

Anónimo disse...

O caos no trânsito instalou-se em Almada por vontade democrática da presidente da Câmara Maria Emília Neto de Sousa.
Cá de baixo e a seus pés beijo amão da senhora pela sua sensilidade e oportunismo para conseguir soluções ambientalmente sustentáveis e democráticas.
Lamento o atraso do mundo por falta de Emílias.

Daniel Geraldes disse...

O Jamé tambem foi comuna dos 7 costados, até foi ele que negociou para o PCP a compra da Quinta da Atalaia.

No JN de hoje(na secção dos distritos e noticias locais) diz que até 2013 os projectos da nova fase de construção do metro têm de estar concluidos.
E tambem refere que o MST irá passar Fogueteiro e terá ligação para o Barreiro.

Fazendo contas de cabeça e tendo em conta que em 2013 teoricamente será o incompetente do Vereador Joaquim Santos o candidato a Presidente da CM Seixal pela CDU, eu quero ver qual o traçado que o sr. vereador tem em mente e nos vai apresentar.

Não tenho vontade nenhuma de deixar acontecer no Seixal a vergonha que aconteceu em Almada.

Anónimo disse...

Sr Daniel, a vergonha promete ser ainda pior se o Metro passar pela Atalaia

Anónimo disse...

Cada dia menos pessoas nas ruas de Almada, se transformou em um deserto, só há cimento e pedra e um comboio fantasma que viaja a muita velocidade por esse trilho em que se transformou a principal avenida. Lojas vazias, cafés vazios,caos circulatório, gente triste. Almada, triste Almada.

Luíz.

Anónimo disse...

O ponto verde é um "apaixonado" pelo Paulo Silva! Aliás parece que toda a oposição no Seixal é "apaixonada" pelo Paulo Silva! Não conseguem escrever um texto sem falarem no Paulo Silva! Alteram "posts" só para falarem no Paulo Silva! O Paulo Silva tem mais tempo de antena do que o Obama! e o mais giro é que o Paulo Silva não é lider do PCP no Seixal, não é Presidente da Câmara Municipal, nem potencial candidato à mesma, pelo que sei nem sequer é lider da bancada do PCP na Assembleia Municipal. Face a tudo isto não entendo a fixação que os blogueiros da oposição têm com o Paulo Silva.

Anónimo disse...

Que tipo de texto é este do a-sul senão caceteiro e trauliteiro? Porque acusa outros de serem estas coisas quando é ele próprio quem dá o exemplo?

Ou "em democracia", pegando numa expressão dele próprio, a liberdade para se ser trauliteiro e caceteiro só existe se for contra o PCP?

Nunca ouviu dizer que "amor com amor se paga"? Se ataca, é atacado. Nada mais natural ...

Anónimo disse...

Vocês desculpenm lá, mas é muito mais útil uma paragem junto à Quinta da Atalaia do que junto ao Garcia da Orta.

Vocês não têm mesmo visão práctica nenhuma ....

Não percebem que os camaradas depois de uma festinha estão maçados de uma banho de Kultura e não se podem sacrificar. Assim como assim quem vai para o hospital é muito provávelmente para ir desta para melhor, para quê o investimento?