terça-feira, agosto 19, 2008

TERRITÓRIOS


A Sociedade tem produzido nas últimas décadas territórios urbanos equalitários na forma mas desiguais no conteúdo cultural com que são preenchidos.

Não nascem numa perspectiva orgânica de crescimento lento e ao sentido das necessidades, mas "laboriatoriamente" em geração espontânea .

São depois preenchidos de gente , organizada em processo burocrático , um número que corresponde a um passo na concessão de um direito constitucionalmente consagrado , não de pessoas , não de cuturas , não de saberes ou de ofícios.


O Território disponibilizado para esta massa é excluído do miolo de assimilação da polis e da sua capacidade de miscigenação, da sua possibilidade de integração, são geralmente espaços confinados , uma ou duas entradas ou saídas, blocos em vez de Ruas , uma lei própria em detrimento da lei que a todos obriga.

Esta sensação de espaço à parte em que direitos e deveres se escamoteiam, em que as regras do jogo não se respeitam nem se fazem cumprir está a atingir em Portugal o limite do tolerável , o limite do suportável.

Este fim de semana mais uma vez aconteceu, no bairro de realojamento construído com o dinheiro dos contribuíntes para alojar quem ilegalmente ocupou sem regra nem lei , urbanizações em construção ...

Ver para além do sucedido , a degradação de um espaço dado a estrear , pago (quando pago) a preços irrizórios , onde há quem ainda viva de rendimentos de Inserção , podendo aparentemente trabalhar , torna tão chocante como insuportável para o cidadão cumpridor o continuar a aceitar de tal forma quem assim age fora da lei e num território aparte.

Sem complexos , sem a busca do politicamente correcto é preciso dizer BASTA!


É preciso parar de criar e de alimentar estes territórios de ninguém , há que manter ,recuperar e integrar os já construídos , há que democratizar o espaço urbano integrando todos e fazendo todos cumprir as leis universais da República .

Há que punir , excluír de programas de apoio os que não correspondam com os deveres inerentes a quem recebe um direito que resulta da solidariedade de todos , há que meter na prisão os criminosos !

Há que deportar os não nacionais envolvidos em acções ilegais e de alteração da ordem pública ! Até porque é preciso proteger todos os outros...

3 comentários:

Filipe de Arede Nunes disse...

Revejo-me integralmente nas palavras do autor.

Parabéns pelo texto lucido e sem preconceitos.

Cumprimentos,
Filipe de Arede Nunes

Anónimo disse...

Está a tornar-se impossível viver num país que há 40 anos era um mar de tranquilidade. Este governo bem como os que o antecederam são incapazes de resolver os problemas. Para poupar nas cadeias põem-se os assaltantes cá fora. Façam mais prisões e obriguem esta escumalha a trabalhar para as pagar bem como para pagar aos guardas e polícias

Anónimo disse...

Parabéns por este blogue.
Já agora, como é que se pode tentar acabar com a emigração ilegal se, e isto foi-me contado por um brasileiro, eles entram com visto de férias e para que não lhes sejam colocados entraves pagam aos agentes da alfandega no aeroporto, no mínimo 500 euros.
assim não admira que entre cá toda a porcaria que já tem cadastro no Brasil.