sábado, agosto 23, 2008

UM EXEMPLO




Nelson Évora, Campeão do Mundo e Olimpico do triplo salto é um exemplo de elevada formação humana e desportiva, mas também um caso de integração social e cultural e uma demonstração de que as fórmulas de acolhimento de muitos imigrantes, consubstanciada na criação de guetos não é a ideal, nem a desejada.

Na sua vinda para Portugal, a família de Nelson Évora não construíu uma barraca esperando que meses ou anos depois lhe fosse dada uma chave de um apartamento social a estrear , pelo contrário, instalou-se num normal prédio de apartamentos das nossas cidades , um prédio como tantos outros, habitado por qualquer um de nós, e isso pode ter feito toda a diferença.

Nelson era mais um miúdo do prédio, onde vivia um professor de educação fisica que , preocupando-se com os tempos livres da miudagem, o seu filho incluído, orientou os miúdos da vizinhança para a prática desportiva.

O vizinho, foi Amigo, foi treinador e isso pode ter sido a diferença, melhor, isso foi de facto toda a diferença !

Em nenhuma entrevista de Nelson Évora se nota uma queixa de rancor, de xenofobia , de racismo, o orgulho com que os seus amigos e vizinhos falam dele e da sua familia é exemplar do que pode ser a real integração social e humana. Os resultados desportivos traduzem também isso. A forma e o orgulho como carrega a bandeira também o demonstra.

Não querem pensar um pouco no assunto senhores autarcas e governantes?

1 comentário:

Anónimo disse...

É nestas alturas k digo que tenho orgulho de ser cabo verdiano,parabens nelson que brilhes mt mais nc mude