domingo, agosto 10, 2008

A DEMOCRACIA VISTA DA MOITA


Um excelente post no Alhos Vedros ao Poder , um blogue que é referência na Margem Sul :


Pelo que se vai percebendo da acção do Partido do Colectivo da Moita o respeito pelas regras da Democracia passa por:
  • Impor a vontade da maioria a todo o custo sobre as oposições.
  • Retirar a palavra ou intimidar essas mesmas oposições quando tentam fazer ouvir a sua voz.
  • Desrespeitar de forma absoluta os direitos das minorias.
  • Defender a todo o custo os acordos e negócios feitos com os interesses privados.
Espera-se, perante este panorama a nível local, que o Partido do Colectivo seja coerente e actue em conformidade a nível nacional, não contestando as políticas colocadas em prática pelo Governo da República, pois está apoiado numa maioria parlamentar tal como o poder moiteiro local, não se queixando por não ter oportunidade de fazer ouvir os seus protestos relativamente a matérias que considera injustas e não denunciando o que considera serem negócios lesivos do interesse público levados a cabo pelo Governo acima referido. Quanto a nós somos ao menos coerentes: aplicamos o mesmo princípio do direito à contestação e ao escrutínio público de todos os poderes políticos e negócios por elçes estabelecidos com os interesses privados, sejam esses poderes baseados numa maioria eleitoral ou não, sejam centrais ou locais. Porque o que está em causa são padrões de conduta e não cores partidárias. O que está em causa é o verdadeiro respeito por uma democracia participativa plena e não uma visão instrumental dos mecanismos formais da democracia. O que está em causa é a defesa - em todos os casops - do interesse público da comunidade e não os interesses particulares de alguns, sejam eles empreendedores privados ou detentores ocasionais do poder político. Porque ou há Democracia a sério ou comem todos pela mesma medida.

E do mesmo Azimute Moiteiro aprende como se faz um PDM contra tudo e contra todos... bom , nem todos... o post é do Arre Macho :

«Agosto, mês de férias... menos para o PDM

Uma Sessão de Câmara Extraordinária em que o Presidente apresentou a proposta de alteração votada na Assembleia Municipal apenas pela CDU ao PDM, PDM este que também foi aprovado (preliminarmente) nessa mesma Assembleia (a tal assembleia em que valeu tudo, tirar pontos da ordem de trabalhos e acrescentar outros e uma votação preliminar).

O Vereador Luís Nascimento focou a situação do parecer da CCDR-LVT não ter sido entregue à restante vereação, o documento que ele teve acesso foi-lhe facultado por um deputado da assembleia.
Frisou também as situações da quinta das Fontainhas e do Assessor que morava na casa do proprietário da Imomoita possuidor agora da quinta das Fontainhas, falou também dos sobreiros e das azinheiras que parece que estão a ser esquecidas em relação ao PROF-AML. A comitiva CDU pareceu incomodada e abanava o rabo nas cadeiras que rangiam a bom som.

O Vereador Vítor Cabral focou também alguns pontos críticos e no fim exaltando-se disse: Isto é uma vergonha!
Posto isto, passaram à votação do documento. O presidente deu por encerrada a sessão não dando a palavra aos munícipes presentes. Os apupos na sala não demoraram.


Como de costume a coisa encheu-se de caciques que tentavam abafar as vozes do publico usando linguagem menos própria e ofensiva a tentar denegrir quem se manifestava contra (o método é sempre o mesmo) A coisa esteve feia.

Já na frente do edifício observou-se a guarda nacional republicana em manobras do sai, não sai, e dois agentes chegaram mesmo a sair e a dirigirem-se para a CMM.Mês de férias para alguns,por cá trabalha-se a todo o vapor no despachar do PDM.

Aqui não se brinca em serviço, enquanto não estiver aprovado não há férias pra ninguém, até porque os protocolos podem caducar (e a gente sem saber o que diz o relatório do IGAL).»

2 comentários:

Anónimo disse...

Aplicam a cartilha do partido quando sentem o rabo a queimar-se.

Anónimo disse...

Queimado está o Partido Comunista Português que já não consegue enganar ninguém. Hoje as pessoas já não são tão pobres que não possam sair do sítio onde moram para passear e ver o que outros concelhos fazem qual é a obra e o bem estar que outras populações do país têm em autarquias não comunistas. Hoje é acessível a toda a gente conhecer outras paragens e comparar o que os outros concelhos fizeram com o que a CDU apregoa que faz e não faz. O que o Partido Comunista teima à força em manter é a existência dum povo pobre mesmo pobre a depender do Jerónimo de Sousa para o defender em arraiais de manifestações. Felizmente que tudo hoje é diferente o mundo está numa constante mudança só ao partido comunista não interessa isso e as pessoas hoje viajam em Portugal no estrangeiro e sabem o que é possível fazer para melhorar as condições de vida num determinado território sabem aquilo a que têm direito e sabem que as responsabilidades pela falta de muitas infra-estruturas que deviam ter e não têm não é do governo mas sim dos autarcas que estão bem perto de si para os quais eles também votam e que poucas responsabilidades lhes têm pedido do mau governo que têm feito nas autarquias. Sob a capa de poder local autarqico acima de qualquer suspeita, sem mácula, têm-se feito as maiores atentados ao ambiente e à qualidade de vida das populações. Instalou-se a corrupção nas autarquias ao nível dos eleitos e dirigentes de confiança política. Hoje a população está mais informada. E tem de ser mais exigente e vai sê-lo concerteza e não vai deixar que a CDU na margem sul continue a condenar este espaço a ser gerido por gente incompetente. O que poderia ser uma zona aprazível onde apetecesse viver tornou-se pela mão da CDU num sítio donde apetece fugir. Abstenção não. Todos temos o dever de decidir quem queremos na nossa autarquia. Em 2009 vamos todos votar, é tempo de mudança.