segunda-feira, agosto 25, 2008

HABITAÇÃO SOCIAL - DEMÉTRIAS E OLIMPICAS DESCULPAS


Devo confessar que cada vez há menos pachorra para aceitar a hipocrisia e as desculpas que os autarcas eleitos pelo PCP dão, sempre que são confrontados com os seus actos ou omissões ou quando se lhes é demonstrado por A + B que o que supostamente professam está no lado diametralmente oposto da suposta filosofia politica que os suporta.

Maiores desculpas que a destes autarcas , só as recentes desculpas do fracasso do grupo excurssionista que acompanhava com o mesmo estatuto os atletas da delegação olimpica nacional.

Vem isto a propósito de um texto publicado no Setubal na Rede por um ex Presidente de Câmara CDU , agora eufemisticamente auto-pronunciado (PDC) , o Engenheiro Demétrio Alves , sobre os processos e as politicas recentes de habitação social , quando teve responsabilidade nalguns desses empreendimentos.

Como poderá depreender da leitura do texto , mesmo em época de
silly-season , são confrangedoras as desculpas , mas uma questão gostaria de pôr ao Senhor Engenheiro , mesmo considerando "as incertezas" de que assume inferir sobre a temática , é que se as autarquias Comunistas, daqui para o futuro e face aos resultados há muito e à sua avaliação, relembro :

« Os grandes bairros de “habitação social” constituídos por dezenas de edifícios de sete e oito andares (ou mais), concentrados num local, normalmente nas periferias das cidades situadas nos antípodas das “zonas boas”, e, geralmente, com uma fraca qualidade construtiva e com espaços envolventes desqualificados, conduziram a graves situações urbanas e sociais em vários países, como se sabe pelo que aconteceu nos EUA, em Inglaterra (Southampton), e em França (periferias de Paris). Por isso houve lugar a diversas demolições e novos realojamentos maciços nessas cidades.»

Pergunto se daqui para o futuro a CDU vai inverter estes erros do passado, abandonando este modelo assumidamente errado ou vai de novo arranjar desculpas para continuar a sua forma imoral de engenharia politico-eleitoral plantando Bairros Sociais nas periferias junto a Urbanizações de classes sociais mais privilegiadas no sentido de neutralizar futuras tendências eleitorais adversas para a própria CDU ?

Tem aliás imensa piada e a maior das contradições, na mesma página do jornal electrónico onde Demétrio Alves defende que o problema da habitação em Portugal tem a ver pelo facto de ser " um negócio especulativo" fruto de uma "sociedade dominada pelo tipo de produção Capitalista, e ver nessa mesma página (na imagem) o destaque dado ao "Project Finance" - especulativo - promovido pela Presidende Comunista na Câmara de Setúbal ... (continua).

Nota final : E face ao artigo de fundo do Setúbal na Rede (O Plano de Pormenor do Bonfim) ainda têm lata de falar na injustiça das grandes fortunas (clique)...

11 comentários:

hkt disse...

Talvez devessemos começar por ponderar estes números:

Densidade populacional freguesia da Portela - 15.441/km2 !!!

http://www.cm-loures.pt/RedeSocial/diag_res_portela.aspx?seccao=comissoes

Outras freguesias de Loures têm números aproximados. Isto é um armazém onde as pessoas se empilham.

Anónimo disse...

Bem visto HKT, mas no Seixal idêntica politica, por área habitável iremos dar aos mesmos números ou pior, veja Santa Marta do Pinhal o que é aquilo senão um silo humano ?

Anónimo disse...

Mas quem é esta gente que não dá a cara para pôr em causa uma pessoa com a craveira do Engenheiro Dmétrio Alves ? Um homem de elevada estatura moral e civíca e conhecedor , melhor do que minguém destes problemas?
Deviam ir era para o Tarrafal provar o que é bom.

Anónimo disse...

Gostava de saber o que o destacado dirigente Francisco Lopes têm a dizer sobre o Plano de Pormenor do Bonfim e o enriquecimento que vai dar a alguns.

Daniel Geraldes disse...

Não tem nada a dizer, porque são todos gatos do mesmo saco.

Anónimo disse...

Algumas das grandes fortunas são feitas também com a ajuda do PCP/CDU. Não faz sentido que os membros do PCP andem a criticar as grandes fortunas quando eles também ou contribuem para elas ou fazem parte delas. A Câmara do Seixal CDU deixou que o Belmiro de Azevedo construisse um continente na Torre da Marinha dentro de aglomerado populacional junto a uma linha de água e para o que demoliu património arquitetónico existente na quinta nova. Em parte nenhuma do mundo civilizado os continentes e estabelecimentos semelhantes são construidos dentro de aglomerados populacionais são sim nos arredores das cidades, mas no seixal a Câmara comunista permitiu este atentado ao meio ambiente e ao ordenamento do território contribuindo com isso para enriquecer mais o Belmiro de Azevedo e matando completamente o comércio local. Estes senhores comunistas deviam ter vergonha e fazer um exame de consciência porque para fazer fortuna eles também são especialistas e à conta de cargos públicos o que ainda é mais vergonhoso. Vejam a vida dos autarcas e assessores e dirigentes hoje e quando foram para a política. A fortuna não é igual à do Belmiro de Azevedo mas em proporção também cresceu mais do que devia.

Anónimo disse...

Este senhor Demétrio Alves e afins à muito que deviam ter enfiado a viola no saco. Não há já quem os aguente. Sugam quanto podem e vão a todas. Quando não são autarcas são comentadores, haja paciência. Deixem o lugar para outros. É caso para dizer "eles comem tudo e não deixam nada"

Anónimo disse...

O articulista ex.PDC tem mesmo muita lata.

hkt disse...

Bom quando se faça de Loures, e de Demétrio Alves devo relembrar que o excelso engenheiro não gosta muito de blogues (porquê? não sei).
Ver: http://tomarpartido.blogs.sapo.pt/924419.html

hkt disse...

Errata: onde se lê "faça" leia-se "trata"
:)

Ponto Verde disse...

Obrigado HKT, nós sabemos e a té já fomos brindados com umas "ameaças" de D.A.

http://a-sul.blogspot.com/2007/09/reciclagem-dos-autarcas-e-ecologitas-de.html