terça-feira, março 18, 2008

UM GRANDE EXEMPLO



Os Portugueses são uns mestres no desenrasca e na criatividade, em determinados contextos é uma grande vantagem competitiva, noutros, o desejo incansável de não aprender com os erros e copiar as virtudes de outros , num desejo constante em inventar a roda leva-nos ao desastre evitável.

Dois exemplos diametralmente opostos numa dada obra de Metropolitano de Superfície, são os que podemos comparar entre o Porto e a Margem Sul.

O bom exemplo vem do Porto sobre o Metro Sul do Tejo já sabemos o que a casa gasta.

No Porto fez-se , não o mais fácil, não um meio de transporte para mostrar, mas um meio de transporte para utilizar , sem complicar e sem as obras faraónicas de amplos passeios em avenidas sem vida, cada vez com menos residentes e sem comércio .

É que nesses locais onde se pretende trazer vida à cidade , no Porto , fez-se o metro passar em túnel, enfrentando até o granítico subsolo, em Almada onde esse subsolo é sedimentar e bem mais macio, o metro vai ocupar a via...


Depois há o traçado da via que no Seixal e em Almada parece fugir das zonas mais habitadas e dos locais de convergência , por exemplo o Almada Forum ...resultado o Metro Sul do Tejo anda vazio enquanto no Porto o Metro do Porto é um sucesso em termos de adesão e de número de passageiros transportados...


É assim tão difícil copiar as boas ideias ?

2 comentários:

EMALMADA disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
EMALMADA disse...

Os autarcas da CMAlmada revelam algumas carências na aprendizagem contínua.
Por isso mesmo o MST é um "desastre" em utilidade para as populações e para o concelho.