quinta-feira, março 13, 2008

PORTUGAL EM ALTA DEFINIÇÃO



A internet é uma ferramenta que mudou já, a forma de entender a política e o Mundo , ontem mão amiga deixou o link do vídeo acima , cujo visionamento recomendo a todos , talvez e sobretudo aos que no poder se incomodam com um simples abanar de cabeça de um cidadão...


A notícia que pretendo aqui hoj
e dar como um excelente exemplo é do facto do Governo ter disponibilizado fotografias actualizadas e em alta definição ao Google Earth e Yahoo Maps , duas ferramentas que tornaram acessível um visionamento do território que muitos gostavam que fosse só para alguns.

Autarquias há que fazem da leitura do território um assunto top-secret , como se o território não fosse de todos e todos não tivessemos o direito de consultar um mapa ou uma planta da mesma forma como deveríamos ter acesso na íntegra a projectos (sobretudo aos ditos "evolutivos") , a contratos e a protocolos numa forma de tornar transparente a administração publica.

Com a disponibilização da fotogrametri
a em breve ao dispôr das ferramentas privilegiadas de internet vamos poder comparar a evolução do território, sobretudo o que mais de perto nos rodeia, e contrapôr essa imagens fácilmente arquiváveis com o passar do tempo , com os projectos ou sua alteração .

Finalmente , para além de podermos confrontar os autarcas com as promessas não cumpridas que alguns apelidam de "distorção" , vamos poder agora comparar , em alta definição, o territ
ório , a sua gestão e a sua degradação !
____________________________________________________

DESTAQUE

O destaque de hoje vai para mais um jornal local de distribuição gratuíta e para um artigo publicado no passado dia 29 de Fevereiro , onde é tratado um tema, a denúncia de irregularidades numa autarquia ("de Abril") , onde Kafka teria muito a aprender e que curiosamente fala do autor da carta que aquí citámos ontem.

Falo de António Marquês (AM) cujos "Cadernos da Guerra Colonial" me habituei a seguir nas páginas do Comércio do Seixal, só que a Guerra aqui é outra, e cito do referido artigo ;


"O caso remonta a 1998, quando AM, então técnico da Divisão de Água da CMS fez uma exposição com 73 páginas ao presidente da autarquia onde revelava factos que lesavam gravemente a autarquia com a data de 7 de Junho de 1998 .

Nesta exposição são apresentados factos contra o chefe de Divisão de Água e o director do Departamento á altura. (...)

Resultado , AM é punido com vinte dias de perda de pensão com suspensão por dois anos , Motivo : denúncia de irregularidades praticadas pelas chefias da Divisão de água na década de noventa (...)

Aos chefes acusados, depois de reunião privada do executivo e depois de avaliação do processo onde a autarquia recorreu a peritagens exteriores que confirmaram os factos , foram as punições apresentadas na reunião de Câmara de 2 de Fevereiro de 2000. Para além da punição atribuída ao denunciante (AM) é aplicada ao chefe da Divisão de Água um mês e meio de multa e a perda
de chefia, ao Director de Divisão são aplicados 240 dias de suspensão... neste último caso a aposentação compulsiva reverteu em dias de suspensão « levando em conta o seu contributo na construção do município desde o 25 de Abril de 1974 e inserção em carreira de pessoal do quadro por mais de vinte anos»

(...) António Marquês , iniciou um processo de recurso contencioso de anulação da deliberação da autarquia, no Tribunal administrativo de Lisboa.
A 26 de Outubro de 2006 é publicada a sentença, explicada em 17 páginas, onde este órgão concede provimento ao recurso , anulando a deliberação de 2 de Fevereiro de 2000 da CMS, por esta «padecer de vício de falta de fundamentação»
A Câmara recorreu por sua vez desta decisão ao Tribunal Central Administrativo do Sul.
O acordão do tribunal considerou o recurso da Câmara como «improcedente» no passado dia 31 de Outubro de 2007, confirmando a sentença do Tribunal Administrativo de Lisboa. "

_______________________________________________________

ULTIMA HORA


Entrámos em campanha eleitoral ;

"O projecto para a edificação do museu oficina de Artes Manuel Cargaleiro para a Quinta da Fidalga é apresentado no domingo, pelas 17h no Forum Cultural do Seixal. O autor do projecto é o arquitecto Siza Vieira"


10 comentários:

Anónimo disse...

Este caso do Engº Marquês é um exemplo da ditadura que grassa nesta margem. É um exemplo de perseguição politica e de cercear os direitos individuais. Está explicada porque razão não há irregularidades nestas autarquias?

Anónimo disse...

O PCP anda muito nervoso com a possibilidade de perder o Seixal nas próximas autárquicas, esta task-force
Siza+Cargaleiro+Museu é a prova disso e possivelmente de mais uma promessa a não cumprir, lá vão deitar as culpas ao Poder Central. Ainda há dois ou três dias foi desmascarado aqui de novo o embuste do Parque de Diversões da Moita que ia revolucionar a região e ia ser inaugurado esta Páscoa , Tudo MENTIRA!

Anónimo disse...

O Ponto Sul anda a tornar-se repetitivo há 6 anos também escrevia sobre o nervosismo que ia no PCP e na hipótese de perder a Câmara... Só que quando chegaram as eleições o PCP venceu!
Não há dúvida que o discurso do ponto verde é uma cassete que vai repetindo exaustivamente... Mas como escreveu o Paulo Silva o povo do Seixal sabe destrinçar o trigo do joio e quando chega a altura de votar, fá-lo no PCP! E não tenho dúvida que em 2009 o PCP vai voltar a vencer!
Aliás quem parece que anda nervoso é o ponto verde, e não tenho dúvida que até ao final do mandato o nervosismo vai aumentar até se tornar em desespero... Muitas obras de grande envergadura vão ser lançadas e executadas e o PCP vai ter um final de mandato em grande!

nunocavaco disse...

Ponto verde- que irritação, larga lá o bota abaixo, a mentira, a calúnia e a difamação e faz qualquer coisita útil

Ponto Verde disse...

De uma assentada duas ilustres visitas, o Sr.João Afonso e o Mestre Nuno Cavaco, pelos vistos o nervosismo confirma-se:

1º Não fui eu mas sim um comentário anónimo que o referiu.

2º Não andamos a escrever a mesma coisa há seis anos, porque o blogue só tem quatro

3º Quanto á cassete, também duvido pois se escrevesse sempre o mesmo, nem mantinha os leitores quanto mais triplicava , sómente em relação há um ano atrás.

4º Por tudo isto e pelos adjectivos esses sim tipo cassete com que me mimoseiam, justifica-se dizer que pelas vossas hostes reina a nervoseira da derrota e da saída de cena...caros e ilustres senhores.

Mas não desanimem que isso é o normal em Democracia, o que não é normal são longas ditaduras locais, "democráticas" como a que os senhores patrocinam.

Anónimo disse...

Vocês (João Afonso e Nuno Cavaco) é que têm toda a razão, como sempre... O maravilhoso mundo novo do concelho do Seixal é uma realidade e esta cambada de energúmenos que de vez em quando vem aqui dizer mal e não concordar com a excelência do trabalho que é feito pelo executivo camarário no Seixal, deviam (se pudessem) ser todos encarcerados e calados de uma vez por todas!
Mas que raio, é impossível V. Exas., de vez em quando assumirem erros? será assim tão dificíl olhar para a realidade e ver que o mundo cor de rosa que a CMS descreve não corresponde em nada à realidade? pergunto-me se vivem no Seixal?
Muito sinceramente, não parece!

nunocavaco disse...

Em primeiro lugar não fui eu que escrevi o comentário. Por estas bandas é normal isso acontecer, mas eu já não me chateio com isso, não vale a pena.

Em segundo lugar pouco me importa

Em terceiro lugar penso que o ponto verde deve continuar nesta toada, escrevendo sobre o que lhe apetece e como lhe apetece, não é o primeiro e nem há de ser o último.

Parabéns.

Anónimo disse...

Ê Pá! O Nuno Cavaco ainda está vivo? Já o dávamos como perdido irremediavelmente para estas lides blogosféricas.

Mas não! Olha que bem que vem escrever para aqui em defesa do Partido do Colectivo. Mas não escreve uma linha de jeito no blog dele há meses, se excluirmos um link e o tempo.

São sempre os Tribunais que estão errados quando os condenados são os autarcas do PCP.

Ora! Haja santa paciência!

Realmente andam a arregimentar todos os camaradas possíveis para atacar onde a coisa começa a doer.

Anónimo disse...

Boa!

Ficamos sem saber se é este Nuno Cavaco o verdadeiro ou se é estoutro Nuno Cavaco o verdadeiro. Co'a breca!

Complicado? Use o OpenID que assim lhe garanto que é mesmo você, o verdadeiro e genuíno Nuno Cavaco, que escreve.

E, já agora, sempre acha bem a actuação dos seus camaradas seixalenses? Fica-nos a dúvida na falsa ironia do segundo e na parvoíce do primeiro.

nunocavaco disse...

Mário da Silva mais uma vez você esteve divinal. Maravilhoso como sempre.

Os meus parabéns!

Só não percebo uma coisita: se segundo a sua opinião eu não escrevo nada de jeito, porque é que quer saber a minha opinião?

Outra coisita, considera-se honesto? É que não parece.