sexta-feira, março 28, 2008

É A POLITICA !


O Dr.Paulo Edson Cunha deixou aqui ontem como comentário, um apelo à participação cívica dos cidadãos, oferecendo-se para intervir nos locais próprios ao serviço da população e ao mesmo tempo fazendo transparecer um lamento porque "pouca gente vai à assembleia Municipal"!

De facto asim é, "pouca gente vai à Assembleia Municipal" , mas porque vai pouca gente à assembleia municipal ou a Sessão de Câmara ?

É que basta ír uma vez para se "ficar vacinado" , desde ameaças de prisão a cidadãos a verdadeiras "peixeiradas" pouco dignificantes para a democracia , já lá vi de tudo um pouco...e depois é o horário dessas sessões (nomeadamente das seessões de câmara) pouco dirigidas ao cidadão comum... e as respostas dos eleitos...


Depois há as actas, assista-se a uma sessão de Câmara e leia-se depois a acta e verificar-se-à que a acta é uma versão , não objectiva e descritiva, mas um exercício criativo de escrita e interpertação...o cidadão que faltou ao trabalho, se expôs , vê depois as suas queixas ou criticas serem descritas de uma outra forma ... e fica com vontade de tudo, menos de participar!

Pelo que o apelo do Dr. Paulo Edson faz todo o sentido com o recurso ao que a tecnologia permite , e demonstra, tal como o próprio ou o Vereador Samuel Cruz fazem nos seus blogues ,tem sido uma pedrada no pântano pseudo-marxista em que nos vão obrigando a viver.

É bom que o demonstrem , e agora !

Caso contrário e analisando friamente estes concelhos , ou há agora uma oposição real dos partidos com assento ou o que defendo para o Seixal e concelhos limítrofes serão , ou candidaturas de "Salvação Regional" com entendimento entre os partidos, ou a única saída são candidaturas apoiadas por movimentos cívicos fora da órbita partidária , de preferência femininas com apoios de figuras de dimensão , peso e reconhecimento local fora dos círculos do poder e dos interesses instalados, nomeadamente do betão !

O que serve no caso acima para o Seixal, serve para todos os concelhos da Margem-Sul!

Isto, porque há um divórcio dos cidadãos , da vida politica, como muito bem reconhece o Dr.Paulo Edson , porque há interesses , moralmente pouco claros instalados nas autarquias , ver artigo sobre a Quinta da Fidalga do Dr.Samuel Cruz e porque há um verdadeiro pântano de bstidores entre o futebol / o betão, as alterações de uso do solo..o património ambiental e até o património construído .... que interessa , no interesse nacional , de uma vez por todas quebrar!
____________________________________________________
DESTAQUE

Para o silêncio sobre o artigo da Quinta da Fidalga e como se criam "tachos" , esta história (ver link acima) é fantástica.

A Câmara não compra o imóvel, mas a empresa que detém o imóvel ... de caminho foge ao Fisco e cria uns lugares de administradores... fabuloso não é ?

QUE PAÍS É ESTE ?

21 comentários:

Anónimo disse...

Tal e qual em Almada, onde por vezes as actas demoram tempo a sair para aprovação e aparece na redacção das ditas expressões interessantes - "falha da gravação" - quando não interessa escrever a realidade.

Anónimo disse...

Isso mesmo!

Ponham tudo cá p'ra fora!

Anónimo disse...

Várias Barak Obama de saias é o que a Margem Sul precisa para agitar as àguas e para que as calças apareçam a dar o litro! Boa Ponto Verde!

Anónimo disse...

Isto tb se aplica: http://rveblog.blogspot.com/2008/03/cm-seixal-e-sl-benfica-uma-relao-de.html

Anónimo disse...

E já aí vem um novo partido...

Movimento Esperança Portugal

Anónimo disse...

E ninguém investiga se o salário desses administradores serve , ou não , para financiar o partido a que pertencem ? E se essa é ou não uma forma encapotada de financiamento partidário ilegal?

Anónimo disse...

Não era melhor perguntarem se as pessoas referidas recebem algum ordenado? É que por acaso não recebem!

Anónimo disse...

Há muitas formas de "pagamento"!!!

rosa do seixal disse...

Porque será que o Politico Samuel não diz que a referida Lei foi aprovada pelo Partido Socialista na Assemblei da Republica.
Porque será que o advogado, vem tentar iludir-nos dizendo que os Municipios tem que pagar SISA/ IMT, quando sabe que estes estáo isentos.
è com oposiçao detas que a CDU esta e vai continuar mais 30 anos.
Será que se pretende candidatar ao lugar? como já se candidatou , contrariando orientações do Partido que o elegeu, aceitando um lugar na Vereação, com funções executivas a "troco " de 1500 eurs.
Porque não nos diz qual foi a posição do Partido Socialista na deliberação sobre a aquisição da Quinta da Fidalga; não nos diz , mas eu advinho, APROVOU.

hkt disse...

É de facto uma pena que os cidadãos que tanto protestam nas mais diversas situações não protestem no lugar certo. O lugar certo seriam as diversas assembleias (freguesia, municipal) ou sessões de câmara. O facto, de as pessoas falarem dos problemas nos cafés ou mesmo nos blogs tem um impacto muito diferente de expor o problema perante os responsáveis.
É por isso que a participação cívica é tão importante. É por isso, que lamento que ela ainda seja tão débil no Seixal. É por isso, que iniciativas como esta são de louvar.

Anónimo disse...

hkt disse...
«É de facto uma pena que os cidadãos que tanto protestam nas mais diversas situações não protestem no lugar certo. O lugar certo seriam as diversas assembleias (freguesia, municipal) ou sessões de câmara.»


Você sabe qual tem sido o resultado para os cidadãos, não filiados em Partidos Políticos logo sem as costas quentes, quando têm a ousadia de fazer as perguntas mesmo chatinhas nos "sítios próprios" e "dando a cara"?

Não nos faça rir que desse remédio já tomámos e já estamos cheios.

Há quatro anos que há blogs incógnitos na Margem Sul (mas não só) e que têm vindo a expor a piolheira que por aí vai, forçando timidamente o poder judicial a fazer alguma coisa, mesmo que sem intuito de gerar consequências reais para ninguém.

Há quatro anos que andamos a ouvir a lenga-lenga dos "sítios próprios" e do "dar a cara".

Olhe! O resultado é este e tem sido ainda pior com perseguições e outras iniquidades do poder local quando sabem quem são os "alvos a abater" e os mesmos não são os Srs dos Partidos.

Até mais.

Anónimo disse...

E só mais umas notas.

Convém recordar esta e esta, em directo resultado da primeira.

Este "deu a cara" e foi o que se viu do ataque dos camaradas disfarçados.

Até mais

hkt disse...

Caro Mário da Silva,

Eu continuo a pensar que a intervenção cívica nos lugares próprios (assembleias e câmara), junto das entidades competentes para a fiscalização, mas também nos "impróprios" (leia-se comunicação social, e blogues) são a forma de alterar o pantâno em que vivemos.
Ninguém disse que essa intervenção é isenta de pressões, ou de perigos.
Sei do que falo. Conheço bem o caldo de cultura "democrática" em que estou mergulhada.
Também sei que a resposta das entidades externas é morosa e muitas vezes inconsequênte logo, frustrante.Mas tudo isto são apenas incentivos para a acção e não o contrário.

Ponto Verde disse...

Agradeço os excelentes comentários, quanto á Rosa do Seixal,ao mencionar o salário de 1500 euros mensais de remuneração das funções de um licenciado em Direito em serviço de vereação , onde quer chegar ?

Certamente pretende demonstrar que fazer oposição e serviço civico de vereação , para um licenciado em direito signfica perder muito dinheiro, o que já não acontecerá se os mesmos 1500 euros forem auferidos por exemplo por um vereador com a quarta classe (certo?).

É isto que pretende demonstrar?

De acordo!

Anónimo disse...

Caro ponto verde
O que pretendo demostrar, é que um politico Samuel, eleito pelo seu partido,PS, 15 dias depois, vendeu-se por 1500 euros,mesmo contrariando a posição do seu Partido, que se fundamentava, no facto das competencias atribuidas pelo Presidente da Camara serem simbolicas, logo o papel dos Vereadores do PS era decorativo. Quem recebe os 1500 euros não é o licenciado em direito, porque esse numca concorreu a nenhum lugar, mas mesmo que tivesse concorrido seria excluido por incompetencia, como se pode ver quando afirma que se tivesse havido aquisição do imovel, o Municipio pagaria SISA,( não pode haver maior ignorancia da lei do que esta)
Pretende-se tambem que os Bloguitas abram os olhos e pensem, que quando esta a divulgar crticas, desonestas não estão a ajudar á clarificação da situação, mas a contribuirem para o descrédito da Blogosfera.

Pode haver mais incoerencia,o PS aprovou, vem agora o PS dizer que não concorda! em que ficamos?

E não concorda com o que?
Mais valia é o PS nacional que permitiu! SISA clara ignorancia?
etc.....

Anónimo disse...

Ó Senhor anónimo dos 1500 euros e da sisa que não paga explique lá mas é como é que o director é administrador da empresa porque é que a camara não comprou a quinta da fidalga e comprou a empresa porque é que a peixeira é administradora sem competencia. Isto é que o povo quer saber. Agora se o pelouro é decorativo ou não é decorativo isso não interessa nada. O que interessa é que o Vereador Samuel tem feito um excelente trabalho de defesa da população e de informação. Explique-se lá senhor anonimo que o senhor sabe muito!?

Ponto Verde disse...

Noto um grande desnorte , nervosismo e contradições nas criticas ao Vereador Samuel Cruz !

Quanto a "as competencias atribuidas pelo Presidente da Camara serem simbolicas, logo o papel dos Vereadores do PS era decorativo..."

É interessante!!!

Uma democracia faz de conta portanto ! E quanto aos outros vereadores, por exemplo o Senhor Serralheiro do Betão ?
O que é ? Se não é "decorativo" então deve ser um fantoche da construção civil, certo?

Fica também registada a preocupação manifestada pela "credibilidade" da blogoesfera ...

A credibilidade construída no a-sul e as inúmeras citações nos media e na blogoesfera agradecem-lhe , bem como a divulgação de determinados bastidores que muitos teimam em encobrir.

Anónimo disse...

A explicação tem que ser dada, por quem votou favoravelmente a forma de aquisição, neste caso tambem pelo PS, pois de certeza que votou com consciencia do que estava a fazer! não é?

Quanto á democracia do faz de conta, sempre diremos que em democracia quem ganha, governa.

Não percebem, os democratas,e tambem a Comissão Politica do Partido Socialista, do Seixal, como é possivel, os veradores do Partido Socialista quererem governar ,tendo perdido as eleições.

Quanto ao perconceito, de que quem não tem habilitaçoes, não é competente, é dum basismo e de uma estupidez do tamanho do Mundo, pois basta olhar-se á nossa volta para se ver, que muita gente não tendo habilitações tem VOCAÇAO, feita pela sua experiencia de vida.
Só um exemplo:
Oanterior primeiro ministro de França (do Partido Socialista) não era licenciado e no entanto governavaum dos Paises mais influentes do Mundo. Por isso acabem com os preconceitos de que quem é licenciado é que sabe, veja-se o caso em apreço.

Anónimo disse...

Caro Ponto verde

Como se pode ler no texto não fizemos (ainda)qualquer critica ao politico Samuel, apenas reflectimos em voz alta e pensamos pela nossa cabeça, logo , encontramos varias contradições no texto que o Politico e advogado,escreveu e que este blogue copiou e comentou sem sequer pensar ou interrogar, sobre as contradições que o texto continha.

Quanto a divulgação do que se passa nos bastidores, estamos de acordo, o que não é bom para o "povo" é a calunia, pois com isso, desvia-se as atençoes do que é essencial e deixa-se passar, as questões que interessa discutir e dar a conhecer.

Ponto Verde disse...

1) É verdade ou mentira que a Quinta da Trindade é propriedade da Ferimo?

2) É verdade ou mentira que a Ferimo fois adquirida pela Câmara do Seixal?

3 )É verdade que a Ferimo é administrada pela Vereadora Corália Loureiro e pelo Dr Leonardo?

Para concluír,defender que quem governa o Seixal sem habilitações (nunca falei em licenciaturas!) para tal tem a legitimidade da "vocação" é de quem não distingue a destruição que tem sido operada por essas vocações no Seixal nos últimos trinta anos!

Esses senhores há muito atingiram o Princípio de Peter e isso não tem a ver com habilitações escolares!!!

Anónimo disse...

O nosso país e as nossas autarquias são gerido por aleijadinhos com as mãos curvadas sobre os seus próprios bolsos...

http://altoforno.blogspot.com