sábado, março 29, 2008

A PARTICIPAÇÃO CIVICA



Mais uma vez aqui foi discutida a participação cívica dos cidadãos , assumi , mais uma vez o facto de ser uma saída para este pântano, o aparecimento de candidaturas fora dos partidos , apoiadas por movimentos cívicos .

Está bem fresco na memória recente que tal não é uma utopia!


Até porque na Margem Sul , houve (pelo menos, sentido) um quase abandono por parte dos partidos da oposição, se por cá o PCP investia mais do que na capital , os outros nem investiam em propaganda nem em figuras, esta é a verdade por muito que nos custe!

Se agora com o Aeroporto e muitas outras estruturas tudo leve a crer que a atitude vai mudar, perderam-se trinta anos de um desenvolvimento orientado no sentido errado e num obscurantismo cultivado por uma prática de Partido Único e assente numa máquina brutal de propaganda e controlo das populações, e de toda e qualquer organização , colectividade ou movimento de desagrado!

Esse descurar de décadas, fez com que se desacreditasse, e se deixasse de lutar pela causa comum.

À mistura há o desenraizamento de centenas de milhar de pessoas que ainda não enraizaram (passe a redundância) nesta banda , e há que contar com o revanchismo do poder instalado assente muitas vezes em ameaças mais ou menos veladas e numa corrupção de prepotentes pequenos poderes , faz com que os cidadãos temam depois por alguma critica ou tomada de posição!


Antes de pedir temas de debate e queixas (apesar de meritório) , a oposição tem que assumir um outro protagonismo e postura, o que só será possível sem "telhados de vidro" .

Sei que da parte da nova geração, tanto do PS, como do PSD ou do BE há um enorme esforço nesse sentido e uma mudança de atitude por todos os municípios da Margem Sul .

A última proposta para uma nova atitude vem-nos do Barreiro, onde o Social Democrata Bruno Vitorino propôs uma ideia , aprovada por unanimidade , que as reuniões da autarquia sejam transmitidas via internet ... um projecto de democracia aberta , sem dúvida pioneiro e a elogiar !


Embora considere que tal pode ter o efeito contrário de inibir as pessoas a mais esta forma de "exposição" que depois tem entre outros , o risco do Youtube... não há bela sem senão!
______________________________________________

DESTAQUE


Do fôlego desta nova geração , na crónica de rádio do Vereador Samuel Cruz, publicada no blogue Rumo a Bombordo.

8 comentários:

Anónimo disse...

É com oposiçao destas que a CDU esta e vai continuar mais 30 anos.

Anónimo disse...

"Será que nos querem fazer relembrar um caso de triste memória ocorrida nos Bombeiros Voluntários do Seixal ocorrido ainda não há muito tempo em que alguém “desviou” uns largos milhares de euros e ninguém com responsabilidades dentro da instituição ousou participar criminalmente contra ele? Porque teria sido? O senhor sabia demais?
A população do Seixal também, neste caso, quer que a verdade venha ao de cima doa a quem doer e exige do Senhor Presidente da Câmara que exerça cabalmente as funções para que foi eleito, não assobiando para o lado em questões que parecem indiciar bastante gravidade, a levar em consideração o elevado aparato policial que visitou a Câmara."in Rumo a Bombordo


Ninguém interpela a CM do Seixal por isto??

Anónimo disse...

Ê pá! Não era precisa tanta mariquice que, além do mais, custa uma pipa de massa.

Live streamming custa caro, mesmo com o recurso ao software livre (Shoutcast/Icecast).

Era bem mais fácil transporem as gravações das reuniões de Câmara (todas e não só as públicas) e das Assembleias de Câmara para OGG e/ou MP3 e colocá-las disponíveis na internet. Muito mais fácil e muito mais barato.


Além de que a transmissão em directo pode ter problemas legais, de que o uso abusivo via Youtube é só uma das variáveis.

Até mais.

Anónimo disse...

Já agora:

Shoutcast: http://www.shoutcast.org/
Icecast: http://www.icecast.org/
Theora: http://www.theora.org/

Para disponibilização e audição das gravações sugiro:

XSPF: http://www.xspf.org/

O que não faltam são aplicações livres para usar este formato de lista.

http://www.xspf.org/applications/

Ana disse...

Parece ser um ponto assente que a descredibilização dos partidos é total, ´penso que o exemplo disso é o resultado da abstenção, não acredito que só pelo simples facto de termos planeado uma série de novas infrastuturas para a margem sul venha trazer uma alteração de resultados, há que e porque o tempo já começar a ser pouco de começarmos a pensar em alternativas, pois caso contrário iremos ter mais do mesmo.
É preciso começar a planear o futuro, seja com listas de cidadãos, seja com listas únicas apartidárias com participação aberta a todos os cidadãos partidários ou não. Os partidos da oposição deveriam fazer como tem sido feito em muitos lugares deste mundo esquecer por uns momentos o que os dividem e trabalharem no que naquilo que os unem.
Para um primeiro passo sou da opinião que se deveriam juntar em reflexão pessoas das várias sensibilidades e procederem a um "brainstorming" de ideias.
Estou de acordo quanto ao desenraizamento, ele é a consequência das urbanizações caóticas que foram nascendo sem qualquer suporte qualitativo, a única razão que levaram as pessoas a virem para esta banda foi o preço das habitações e mais nada, pois verdade seja dita havia muito pouco para oferecer para além disso.
Gostaria como munícipe do Seixal de saber o que está efectivamente a acontecer nos Bombeiros Voluntários do Seixal, mas é mais fácil de saber o que se passa num munícipio que governado pelo PS ou pelo PSD do que um da CDU (PCP), pois o PCP sempre se encarrega de efectuar a devida denúncia (que eu acho muito bem), só é pena que os outros partidos não façam o mesmo em relação aos da CDU (PCP), e a CDU (PCP) não se regule pelo mesmo procedimento, por onde andam os valores éticos do PCP, só se aplicam quando são do seu próprio interesse?
Partidos da oposição, cidadãos do Seixal é tempo de mudar, mas de mudar para melhor, pois como canta o Sérgio Godinho " Para melhor está bem, está bem para pior já basta assim"

Anónimo disse...

Ana estou de acordo consigo há que unir esforços para que a alternancia democratica no concelho seja uma realidade. A politica da CDU está à vista é possível ver e sentir os estragos que fez. Os municipes deste concelho têm direito a ter voz a serem informados e a terem condições de participarem na vida cívica do concelho do Seixal, o que até agora devido ao controle comunista de todos as estruturas quer associativas, quer camararias ou outras não foi possível. É tempo de mudança, mudança para melhor até porque para pior só ficando mais quatro anos com a CDU. A nova geração da politica PS e PSD têm aqui um papel muito importante unindo-se numa só luta a de libertar o municipio da politica desastrosa do PCP. Sobre a lista de cidadãos independentes não tenho opinião formada sobre se ajuda ou não à derrota da CDU. No entanto, toda a participação civica é importante e com brainstorming, ou estados gerais municipais seja o que for o que é importante é que as pessoas pensen, encontrem-se e discutam os problemas do concelho. Eu vou recomendar a cada amigo meu que leia este blog e participe e espero que todos os outros façam o mesmo em prol do direito que esta população do seixal tem de ter liberdade para poder escolher o que quer para o seu municipio e deixar de ter uma maioria com 20% dos votos.
"É tempo de mudar"
Um abraço.

Ponto Verde disse...

Agradeço os excelentes comentários, nomeadamente os dois últimos .

Agradeço também as sugestões do Mário Silva que espero sejam lidas por quem de direito possa valorizar a transparência permitida pela tecnologia.

Anónimo disse...

Opss!!!!!
Com meninas...não se brinca.
Vamos nessa????...Temos MULHERES com fibra para avançar???