segunda-feira, outubro 29, 2007

MARGEM SUL REFLORESTADA GRAÇAS À VISÃO


Visão, o número verde - 1exemplar=1 árvore- fotografado nas zonas do Seixal recentemente ardidas e desflorestadas na zona protegida da Flôr-da-Mata / Pinhal dos Frades, a candidatura da Câmara do Seixal é para reflorestar estas zonas ? É preciso a Visão para a CMS cumprir a lei?



Deixámos o tema a marinar até hoje propositadamente. A Revista Visão desta semana , como noticiámos com rasgados elogios no passado sábado, editou uma edição "verde" dedicada ao ambiente.

A edição desta semana vai contribuir com uma árvore por cada número vendido.


Essa edição da revista Visão trouxe também novos espaços na Internet como este (clique) onde entre outras iniciativas a propósito deste numero especial e a tal iniciativa, 1 Visão = 1 Árvore é apresentado a lista das autarquias aderentes a este projecto - pode ver aqui (clique) - Foi com surpresa que vi que na margem sul os municipios de Almada e Seixal (só ?) tinham aderido á iniciativa.

A surpresa é maior, até porque são municipios com um saldo amplamente negativo quanto à floresta, ambos os municípios têm fomentado uma delapidação grosseira e massiva da floresta fomentando a urbanização selvagem e a massificação urbana. Um é campeão nas boas contas, o outro parece que não...

Adquiri assim com duplo prazer a edição desta semana da Visão, e gostaria de informar a Visão e a Câmara do Seixal que gostaria que a àrvore a que "tenho direito" (pela compra da revista) seja plantada na Flor-da-Mata pelas razões que a seguir invoco , e são elas :

1 ) É uma zona verde protegida no Plano Director Municipal, a sua definição é Mata e Maciço Arbóreo.

2) Nas Matas e Maciços Arbóreos não é permitido, desde 1993, construír , são espaços de reconhecido interesse ecológico e a preservar para futuras gerações .

3) São também espaços em que, em caso de incêndio há a obrigatoriedade de reflorestar, ora reflorestar é precisamente o objectivo desta iniciativa , e incêndio de grandes proporções foi o que ocorreu de novo este ano nesta floresta.

4) houve também nesta área protegida um proprietário que arrazou literalmente cerca de dez hectare de floresta (pinheiros e sobreiros) ... seria também um excelente momento para obrigar esses senhor a cumprir a lei ...

Agradeço à Visão a iniciativa e o compromisso das autarquias de Almada e Seixal , o país inteiro vai ter os olhos postos nela e nas autarquias que se comprometeram a no total plantarem 100 mil novas árvores nos seus municípios, lanço até o desafio de além destas 100 mil árvores , as autarquias disponibilizarem todo o stock de árvores autóctenes existentes nos seus viveiros!

E deixo à Visão o desafio de monitorar à posteriori a dita "reflorestação" nestes municípios abrangidos e até fazer a comparação com o passado recente em termos de àrea florestal...no Seixal as áreas a que me refiro são as mencionadas na imagem de satélite.

Em Almada, repôr as árvores incompreensivelmente cortadas por causa das obras do MST já seria um princípio...

4 comentários:

Anónimo disse...

Coitadinhas e pobrezinhas das câmaras de Almada e Seixal que precisam dos leitores da Visão para reflorestar os seus concelhos.

Anónimo disse...

Parabéns pelo post.

É uma matéria que no minimo suscita interesse. É para ver como a tentativa da CMSeixal em fazer um pouco de publicidade pode sair furada.

Parabéns.

Anónimo disse...

A época é de purga e os camaradas estão de novo calados não vão ter o mesmo fim da Kamarada Mesquita, no Seixal o último foi o kamarada Brázio. O Joaquinzinho está aqui está no poleiro do Alfredo, até lá bico calado mas ainda vão caindo nas gafes como esta da Visão, quero ver como é que vão dar volta ao assunto.

Luis Eme disse...

Bela reportagem!