
Que tal uma central solar fotovoltaica composta por 52300 painéis gerando 11 MWp de potência, com uma produção por hora de 20 GW e uma produção anual esperada de 21 mil MWh representando uma poupança em petróleo de 1720 toneladas (12 556 barris ano) e evitando o lançamento para a atmosfera de 19 mil toneladas de CO2 por ano???
Relembro para as contas acima que actualmente o barril de petróleo ronda os 80 dólares!

Cá pela margem sul, as autarquias estão mais interessadas em interagir entre si e buscar investimento, não a este nível exemplar, mas no imobiliário ,nos parques logisticos , nos parques temáticos... nas obras publicas baseadas no betão e no alcatrão e claro...nas rotundas!!!
Sobre os Parques temáticos, independente da orientação politica, são , esgotadas as rotundas, os pavilhões multiusos e as piscinas municipais... o ultimo bibelot para as promessas eleitorais que começam a despontar, na Moita aguardamos a prometida abertura do Parque da Lusitaniedade, que deverá ser para breve...isto segundo o prometido...felizmente que parece ser mais um nado morto...mas outras autarquias e outras forças politicas navegam na mesma ausência de ideias.


Transformem esses espaços que podem ser também de lazer, que podem ser também espaços verdes num verdadeiro "parque temático", cujo tema será a "Qualidade de vida" e "A educação humanista" ou a "Ecologia e sustentabilidade ambiental" ...
Isto é o que precisavamos que já estivesse a funcionar e não uma margem sul mesclada de Luna Parques, de Shoppings, de Condomínios ou de Outlets e muito menos de Parques Temáticos alienantes e estupidificantes, para isso o país já tem o Futebol e os dez estádios construídos para o Euro 2004!!!
Relembro as áreas brutais , os "vazios urbanos" ou "espaços abandonados" que tanto incomodam os nossos promotores imobiliários , por exemplo as centenas de hectares ocupados pela Lisnave, pala Siderurgia, pela Quimiparque ou ainda as centenas ocupadas pelos areeiros abandonados do Seixal...
4 comentários:
Então e começar-se a encher de paineis solares os terraços dos edifícios construídos? .. com a quantidade de edifícios bonitos feios assim assim que há pela margem sul, de certeza que dá para ser autosuficiente e até exportar para a china ;)
Bravo, Ponto Verde.
Excelente contributo nos dá a todos.
Alguém do Executivo apreenderá as suas palavras neste post?
O futuro, nestas questões ambientais é já ontem...só não percebe quem não quer.
"evitando o lançamento para a atmosfera de 19 mil toneladas de CO2 por ano???"
Pouco mais do que a CMMoita vai poupar com a troca de 18 viaturas.
http://berbequim.wordpress.com/2007/09/24/10000-toneladas/
;))
Decreto-Lei n.º 340/2007, D.R. n.º 197, Série I de 2007-10-12
Ministério da Economia e da Inovação
Altera o Decreto-Lei n.º 270/2001, de 6 de Outubro, que aprova o regime jurídico da pesquisa e exploração de massas minerais (pedreiras)
http://www.dre.pt/pdf1sdip
/2007/10/19700/0733707374.PDF
Enviar um comentário