domingo, outubro 14, 2007

POLO NORTE DERRETE E ALIMENTA DISPUTA


















O Verão que há pouco nos deixou permitiu fazer mais um balanço dramático dos efeitos crescentes das alterações climáticas.

No Polo Norte este ano, segundo dados da Agência Espacial Europeia (ESA) derreteu tanto gelo como nos dez anos antecedentes, permitido pela primeira vez a navegabilidade da chamada Passagem do Noroeste.


As observações da ESA confirmam que é superior ao previsto, a rapidez com que o gelo do Ártico se está a derreter, sendo o seu desaparecimento à média de cem mil quilómetros quadrados por ano.

Este Verão desapareceu qualquer coisa como um milhão de quilómetros quadrados, sendo agora de três milhões a camada que cobre o Ártico.

Este derretimento permitiu a abertura de uma passagem entre a Groenlândia e o Estreito de Bering, abrindo uma disputa internacional entre o Canadá, os Estados Unidos e a União Europeia, o Canadá reclama a soberania daquela passagem , enquanto que Estados Unidos e Europa entendem tratar-se de uma passagem Internacional.

4 comentários:

Anónimo disse...

A JSD Almada atravessa um período eleitoral que termina dia 20 de Outubro.

A nossa lista candidata (lista J), por uma atitude de respeito pelos cidadãos almadenses, sente o dever de o comunicar afim de esclarecer a pesada ausência no blog. Bem como dar a conhece uma equipa interventiva para uma Almada melhor.

Para mais esclarecimentos:
site http://lista-jota-jsdalmada.pt.vu

ou o e-mail
listajota.jsd@gmail.com

Anónimo disse...

Agora já não é só a "malvada" NASA a dizer isto nem são só as suas "falsas" imagens.

Sempre gostava de saber o que pensam certos colectivistas sobre o assunto.

Anónimo disse...

Atenção! Dia 15 é Blog Action Day!

Não esqueçam...

Anónimo disse...

CMSeixal - os especialistas da propaganda

A CMSeixal demonstra mais uma vez que pôr Outdoors a fazer promessas e proaganda é a prioridade, começar/acabar as obras é o menos relevante.

www.juventudeseixal.blogspot.com

www.jsdseixal.com/blog