quinta-feira, dezembro 14, 2006

SEIXAL O VERDE ("DE ABRIL") SÓ PARA RICOS























Quinta da Trindade / Centro Estágios Benfica - Caixa Geral Depósitos - O minimalismo do projecto apresentado na publicidade é - não inocentemente - redutor, acerca da realidade do terreno onde se vai implantar.
Era uma vasta àrea arborizada! Havia uma dezena de majestosas palmeiras centenárias que foram arrazadas, zonas de cultivo e pomar da antiga Quinta, bem como dezenas de sobreiros e outro arvoredo.
Um crime ecológico em nome do dinheiro e contra o Seixal. A imagem aérea mostra bem a valia do terreno , apartir do que não foi arrazado (canto inferior direito) é possível extrapolar para o que existia e que agora é chamado pela publicidade de "reserva de sobreiros" , francamente!!!


Denunciámo-lo desde a primeira hora, desde o negócio Vale e Azevedo - Euroárea , com o Presidende da Câmara do Seixal a lançar a primeira pedra de mão dada com o presidente presidiário, depois "mudaram" oportunamente os actores no jogo e entraram grandes investidores imobiliários espanhóis.

O negócio foi aqui amplamente escalpelizado, denunciada a frente de betão que mudará a face daquela zona, de patrimonial e natural importância para o Seixal , a verdadeira Quinta da Trindade (Património Municipal) ao abandono pela autarquia, mais interessada em ceder aos interesses imobiliários em jogo...e ao show-off dos directos das conferências de imprensa de Luís Filipe Vieira.

A construção iniciou-se, sem admiração, pois é a única razão do Benfica ali estar, por sua vez o Benfica levou a autarquia a tudo ter cedido com uma enviezada noção do que é serviço público e património de todos. Vejamos então o que é que a autarquia trocou por 24 hectares de terreno arborizado e centenas de sobreiros, em zonas que eram também de reserva agricola.

Já aqui denunciámos que por igual área de construção...

Sabemos agora mais em pormenor que se trata de condomínios fechados ... com " Espaços Verdes Exclusivos
"A Presença e o Equilíbrio da Natureza em cada zona ajardinada, com acesso restricto a residentes " , que , inclusivamente com "jardins e envolventes que inclui reserva de sobreiros" , uma "reserva de sobreiros"... que se trata tão só dos que escaparam à implantação dos 24 hectares de urbanização...

Temos depois o " O Clube Quinta da Trindade
O espaço que agrega 2 Piscinas, 1 Court de ténis, 2 Campos de Padél, 1 Putting Green, 1 Health Club, 1 Restaurante com Esplanada e uma Sala de Festas, tudo com Magnificas Vistas para o Tejo" ...só para residentes, dos condomínios fechados!!!

Tem também "um jardim de uso exclusivo dos residentes em cada condomínio..." dos ONZE CONDOMÍNIOS PRIVADOS" !!!

Ou seja , é um projecto tipo da América Latina , o modelo em que a autarquia do Seixal está a transformar este concelho. De um lado constrói guetos para pobres , desfavorecidos e "diversas etnias", no meio de um pinhal longe de tudo.

Do outro constrói um gueto fortaleza para ricos, perto de tudo, ou como informa a publicidade "Proximidade e Mobilidade, com a conveniência de serviços que se encontram dentro do espaço, como a creche, o supermercado, os restaurantes, o ginásio, o clube desportivo, etc e porque se situa na margem sul do Tejo, junto ao Rio e às principais acessibilidades (o Barco, as pontes, a rede Viária), na Baía do Seixal" , depois permite a destruição ambiente de Reserva Agricole e Ecológica em troca de "jardins privados".

Este projecto é uma afronta para o Seixal e para os Seixalenses e a forma como estes autarcas gerem o concelho, uma porta sem saída para as próximas gerações que vão herdar todas estes desigualdades, todas estas perversões!

Se duvida, veja aqui a promoção do projecto (clique) , promoção à qual escandalosamente temos visto os autarcas associados (clique) !!!

É a isto que chamam " UMA AUTARQUIA DE ABRIL " ? - Deixem-me rir!!!

____________________________________________

Mas depois de em comentários aqui deixados, membros do PCP , autarcas eleitos da região, virem defender as mesmas posições de George Bush (veja- clique) , contra Al Gore sobre as alterações climáticas, já nada me admira!!!

22 comentários:

Anónimo disse...

Enquanto residente e Seixaleiro apenas lamento toda a negligência e indiferença com que as populações do Seixal lidam com a situação, senão vejamos:

Os clubes do concelho só têm a perder com a chegada do Benfica ao Seixal, ou por ventura acham que o Alfredo e sua "entourage" irá tratar o Benfica e os restantes de igual forma. De qualquer maneira eles também são culpados: do silêncio e da subsidio-dependência do orçamento camarário (no caso do Seixal até o presidente chegou a ser um manda chuva da autarquia).

Ao Seixal, enquanto freguesia restará ser engolido pelas urbanizações e pelos residentes "target" destes blocos de betão: classe média Lisboeta em fuga de Telheiras e fanáticos Benfiquistas com sonhos de barbas grandes. A nós Seixalenses resta juntar massas e fugir para um concelho menos densamente habitado, com sorte até com alguns autarcas cá do burgo como vizinhos(sim, porque eles sabem a merda que cá fazem).

Como se diz na política, falta a vaga de fundo que os arrase. Uma esperança existe! os novos moradores certamente não irão votar na CDU, só porque os pais o fizeram!

Anónimo disse...

Tudo isto é vergonhoso, o Seixal ao abandono e dão o que resta de natureza para os grandes interesses imobiliários que nem são portugueses. Ontem vinha no jornal que as grandes fortunas espanholas recentes vinham da construção, e não é que são os paspalhos dos comunistas portugueses a contribuir?

Caparicano disse...

E o mesmo modelo se espera em Almada com o aparecimento de condomínios fechados um pouco por todo o lado. Aroeira, Verdizela, Capuchos, Trafaria, ...

Já não se esconde as desigualdades.

Anónimo disse...

O Caparicano devia saber os limites geograficos do concelho de Almada, é que a Verdizela faz parte do concelho do Seixal. Acresce que não sei onde é que estão previstos condominios privados na Verdizela.

Papoila disse...

A Quinta da Trindade, ao contrário do que a autarquia diz, é um projecto apenas para uso privado e não tem nenhuma mais valia para os restantes munícipes.

O que está mal é a CMS não assumir que tal projecto apenas irá servir quem compra uma casa ali e não existe construção de qualquer tipo de infra-estruturas para o resto da população.

Anónimo disse...

A Quinta da Trindade é a única urbanização equipada à partida com ciclovias, mas se calhar até vão ter portagem, tal o carácter elitista do projecto.

Já agora pergunto, está incluído algum kit-sócio para quem comprar um apartamento ali?

Este é um modelo de cidade a evitar, pobres de um lado ricos (e membros do partido) do outro.

Os pobres à sua sorte, longe de tudo.

os ricos barricados em condomínios fechados servidos por barco (um equipamento de TODOS) servidos futuramente por Metro (um equipamento de TODOS) ao lado de um equipamento desportivo (que não devia ali existir por ser uma reserva Agricola-Ecológica de todos os Seixaleiros) e também incluído o Património (Munidipal de TODOS) que é a histórica Quinta da Trindade).

Ou seja , o cidadão do Povo contribui com os seus impostos para equipamentos de TODOS, para chegar aos condominios passa por infraestruturas que são contribuídas por todos, mas os jardins, os equipamentos serão só para os ricos que ali terão poder para comprar, jogadores de futebol e outra Máfia associada em primeiro lugar certamente.

Este é um modelo sem saída, estes são uns autarcas sem futuro, este será um buraco em vez de um país.

Há algum tempo que não vinha aqui, porque onde vivo, não é nenhum condominio de rico e tenho dificuldades para aceder à .Aproveito no entanto para salientar o serviço cívico que este blog continua a prestar como voz livre e independente nesta região.

Bom Natal para Todos.

nunocavaco disse...

"voz livre e independente nesta região."- ponto verden com mais um nome inventado

:)

Ponto Verde disse...

Este senhor militante do PCP Nuno Cavaco, defensor da voz do dono é que nem inventado, pois a realidade ultrapassa de longe a ficção:
- Se escrevesse que um fervoroso militante comunista defendia as ideias fascistas de um George Bush, ninguém acreditaria!
Se a isso somasse a defesa que esse militantee dirigente comunista faz neste post de um investimento espanhol e da banca nacional de condominios privados só para ricos, diriam que devia estar doido varrido!
No entanto é isso que assistimos, o militantes e autarquias PCP a defender projectos do grande capital e o lobbie das petroliferas.

Anónimo disse...

Este ponto quere passar-se por sonso!
Oh meu...há uns textos para cá, já verbizavas a situação caracterizando as Autarquias S.A., os presidentes comunistas de autarcas S.A., melhor
C.E.O(Chief Executive Officer)!!!!
Agora, mostras-te surpreendido com a internacionalização globalista da autarquia dita Comunista do Seixal, com o capitalismo multinacional????
Então???... e os artigos em que vieste sucessivamente a descobrir as melhores relações entre os comunistas e as multinacinais dos hiper,s e ciª!, etc , tec....
... e os soberbos defensores da filosofia e prática dos autarcas comunistas,os acólitos delfins candidatos à renovação no prec do PCP-"BUSHILVA" e "BUSHAVACO"
Oh meu!!!... "ALVERDE" é por essas e por outras que os delfins comunistas da margem sul te combatem como INIMIGO DE CLASSE (não passa de um proletário), e que cada vez mais aguerridamente se enleiam com os NOVOS AMIGOS COM CLASSE

Oh meu... meu "ALVERDE",qual é a tua profissão???? Vá lá... eles falam com o teu patrão... forjam-se uns interesses...levas uns trocos...talvez até um passe para levares a familia, lancheia e o cachorro aos greens do condominio ... e "bushcomunisticamente" ficamos todos satisfeitos!

Anónimo disse...

Nuno , o autarca e pensador no seu melhor, confundindo onze condominios privados com "um parque urbano":

"Bem, não vale a pena. Até um parque urbano tem interesses imobiliários por detrás. Os autarcas, S.A. que o ponto fala existem sim mas na América que ele tanto defende. Existem na cabeça do Al Gore que concorda que se comprem cérceas e outras pequenas coisitas. Não é sério e não vale mais a pena perder tempo com quem não é sério.
11/22/2006 05:59:55 PM "

Anónimo disse...

Faz cá falta é o Doutor deputado municipal não avençado Silva, já estamos com saudades das suas barbaridades. Ou já foi nomeado para substituir a atriz Odete?

Anónimo disse...

No projecto defendido pela Câmara Municipal do Seixal ,para a Urb.Social da Flor da Mata, em 2000, os prédios eram de sete andares.
A cércea máxima na área era e que eu saiba ainda é de 12 metros!!!!!
Grande defensor desse projecto, o nosso actual vereador do urbanismo.(Não , não diga que não ... que peço ao ponto verde para pôr a entrevista na TV"
Bem!Não, não concordo " que se comprem cérceas e outras pequenas coisitas."
Portanto estou de acordo com o Nuno Cavaco.
mAs, se no seu douto entender quando essas coisitas ocorrem são resultado de " compras"....

Bom!se vossa Mercê o diz....

Anónimo disse...

Os Camaradas hoje estão calados que nem ratos de esgoto, ordem do partido, tema tabu. Será que houve financiamento partidário com este negócio? Então e só o Vale é que vai de cana?
O comprometimento desta gende é de um silêncio ensurdecedor, vejam as bocas qua aqui vieram amandar, que a Verdizela não é Almada e que há nomes inventados. Comprometidos até às orelhas.
Na Moita o povo vai ser recebido pelo presidente da república. A pouca vergonha está a dar que falar como na Flor da Mata.

Anónimo disse...

Poder Local

Faz hoje trinta anos que a FEPU venceu as eleições autárquicas no nosso concelho e na nossa freguesia, Eufrásio Filipe e o Zé Jorge os respectivos cabeças de lista das primeiras equipas que comandaram os nossos destinos, no concelho do Seixal e na freguesia da Aldeia de Paio Pires.

Embora tenham existido alguns erros ao longo dos anos, não temos duvida nenhuma que o poder local e a população têm sido os grandes responsáveis pelo grande desenvolvimento do nosso concelho, certamente que o nosso concelho não seria hoje o mesmo sem o poder local democrático, apesar de ter sido afectado pelo fecho das grandes unidades industriais que empregavam grande parte da nossa população. Por isso mesmo tanto o PS como o PSD têm tentado aniquilar e descredibilizar o poder autárquico, quando o caminho deveria de ser uma maior responsabilização e independência do poder local através de uma delegação de competências e verbas do governo central para o município e deste para as freguesias que são quem está mais próximo do povo e que melhor conhecem os seus problemas, neste momento assistimos precisamente ao contrario a uma cada vez maior centralização nos gabinetes dos senhores ministros e secretários de estado que nada conhecem e sabem da nossa realidade, ou melhor sabem mas fingem não conhecer.


Aliado a esta situação não será alheio o facto de que tanto ao PS como ao PSD, lhes custa perder eleições e enquanto virem a sua hegemonia posta em causa tentarão sempre dificultar o poder local, por isso é importante que nós que achamos que tão importante como o voto de quatro em quatro anos ou cinco em cinco consoante a eleição, também conta a efectiva participação do povo nos destinos do país, nunca nos esqueçamos que mais importante que ganhar ou perder uma eleição é ser fiel aos nossos princípios e agirmos de acordo com os nossos valores.
http://aldeia-paiopires.blogspot.com/

Anónimo disse...

Ficámos muito satisfeitos pela aprovação do Estudo de Ordenamento Urbano e Paisagístico para a zona da antiga Siderurgia Nacional, esperamos que o plano de pormenor se desenvolva e que o governo o aprove, para que este projecto que é importante não só para a nossa Aldeia de Paio Pires, mas para toda a região possa ser integrado no próximo quadro comunitário.

A favor votaram CDU 21, PS 4, BE 3 e contra PSD 6, PS 3 e houve um do PS que se absteve. Esta divisão no PS demonstra bem o que são as estruturas locais do PS que num projecto estruturante como este não conseguem ter uma visão conjunta, votam de acordo com os seus interesses dentro do partido.
http://aldeia-paiopires.blogspot.com/

Anónimo disse...

Pelos comentários anteriores vemos qual a perspectina de desenvolvimento e de qualidade de vida vista de Paio Pires. regozijar-se por a Siderurgia vir-se a transformar em mais terreno de construção...tem alcance, o memso alcance de o Seixal ter com responsável máximo pelo urbanismo, um serralheiro mecânico.
O Poder local do Eufrázio de há trinta anos é bem diferente do Alfredo Monteiro de hoje, e não havia obras faraónicas como as novas oficinas ou os novos paços do Concelho feitos de conluiu com o grande capital e a serem pagos pelas próximas gerações.
O Silêncio do PCP sobre esta noticia do A-Sul, neste dia , é de uma gravidade extrema. O silêncio dos culpados e dos covardes.

Anónimo disse...

Se são eles os os eleitos, é natural que apliquem o seu programa.De zona protegida para... de parque urbano... condominio fechado...mais lógico!!!!!
Programa do PCP
Portugal - Uma Democracia Avançada no Limiar do Século XXI
II - Portugal:
uma democracia avançada no limiar do século XXI 3º

8. O direito a um ambiente sadio e ecologicamente equilibrado visa garantir a cada cidadão e a cada comunidade uma vida em harmonia com o meio natural, os seus recursos e espécies, condição essencial ao seu equilíbrio físico e psíquico e aos das gerações vindouras.
O direito a um ambiente sadio ecologicamente equilibrado será assegurado:

• pelo planeamento e análise conjunta de todas as políticas sectoriais e do ordenamento do território, dos seus impactos sobre os recursos naturais e o ambiente e sobre o uso e ocupação do solo;
• pela gestão racional, integrada e democraticamente participada dos recursos naturais dos ecossistemas e o rigoroso controlo da sua capacidade de renovação;
• pelo combate coordenado, aos níveis nacional e internacional, às graves situações de degradação ambiental, nomeadamente à poluição dos cursos de água e zonas costeiras;
• pela extensão coordenada a todo o território nacional das redes de saneamento básico, de distribuição de energia, do controlo da poluição atmosférica, dos solos e dos recursos hídricos;
• por uma política urbanística que garanta às populações das cidades um ambiente urbano equilibrado e saudável;
• pela promoção da actividade científica no domínio do ambiente e de áreas correlacionadas, de divulgação dos trabalhos realizados e da participação de cientistas na definição e acompanhamento das pesquisas;
• pela divulgação das questões ecológicas através do ensino.

Anónimo disse...

brilhante o ponto verde a ler o programa do PCP! Pode ser que aprenda alguma coisa! Isto se o souber ler, porque quem vai ler o programa do PCP de forma capciosa como ele o faz... Quanto à Quinta da Trindade, parece que o ponto verde está com urticária por não poder comprar uma casinha, mas tem calma rapaz se continuares a difundir as mentiras, da maneira que o tens feito, o Sócrates paga-te dinheiro suficiente para ires a correr comprar uma casinha à Quinta da Trindade...
PS: Parece que durante o dia ouve aqui uma diarreia colectiva!

Anónimo disse...

não sou o ponto verde .
ponto final.
não há qualquer leitura do programa do PCP- é uma transcrição - sem alteração de uma única virgula.
ponto final.
Se o camarada considera que o programa do PCP se confunde com papel higiénico....
não é certamente o único.

Anónimo disse...

Se tu não és o ponto verde, eu sou o papa...

Anónimo disse...

Amen!

Anónimo disse...

O Camarada que acusa o Ponto Verde de "urticária por não ter uma casinha na Q.T" deve estar a regozijar-se por o seu partido lhe ter facultado já uma (a ver pela conversa deve ser assim que a coisa funciona), ou aínda não atigiu o topo e garantiu-lhe só uma para "Jovens casais " na Flor da Mata, mas olhe que vai ter como vizinhança os actuais residentes de Vale de Chícharos cuja autarquia em gesto racista apelida de "várias etnias" , não se deixe levar na conversa do Camarada Jorge Silva que é o mentiroso de serviço para o serviço em questão.
Ou então é daqueles quadros da Câmara e/ou do Partido com terreno na Quinta dos Franceses que na melhor oportunidade é para construír? Onde os Seixaleiros pensam que vai continuar a ser um jardim.

Os jardins e espaços verdes agora no Seixal são só para Condomínios fechados não é?