quarta-feira, dezembro 20, 2006

PONTE BARREIRO-CHELAS INTERESSES A NORTE ... E A SUL?












Master Plan
da Quimiparque, mais um El-Dorado imobiliário à espera da nova ponte Barreiro-Chelas.



A novela da aprovação de uma urbanização em Marvila, no exacto local onde vai passar a futura travessia Barreiro-Chelas é só mais uma história do género. Alguém alguma vez se deu ao trabalho de investigar as transacções efectuadas por altura da decisão da construção de uma infraestrutura, de uma simples estrada a uma ponte? Já alguém se deu ao trabalho de investigar quem recebe as indemnizações devidas a quem é afectado pela escolha de uma localização em deterimento de outra?

Não sei de facto se há motivo para suspeição!!! Espero que não, mas ao consultar determinados documentos, nomeadamente de uma ("simples") alteração de uso do solo a propósito de um plano de pormenor, em que, logo que há um "pré-protocolo de acordo" num terreno protegido , para alteração para terreno de construção... com oportunas mudanças de proprietário...básicamente ganhando alguém uma taluda, como neste caso no Seixal (clique) ... é legitimo ao cidadão neste reino da impunidade, desconfiar!!! Sobretudo quando há
off-shores à mistura...

Há aliás uma teoria da conspiração sobre os interesses subjacentes à saída do aeroporto da Portela para a Ota, como há aliás sobre outras decisões que envolvem grandes obras, ou mesmo obras "menores" , como diz o povo, não há ponto sem nó, veja-se o caso do Centro de Estágio da Caixa Geral de Depósitos.

Mas não fugindo ao tema da Ponte, a questão da margem norte , entre a Lismarvila e a Câmara de Lisboa, sobretudo graças ao vereador Sá Fernandes, foi devidamente denunciada. Mas é bom não esquecer que uma ponte sobre um rio, une duas margens e que esta ponte vai promover dois grandes empreendimentos imobiliários nesta banda, um é a reconversão daQuimiparque no Barreiro, outro a Siderurgia do Seixal, antigamente havia algum decoro e fingia-se, como em Alcochete e Montijo , com a ponte Vasco da Gama , que ía ser acautelado o ambiente, contida a urbanização, salvaguardada a paisagem e os ecossistemas. Agora perdeu-se por completo a vergonha, a ponte vem lá, com dinheiros da Europa e públicos e já estão engatilhados os grandes projectos imobiliários adjacentes, sempre garantidos pelos difusos interesses adquiridos ou algum vereador ou tecnico superior bem colocado.

OTÁ-rios .... sim OTArios somos todos nós que com os nossos impostos ajudamos à festa!

4 comentários:

Papoila disse...

Realmente é estranho como é que os terrenos em Marvila foram inflacionados na sua venda, aprovados conturbadamente na CML e agora, os promotores do terrenos irão ficar espera da indemnização proveniente da não construção no local...

Anónimo disse...

(…)”Considerando a centralidade estratégica no quadro das regiões europeias que resultou da concretização da Terceira Travessia do Tejo (TTT), designadamente a que advirá directamente da Rede de Alta Velocidade (RAVE), e também da relação com a infra-estrutura aeroportuária”(…)

in:

http://www.barreiroweb.com/modules.php?name=News&file=print&sid=170

Ponto Verde disse...

O TGV é um óptimo alibi, mas está claro que a terceira ponte está a ser orientada na lógica rodo-ferroviária, só assim fará sentido mais betão e mais habitação para os QUATROCENTOS E TAL HECTARES da Quimiparque+Siderurgia.

Depois , não satisfeitos com isto as autarquias pretendem urbanizar o que resta de verde nos seus concelhos, mesmo o que era protegido nos anteriores PDM's.

Como há uns anos no Expresso alertava Luisa Shmidt para o Seixal, "não vai sobrar espaço para um manjerico".

Anónimo disse...

Quem ler o estudo feito pelo LNEC vai ficar a perceber da importancia desta ponte para a Peninsula de Setubal,para Lisboa e para o País. No século passado havia na Peninsula de Setubal grandes empresas como a CUF no Barreiro que era a maior de Portugal a 2ª. da Peninsula e a 6ª. da Europa.Havia ainda a Siderugia no Seixal,a Lisnave em Almada e a Setenave em Setubal.Hoje existe sómente a Auto Europa na Zona de Palmela.Desta maneira era a Peninsula de Setubal a locomotiva que puxava pelo País.A Peninsula de Setubal tem que ser vista como a Lisboa 2 se este País quiser ír em frente.Hoje não com industrias como as do passado,mas sim com Universidades,Centros de Formação,Centros de Investigação,Empresas de alta tecnologia etc.É costume dizer que a quem Deus quis bem,que o colocou entre Lisboa e Santarem.Eu digo que a quem Deus quis melhor o colocou na Peninsula de Setubal,mas também digo que neste momento ou se distraiu,ou está de férias,ou se deixou dormir.Esta Zona tem tudo,bom clima,praias,proximo da capital,bons portos de mar o futuro Aeroporto etc..Para que tudo isto volte a funcionar como dantes é necessário para já a ponte Barreiro-Chelas,porque dentro de alguns anos outras se irão seguir.Portugal é periférico em relação á Europa,mas ficamos no centro do Mundo.Temos de voltar a desempemhar o papel que nos coube nos descobrimentos.A Espanha não se deixou dormir e é o 2ºPaís do Mundo com mais turistas.Com os portos de mar de Lisboa,Setubal e Sines,com as logisticas do Carregado e Poceirão,o Aeroporto em Alcochete e o TGV ficamos em condições de atraír pessoas,mercadorias e investimentos.Parece-me que finalmente o País tem um plano e traçou a estratégia.Há quem critique estes investimentos,mas se não forem feitos não vejo grande futuro .Infelizmente temos vindo em termos colectivos,para nós vivermos melhor, a hipotecar o futuro dos nossos filhos e netos.