segunda-feira, agosto 22, 2005

BENFICA NO SEIXAL - O GRANDE GOLPE DO BETÃO




Centro de Estágios do Benfica no Seixal, à esquerda na imagem, e da recta onde evoluirão os bólides dos craques do Benfica temos a Mega Urbanização que caucionou a vinda do Benfica para o Seixal.

Mês de Agosto quase no fim, os clubes cumpriram a pré-época e o campeonato da 1ª Liga iniciou-se, sem que a equipa do Benfica tivesse sequer pisado ainda o novo Centro de Estágios, contráriando o que era prometido a 8 de Junho em todos os jornais.

Como as imagens mostram, tirando a parte hoteleira, tudo parece estar pronto naquele complexo que parece estar apenas a aguardar um melhor timing no calendário eleitoral para ter o mediático pontapé de saída, certamente que com a presença destacada do candidato CDU , actual presidente da autarquia e também grande dinamizador deste projecto, construido em grande parte em terrenos de Reserva Agricola Nacional e Reserva Ecológica Nacional e que comporta uma Mega-Urbanização.

Depois do Estádio Nacional como bandeira do Estado Novo, não há no Seixal memória de um equipamento desportivo servir ideológica e eleitoralmente, propósitos tão além dos desportivos, como este "Centro de Estágios" , e nunca antes se assistiu de forma tão lamentável , uma instituição desportiva encaixar tão despudoradamente em propósitos eleitorais.

Certo que para o Benfica : - Verde , é adversário ,infelizmente parece que mesmo significando esse verde : - Ambiente , pois neste projecto, o verde existente naquela zona, tradicionalmente insalubre, mas ecologicamente importante do Seixal, deu lugar a seis campos relvados junto a uma zona pantanosa e de maus cheiros crónicos, e também a uma Mega Urbanização de 24 hectares (1325 apartamentos em 76 torres de oito pisos, para mais 3500 habitantes a somar a uma zona que agora tem 2500) . Aliás a viabilização pela Câmara do Seixal daquele projecto imobiliário é a pedra de toque da vinda do Benfica para aquele local, um negócio desde o inicio envolvido em muita polémica.

29 comentários:

Anónimo disse...

O autor do blog está muito preocupado com o Centro de Estágios do Benfica. Saberá o mesmo que a parte desafectada da REN ocupada pelo Centro de Estágios não está ocupada com betão, mas sim com campos relvados.
A dor de cotovelo é tão grande que afecta a lucidez!

Anónimo disse...

Esclarecendo o anterior comentário : Um campo relvado não é encaixável em sede de REN, como não é um campo de Golf inserível em sede de REN ou de RAN (brincamos com coisas sérias???), já agora : E a urbanização? É ecologica???

Anónimo disse...

A urbanização não está em REN, mas sim em zona urbanizável...
A dor de cotovelo é tão grande que afecta a lucidez...

Anónimo disse...

Nenhum dos comentários anteriores esclarece nada do que é importante:

- Faz sentido uma terra como o Seixal, tradicionalmente rasa em termos de construção ter torres de 8 andares ali ???

- Era mesmo preciso desafectar a REN para fazer isto com tantos terrenos que há neste concelho ?

- Que mais valias efectivas tem o Seixal com este centro ? E não me venham dizer que tras mais gente e mais comércio.... quanto muito trás mais compradores da bola, do record e de imperiais !

Gonçalo Pereira disse...

Em primeiro lugar, acho pouco corajoso o(s) comentador(es) que ousadamente não assina(m) o seu comentário. Parece-me pouco responsável.
Depois, não vejo motivo para fazer desta apreciação uma questão de Sporting-Benfica. Ou, por outras palavras, concede(m) o(s) comentador(es) o direito a questionar o projecto desportivo e urbanístico sem motivações clubísticas?
Por último, alguém encontra um motivo lógico que justifique desafacter estes terrenos em benefício de um centro de estágio desportivo?
Saudações

Anónimo disse...

A imagem é esclarecedora, não penso que o seixal foi o melhor local o escolhido pelo meu clube, aliás a escolha é de Vale e Azevedo e da direcção da Euroárea em conjugação de esforços com a urbanização Sul na mesa... o novo / actual estádio... enfim uma era negra para o Clube.

O mais engraçado é que o "Centro de Estágios do Benfica" pode nunca vir a ser tal se o naming for para a frente e não percebo como tem que vir sempre betão a reboque. Os apartamentos com "vista" certamente que vão ser um bom investimento.

Já que o candidato do PSD diz que ainda há barracas no Seixal podem afectar um edificio ou um apartamento por edificio, para habitação social. O Meu clube é o clube do POVO e a CDU (em que voto) no poder também. Só nos fica bem!
Lampião.

Anónimo disse...

Tanta gente no Seixal ?

Agora entendo tudo. Isto é tudo um plano da CDU para justificar que o Seixal seja cidade e sede de Concelho !

Amora A Concelho.

Anónimo disse...

Fico à espera para ver se neste blog, vai haver algum post às ideias do PS para a Ponta dos Corvos.

Anónimo disse...

O anterior comentador não está longe da verdade. A CDU criou em densificação uma "hidra de sete cabeças" Corroios, Sta.Marta do Pinhal, Paivas, Amora ... e a freguesia sede de concelho a definhar enquanto as outras ganhavam peso em termos de residentes, daí de repente acordarem para a densificação de Seixal, Paio Pires, Casal do Marco, Torre da Marinha, Farinheiras e quererem até abafar zonas de protecção ambiental como a Flor da Mata densificando com mais habitação. Isto não é de gente séria! Isto não é a pensar no povo, só na continuação no poder.

Anónimo disse...

Gente séria é colocar 500 milhões de euros em betão na Ponta dos Corvos.

Anónimo disse...

Eles a fugir ao tema deste post, o cambalacho com o Benfica e Euroàrea.

Já agora quem pagou o folheto do Expresso? O Grupo ASilva e Silcva que lá "anunciou"?

E as obras da Marginal da Amora ? É verdade que é o Hipermercado Leclerc que se vai lá instalar?

E a Marginal Seixal/Arrentela quem paga ? É verdade que também são parcerias com o grupo ASS?

Este bolo de "parcerias ao ASSilva é por a Câmara estar refém dos compromissos por exemplo com a nova sede de seviços tecnicos, contstruidos pelo ASS e alugado pela Câmara que além da mensalidade MILIONÁRIA deu uma Garantia financeira? É isto verdade?

É o que se diz pelo Seixal e o folheto não esclarece.Vão termuito que explicar e não é só no Seixal.

Anónimo disse...

Não entendo a polémica, o Centro de Estágios foi aprovado por unanimidade na Câmara Municipal e na Assembleia Municipal, ou seja foi aprovado por todas as forças politicas.
Só os flaminguitos`e os lagartos é que vêm polémica.
Ainda esta semana o cabeça de lista do CDS à Assembleia Municipal demonstrou o seu apoio ao processo...
Pelos vistos para o flaminguito o que tem interesse são 500 milhões de euros de betão na Ponta dos Corvos, isso sim é proteção ambiental!

Anónimo disse...

Face ao ultimo comentário só fica provado que os políticos locais da A.Municipal são irresponsáveis.

Se foi aprovado por unanimidade então estamos todos mal entregues !

Bem se vê o que nos reserva o futo, CDU é o que é, e o tipo do PS promete Betão na Ponta dos Corvos.......

Votemos todos em branco.

Anónimo disse...

Estou agradado pela interactividade deste blog. Até parece qua estou aqui a defender o PS! Eh! Eh! Eh! Nada mais longe das minhas intervenções.

Só que para a CDU já votei QB no tempo do Eufrázio, depois disso tem sido o descalabro.

Quanto à proposta do PS para a Ponta dos Corvos, se ela é para ; Reabilitar os edificios abandonados e transformalos em equipamentos hoteleiros pe. Uma Pousada da Juventude, se é para construir ums ciclovia, se é para recuperar o Sapal e criar zonas de protecção (nidificação de aves migratorias) , modernizar os estaleiros e integrar tecnologias limpas para o ambiente, se é para recuperar os moinhos de maré, para despoluir a montante os efluentes que poluem a Baía (Rio Judeu que é um esgoto a céu aberto) , se é para criar um parque de campismo em condições com piscinas para o povo usufruir e não se banhar nas àguas poluidas, com campos de vólei por exemplo (O Seixal poder-se-ia tornar uma potência no vólei de praia) se for para tudo isso os 500 milhões nem vão chegar!!! Têm medo que eles façam tudo isso que nem vos passou pela cabeça fazer em 30 anos???

Anónimo disse...

Bom comentário do Flamingo.... infelizmente acho que não são bem essas as ideias do candidato do PS, nem dos AXL desta zona, para a Ponta dos Corvos.

Anónimo disse...

Não acham estranho que a primeira ideia do PS seja mais betão para a Ponta dos Corvos. Será que a campanha do PS com centenas de outdors não está a ser paga por algum pato bravo com interesses na Ponta dos Corvos. Não nos podemos esquecer que é uma zona muito apetécível em termos de ~especulação imobiliária.

Anónimo disse...

Deixem-me rir! Não é que o PCP está com medo da campanha do PS!!! Tudo indica que a CDU vai perder estrondosamente, mas pensava que seriam os ultimos a admitir. O PS ainda não apresentou o programa, e a primeira posição no sentido de mudar o imutável de há trinta anos levanta esta polémica!!! Deixem-me ,mesmo rir. Eles estão mesmo com medo de perder o controlo da situação! Vejo já uma brigada de limpeza rumo à Ponta dos Corvos, para a semana vou lá ver a diferença e certamente um cartaz do DR.Judas (que preocupado anda com a saude dos municipes) e do professor de trabalhos manuais... Patéticos.

Anónimo disse...

Grande troca de argumentos que este artigo proporcionou....de facto o futebol, os construtores civís e os prédios dão muito que falar.

A meu ver, como um dos argumentos anteriores defende, é estranho fazer chegar tantas casas ao Seixal, ainda para mais em altura, quando a sede de concelho é tradicionalmente diferente do restante concelho.

Não tenho dúvidas que todo este processo não é claro e que há certamente confusões, construtores e interesses económicos fortes por trás disto tudo.

Um dos posts fala do facto de tal projecto ter sido aprovado por unanimidade na autarquia e na assembleia municipal, acredito que quem votou o tenha feito de boa fé, na expectativa de ver um novo equipamento e novas realidades no concelho, mas foi certamente uma má opção.

Facto curioso um outro post ter lembrado que o nome deste equipamento desportivo já ter sido vendido a uma empresa, numa pura acção de branding como muitos outros clubes fazem, nem nisso isto vai servir de promoção ao concelho, pois será sempre anunciado como o centro de estágios PT, o Bes Stadium ou o Repsol Center.

Todos os argumentos de todos os participantes neste post são válidos, mas fica a sensação que há de facto uma negociata grande por trás de tudo isto, não é normal uma terra mais que duplicar o nº de residências apenas por samaritanismo... eu pelo menos não acredito nisso.

Anónimo disse...

Se dúvidas houvesse sobre o conteudo ambiental deste blog, as mesmas ficaram desfeitas com os ultimos acontecimentos. Depois de tantas criticas à pseudo política do betão da CDU, apresentada como crimes ambientais, vemos o candidato do PS apresentar a ideia de betonizar massivamente uma zona do concelho que faz parte da REN. Todavia o blog não faz qualquer referência a essa ideia, e os comentários apresentados demonstram apoio à mesma. Agora o betão já é exemplo de progresso... O que interessa é derrubar a CDU! É evidente que com ambientalistas deste tipo não há ambiente que resista...

Ponto Verde disse...

Em resposta ao "comentário anterior" :

1- A Unica preocupação dos elementos que aqui participam em defesa da CDU tem sido sistematicamente descredibilizar este blog e os seus autores.

2- É óbvio que não conseguiram, pois ele é referência em muitos sites na àrea do ambiente - incluindo o da QUERCUS e mais que isso sabemos que o é pelo numero de visitas e pelos e-mail's recebidos.

3 - Colar-nos ao partido A ou B ,é a discussão mais básica e estéril em que poderiam entrar, tal como dar a orientação editorial ou a linha de discussão, sistemática quando o tema não agrada, em vez de apresentarem argumentos válidos , apresentam um novo tema para a discussão...pensam que iamos caír nessa?

4 - O que nos chegou como proposta de outros partidos para o SEixal, Barreiro, Almada, Moita, Alcochete, Montijo está a ser analizado e será confrontado no futuro e na sua vertente ambiental aqui será dentro do possivel analizado, e não propostas avulsas, apresentadas não se sabe como, como cidadãos preocupa-nos para já o estado a que se chegou depois de uma força politica perfeitamente identificada ter mudado a face da Margem Sul da forma que os senhores defendem e outros legitima e argumentadamente criticam.

5- Esperamos também pelas proximas semanas e pelos encartes no Expresso para conhecer as propostas dos partidos (já que não podem mostrar a obra feita) e também para analizar quem os promoveu ou patrocinou, já sabemos que pelo da semana passada referente ao Seixal, foi o Grupo Económico Capitalista - A.Silva e Silva.

6- continua a nossa duvida de porque é que o Centro de Estágio do/a (?) (falta saber a marca pela qual vai ser conhecido - Ups!!!-) tem que trazer atráz de si 24 hectares de construção em altura e de alta densidade.

Anónimo disse...

Este blog descredibiliza-se a ele próprio, não é preciso qualquer manobra de nenhuma força politica para o descredibilizar...
Fala tanto sobre ambiente, mas não diz em que concelho da área metropolitana de Lisboa se tem melhor qualidade de vida que no Seixal. Fala muito sobre a Europa, e sobre exemplos europeus. Eu também gostava de viver num país do norte da europa, daqueles em que se anda de bicicleta, e em que há ciclovias. Não era tanto pelas bicicletas, mas sim pelos ordenados, muito superiores aos nossos. Mas isto ele não fala.

Anónimo disse...

Excelente o argumento anterior, os ordenados maiores e maior nivel de vida: Só que as bicicletas cá também são baratas!!! E as ciclovias não são custo nenhum então para o esbanja dinheiro da CDU Seixal, é mesmo uma gota de àgua. Talvez o ASSilva forneça as tintas para os riscos do chão

Anónimo disse...

Não é só o nivel de vida que é superior nesses países, é que há menos corrupção -não se dividem concelhos para vender aos do partido que os domina apoia e depois dividir o saque- E os autarcas têm bem maior nivel e conhecimentos técnicos, ou gerem segundo conhecimentos técnicos que não é o método seguido por os Alfredos, Ferreiras Torres, Isaltinos, Fátinhas e outros que tais.

Anónimo disse...

Excelente o comentário anterior, por isso é que o PS tem apoiado Amora a concelho e a CDU tem sido contra. Quanto aos nomes apontados, devem estar distraidos pois não nenhum autarca da CDU a ser investigado por corrupção, os casos de corrupção que tem sido investigados são dos outros partidos.

Anónimo disse...

Vou comentar só para esclarecer uma coisa que foi aqui dita sobre a aprovação por unanimidade do projecto do Centro de Estágios do Benfica. È verdade que foi aprovada por unanimidade sim, mas num projecto onde a densidade de construção era muito menor. Depois vieram os problemas da Euroárea, e Câmara ameaçou seguir ela com o projecto pra frente com a construção de um estádio municipal no local, e aí sim surgiu este projecto de uma construção megalomana, que serviria para captar receitas.

Anónimo disse...

E falso que tenha havido qualquer aumento de construção em relação ao projecto inicial, pelo que o constante no ultimo comentário constitui uma autentica mentira à semelhança de muitas que tem vindo neste blog.

Ponto Verde disse...

Agradecia que elencassem as mentiras aqui publicadas. Atenciosamente.

Anónimo disse...

Mentira nº 1:
Houve aumento da área de construção habitacional, em relação ao primeiro protocolo celebrado!

Anónimo disse...

De onde sera k vem os outdors do PS? Os da CDU vem da contribuição dos militantes do PCP, já os do PS... Será mm k o povo do Seixal vai dar oportunidade a um partido k so pensa nos interesses das empresas e do betão? O povo do Seixal vai confiar na CDU, pq ao contrario dos outros partidos, o PCP e a CDU fazem politicas participadas. Será k o PS vai acabar com os foruns de discussão em k as pessoas tem uma voz a dar sobre os seus problemas.