segunda-feira, outubro 24, 2011

LIXO DE ALMADA É NOTÍCIA



Almada denuncia “pontos críticos de depósito de lixo” na Charneca de Caparica
24.10.2011
Lusa
O presidente da Junta de Freguesia da Charneca de Caparica, a maior e mais populosa de Almada, identificou os “pontos críticos de depósito de lixo” mas diz estar de mãos atadas para resolver o problema das ruas constantemente sujas.
As reclamações dos moradores sobre a ineficácia da recolha de lixo na freguesia passam com frequência pelas reuniões de câmara, pelas sessões da Assembleia Municipal e pela rede social Facebook. Fernando Jorge Fernandes (PS) reconhece-lhes razão.

O autarca explicou à Lusa que a escala dos problemas da freguesia, “que tem quase 30 mil pessoas e ocupa um terço do território do concelho”, é muito diferente da escala dos recursos que tem para resolver esta questão.

Num percurso rápido pela localidade, percebe-se a razão das queixas: atrás de caixotes do lixo, atrás de ecopontos ou mesmo em terrenos baldios há sacos com lixo, restos de mobílias, almofadas, aparas de jardim, entulho “e tudo o que calha”.

“A câmara cedeu-nos um carro de recolha, nós comprámos outro. Ambos circulam pela freguesia entre as 08h e as 16h. No último trimestre recolhemos nove toneladas de resíduos. E mesmo assim não conseguimos resolver o problema”, afirmou.

Fernando Jorge Fernandes assume que “as pessoas são descuidadas” mas está convicto de que “o lixo que vem parar às ruas da Charneca não é só das pessoas que aqui vivem”: “Registámos diversas situações de camiões que vêm descarregar aqui lixo. É fácil, a zona é calma, assim que escurece faz-se bem, ninguém repara”, disse.

“Há sítios críticos de depósitos de lixo. E, o que é pior, de todo o tipo de lixo”, acrescentou, lembrando que “o orçamento da junta de freguesia é magro”. Em 2012 o autarca vai ter que fazer contas a 187 mil euros, “menos do que há dez anos, em que havia 195 mil euros”.

3 comentários:

Anónimo disse...

http://aeiou.visao.pt/a-classdred-bold-stylefont-size12px-displayblock-hrefgenplpstoriesopviewfokeyvsstories629469seixal-boletim-municipal-deve-abrir-se-a-oposicao-erca=f629469


A democracia a ser imposta pela ERC

EMALMADA disse...

Isto só acontece porque a oposição se acomoda, se submete e deixa-se levar pela má (talvez conveniente de ocasião para algumas pessoas) gestão incompetente comunista que não utiliza os recursos disponíveis ou os que deveria usar, para servir as populações que pagam tarifas, taxas e impostos municipais ou nacionais para que o serviço público seja feito a bem e para bem de todos.

Não podemos nem devemos ficar calados diante da incompetência e passividade dos autarcas do executivo camarário.
Temos a obrigação e dever de falar, denunciar e exigir o retorno daquilo que pagamos.
Foram eleitos para nos servir e prestarem serviço à comunidade.

Se se sentem incapazes demitam-se.
O problema está em que os incompetentes raras vezes reconhecem os erros.

Anónimo disse...

Seixal: Boletim municipal deve abrir-se à oposição - ERC



Seixal, 24 out (Lusa) -- A Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) recomendou à Câmara do Seixal (CDU) que promova uma maior abertura às forças políticas da oposição, a par da participação dos partidos nos meios de comunicação autárquicos.

O vereador socialista Samuel Cruz afirmou hoje que, após a participação que efetuou à ERC, a entidade deliberou, na quarta-feira, "instar a câmara a criar uma maior abertura às diferentes forças políticas que intervêm na vida pública da autarquia, promovendo o pluralismo através da participação [da oposição] nos meios de comunicação autárquicos, designadamente no Boletim Municipal".

Contactado pela Agência Lusa, o gabinete de imprensa da Câmara afirmou que "a autarquia desconhece o parecer em causa".

Ler mais: http://aeiou.visao.pt/seixal-boletim-municipal-deve-abrir-se-a-oposicao-erc=f629469#ixzz1bobhCNDA