terça-feira, novembro 18, 2008

UM PAÍS QUANTAS LEIS?


Portugal é um país pequeno , com menos habitantes do que a Grande São Paulo ,mas é uma nação antiga e um Estado de Direito reconhecido como tal.

No entanto parece por vezes haver dois pesos e duas medidas na aplicação das leis, veja-se o caso em análise. A notícia acima publicada no Público de 12 de Novembro dá conta de que da pintura de um mural partidário resultou a condenação dos seus autores, militantes da JCP.


No Seixal (imagem acima) aconteceu exactamente o mesmo e nada aconteceu .

Não deixa de ser curiosa a interpertação da lei feita pela advogada dos "pintores" , a ex. deputada Odete Santos e que pode ser lida no artigo do publico (clique sobre a imagem para aumentar).

A diferença é que a Câmara de Viseu entendeu que o património público estava a ser vandalizado e que estava a ser indevidamente afixada, propaganda politica . No Seixal parece que esse "direito" , por ser o PCP , se sobrepõe a tudo o resto, apesar de perto daquele local, o PCP dispôr de espaço público ordenado (outdoors) para afixação daquele tipo de propaganda.

Ou seja, parece haver quem entenda existir , uma lei e um território do PCP diferente de tudo o resto, com bandeira e tudo ...

Só que , no mundo real, não há territórios exclusivos do PCP ou de qualquer outro partido... Há Portugal , que é um Estado de Direito , pelo menos reconhecido como tal .

Logo , acredito que não haja ninguém acima da Lei... e que mais tarde ou mais cedo essa lei , por vezes sentida como ausente, actue...

Num caso como este, a advogada de Viseu , até poderia brilhar perto do palco da sua festa... mas território de todos.

6 comentários:

Anónimo disse...

E depois aparece vandalizada a propaganda autorizada dos outros partidos.

Anónimo disse...

A única liberdade que estes comunistas defendem é a que está dentro do seu conceito.
Desde que não os critiquem tudo bem.
Não reconhecem aos cidadãos a liberdade de os criticar e de lhes ser oposição.

Jorge Pietta disse...

O PCP não vai perder nunca os tiques de autoritarismo. É simples, eles podem os outros não.

Jorge Pietta disse...

Ao A-Sul.
Espero que a população do Seixal não se esqueça de agradecer o trabalho magnifico que têm efectuado ao divulgar situações menos correctas que inflenciam a vida da população do Seixal. Da minha parte um muito obrigado.

Anónimo disse...

Agradece concerteza como o fez na última vez, nas urnas!

Anónimo disse...

Talvez se engane Sr anónimo das 3.29. A população do concelho do Seixal agora já percebeu quem são os senhores da CDU. Autoritários ditadores incompetentes. Democracia no Seixal não se sabe o que é os senhores da CDU não deixam que ela exista. A população já percebeu quem os explora no preço da água no preço das taxas e impostos contribuições e outros. A população do Seixal já percebeu como vivem os autarcas que que dizem defender o povo. Já percebeu quem é a população que paga os bons carros que o presidente e os vereadores usam. Caros e bons. A população já percebeu que paga ordenados de luxo a autarcas incompetentes e sem habilitações e ainda por cima . A população não se vai abster como o tem feito até aqui porque aprendeu quem na realidade é a CDU e muito desse conhecimento também se deve ao a- sul e também a outros blogs que se preocupam com o seixal. Que ninguem se abstenha para vermos o resultado. Sr. CDU aproveite os 10 11 meses que lhe restam de poder autarquico de maioria CDU. Obrigado ao a sul obrigado ao ponto verde.