quinta-feira, novembro 20, 2008

METRO SUL TEJO - ERROS MÁGICOS


Por mais magia que se queira atribuír à Câmara de Almada e aos arranjos pedonais e de circulação inscritos na obra do Metro Sul do Tejo , continuam, a menos de uma semada da inauguração oficial, por resolver problemas e questões fundamentais das quais resultaram erros grosseiros de projecto,ou de supervisão.

Uma das questões continua a ser a drenagem de águas pluviais, as sarjetas, na zona referenciada no mapa , são escassas e estão mal colocadas , a linha do metro está numa corta superior a alguns estabelecimentos , o que transforma isto num cocktail que quer localmente, quer nas zonas mais baixas de Cacilhas e Cova da Piedade, terá repercurssões quando chover com maior intensidade , na imagem abaixo, na recém terminada Rua Luiz de Queiroz, vemos os mesmos erros da restante envolvente.


Outra questão tem a ver com a circulação , como se refez todo o desenho de via e não foram previstas nem ciclovias , nem paragens de autocarro onde os autocarros possam descer e subir passageiros sem que todo o trânsito tenha que ficar parado atrásde si , o que provoca , atrás de cada autocarro , uma verdadeira peregrinação de veículos (primeira imagem) .

Outra questão que demonstra o erro que é este projecto, tem a ver com o atravessamento da Av. Bento Gonçalves, na antiga zona do Pão de Açucar (imagem acima) .

De manhã é o pandemónio total , o tracejado na via que devia informar os automobilistas está apagado ou em muito mau estado, sobretudo para quem tem o Sol de frente , depois e sem que de tal se aperceba, fica-se ensanduichado entre um semáforo, as várias linhas com composições a passar de um lado e de outro , e com outro semáforo mais abaixo e com a policia a "ordenar" o trânsito já na rotunda do Centro Sul ... um verdadeiro caos... e nem tem chovido , nem tem havido toques , nem o metro está a trabalhar em pleno ... isto é só com o percurso de e para a ... Universidade , com bom tempo e sem incidentes/acidentes... vai ser giro quando todos os factores se conjugarem...

7 comentários:

Anónimo disse...

São as "caldeiradas" do costume cozinhadas por autarcas incompetentes e sem qualidades pessoais para os cargos que desempenham.

Por isso disfarçam os seus tiques de mediocridade q.b. com os concursos da melhor montra, da gastronomia, das caldeiradas (na Costa de Caparica) e festas para distrair a malta.

EMALMADA disse...

Que mal fizeram os almadenses ao Divino para levarem com esta gente (autarcas) e a pagar a factura há 30 anos?

Anónimo disse...

Falta a referência a uma situação que no domingo quando me desloquei para ver a árvore de Natal notei e que foi mais um esquecimento grave.
Na zona da praça do MFA, não há passadeiras, ou seja, as pessoas atravessam em qualquer lugar pois não há lugares específicos...e se agora é relativamente fácil pois "só" têm que olhar para os carros, quando passarem os comboios vai ser bastante complicado e extremamente perigoso.
É claro que nem tudo está mau. De facto a cidade foi requalificada para melhor. O problema é que se podia (e devia) ter ido mais longe, parecendo que as coisas foram feitas em cima do joelho...ou então foi mesmo incompetência....

Nuno Ribeiro

Ponto Verde disse...

Caro Nuno tem toda a razão e a situação foi já aqui referenciada anteriormente, essa e o uso do espaço público por invisuais. Os invisuais perderam pontos de referência e tudo aquilo é um gigantesco e perigoso deserto .

Se quem vê tem dificuldade em descodificar aquele espaço (observe-se como andam perdidas as pessoas), imagine-se os cegos.

Deixou de haver lugares bem definidos para atravessamento de peões, deixou de haver semáforos , e quem sai por exemplo das arcadas do central vê-se subita e imediatamente dentro da faixa de rodagem.

Mas caro Nuno, só nós é que vê-mos isso ? Onde estão os técnicos? Onde estão os responsáveis politicos?

Todo aquele espaço é um perigo para todos , mas sobretudo para crianças e idosos porque cria a falsa sensação de espaço exclusivamente pedonal , e não o é , além disso para quem atravessa a via tem não só os carros , como o metro que se desloca a uma grande velocidade.

Tudo isto se teria evitado com o metro subterrâneo no centro de Almada como sempre foi aqui defendido.

Obrigado a todos pela contribuição e fico a aguardar muitas mais.

Anónimo disse...

Falta a falar , quando você falo do transito , dos veículos de emergências que são bloqueados para as famosas camionetas...
Inadmissível de não haver uma passagem previsto para estes mesmo veículos.
Foi tudo feito para dar dinheiro aos amigos.

Anónimo disse...

falam falam tanto mas porque é que não apresentaram outras propostas na assembleia municipal?! voçes são aqueles treinadores de bancada..

Daki a uns tempos estão todos contentes por ver almada com um bom ambiente, enquanto outras cidades des(envolvidas) em poluição. Almada é uma cidade do futuro, mas como tudo na vida 1º mandam vir só depois é que batem palmas..
Almada está cada vez melhor e vai ser um exemplo a seguir!!

Anónimo disse...

é um bocado off topic colocar aqui ~esta questão mas, alguém sabe como posso contactar os responsáveis pelos semáforos, é que na passadeira na rotunda dos bancos, o semáforo só fica verde para os peões num sentido da estrada, e depois de chegar ao centro não tem nenhum botão onde se possa carregar para fica verde para os peões nem o sinal muda. Eu lá vou conseguindo atravessar com duas crianças de mão dada, mas não me sinto nada seguro.
E agora fica outra questão no ar, será que vão eliminar essas paragens de autocarros provisórias? Espero bem que não, mas também não fica mesmo nada "bonito" numa avenida toda remodelada, umas paragens sem qualquer protecção nem segurança.
Mas no entanto tenta-se seduzir as pessoas a utilizar os transportes públicos.

Abraços e até breve, o dia 27 está aí...

Maurício