segunda-feira, novembro 24, 2008

METRO SUL DO TEJO - ERROS TRÁGICOS


Há mais erros na nova via desenhada no eixo viário principal de Almada, , para que não haja dúvidas, refiro-me à via que liga pela mais curta distância e maior largura , o Centro Sul a Cacilhas.

A referida via foi estreitada , "pedonalizada" e secundarizada, retiraram-se lugares de estacionamento e adicionaram-se duas vias férreas .

As opções que foram tomadas na execução do projecto trouxeram problemas já detectados por alguns cidadãos e divulgados na blogoesfera , bem como nos muitos foruns de discussão já realizados. Os alertas existem e são do conhecimento da Câmara Municipal de Almada , que nada , ao que parece , pretende reconhecer, emendar ou corrigir.

As consequência que se antevêm são pois da sua total responsabilidade!

Há ainda que sublinhar do novo desenho da via e na arrumação do espaço o seguinte , a circulação de veículos de emergência sempre que tal seja necessário ou o combate a um incêndio urbano por exemplo.

Outras questões têm a ver com a situação que foi já aqui referenciada anteriormente, e que é o uso do espaço público por invisuais. Os invisuais perderam nesta "pedonização" , pontos de referência e a via conhecida e bem definida transformou-se num gigantesco e perigoso deserto .

Se quem vê tem dificuldade em descodificar aquele espaço (observe-se como andam perdidas as pessoas), imagine-se os cegos !

Deixou de haver lugares bem definidos para atravessamento de peões, deixou de haver semáforos , e quem sai por exemplo das arcadas do central vê-se subita e imediatamente dentro da faixa de rodagem.

Todo aquele espaço tranformou-se num perigo para todos , mas sobretudo para crianças e idosos porque cria a falsa sensação de que se trata de um espaço exclusivamente pedonal , e não o é , é preciso não esquecer para quem atravessa a via que tem que contar não só os carros , mas com o metro que se desloca a uma grande velocidade.

Tudo isto se teria evitado com o metro subterrâneo no centro de Almada como sempre foi aqui defendido , mas há que repensar todo aquele espaço em vias de ser inaugurado oficialmente porque são muitos e graves os novos problemas surgidos.

3 comentários:

Anónimo disse...

Da Câmara de Almada,já nada de bom podemos esperar.
A oposição o que quer e pode fazer?

É fundamental para começar, as oposições reconheçam o erro de nunca terem sabido ser o que deveriam ser.

EMALMADA disse...

Pela manhã de hoje durante cerca de três horas a via descendente daquilo que foi a Av. 25 de Abril em Cacilhas ficou bloqueada por um veículo dos transportes públicos avariado.
Autocarros e outros veículos tiveram que subir para o canal do MST e circular sobre os carris.
O autocarro foi rebocado ao fim de três horas de imobilização com os naturais transtornos nas acessibilidades e aumento de poluição devido aos veículos parados em fila com motor a trabalhar.

Anónimo disse...

NÃO ESQUEÇA!

DIA 26 COLOQUE A SUA FAIXA OU PANO PRETO À JANELA!

VAMOS MOSTRAR QUE SOMOS MUITOS!

NÃO SE ESQUEÇAM QUE A CDU GANHA, PORQUE DELES VÃO LÁ TODOS...

VAMOS MOSTRAR A NOSSA FORÇA, AFINAL REPRESENTAMOS 80%

REPASSEM A MENSAGEM POR MAIL, SMS, ETC...