terça-feira, agosto 23, 2005

CAMPANHA ELEITORAL - POLUIÇÃO VISUAL


Corremos a Margem Sul à procura de um projecto ambiental atrás de tanto cartaz, tanto outdoor. O que choca primeiro é o vazio de ideias dos candidatos a todas as Câmaras, de todos os partidos - nenhum põe o ambiente em primeiro lugar , ou mesmo em qualquer lugar credivel. Slogan's gastos, rostos de plástico, ideias pré-fabricadas nascidas em gabinetes de publicidade, delirios na silly-season para consumo de jornais à mingua de noticias e a lutar por um espaço entre os incêndios do dia... são candidatos, como podiam ser sabonetes!!!

Há que esperar pelo menos mais quatro anos para ver a emergência de movimentos civicos e grupos de cidadãos desligados de interesses , lobbyes e controlo de cúpula, com programas que tenham a ver consigo, com a sua qualidade de vida, com o seu dia a dia e não com esquemas subterrâneos , abusos de autoridade ou apropriação do bem comum.

Choca a poluição visual que tapa paisagens desfeia o ambiente e gasta recursos num país e num tempo onde eles escasseiam. Cada candidato de uma qualquer câmara deste país gasta mais (neste tipo de suportes) que um qualquer partido em campanha nacional num país nórdico!!!

E há também formas de campanha e propaganda que mesmo perante a permissiva e não cumprida lei portuguesa , que tocam o limiar, senão do processo criminal, pelo menos do fair play e da seriedade politica.

É disso exemplo os cartazes da campanha CDU para Almadae a campanha CDU Seixal. Afigura-se que ambos os autarcas em exercicio estão a utilizar meios da autarquia para fazer propaganda partidária através dos veículos publicitários das respectivas autarquias, quer eles sejam outdoors, quer sejam "suplementos" feitos em nome da promoção da "obra feita" pela autarquia e utilizando como veículo o jornal Expresso.

Ambos os suplementos distribuidos pelo Expresso são "Piratas" , pois não têm qualquer ficha técnica ou indicação autoral, sendo o do seixal aproveitado também para publicitar um grande grupo económico com interesses imobiliàrios no Concelho.












No caso do Seixal é usada despudoradamente uma fotografia- (a mesma!) em três situações, ao serviço , supostamente da autarquia, no suplemento distribuido no Expresso e nos Outdoors, mas também no orgão informativo criado pela CDU!!! O unico exemplo " ecológico" da doutrina reduzir, reciclar, reutilizar visto em todas as campanhas, pois deve ter reduzido custos à CDU, reciclou uma imagem que não deve ter sido barata, permitindo a sua reutilização ou pela Câmara ou pela CDU... Parabéns !

Vem agora (Publico de hoje 23/08/05) o presidente da CMS , Alfredo Monteiro , "esclarecer" que o folheto do Expresso "não é campanha eleitoral (...) os custos não envolveram o erário publico, foram antes pagas por duas empresas que ali colocaram anuncios : A construtora A.Silva e Silva e a Urbindustria" - Mais um "pagamento em géneros" portanto!No mundo moderno da moeda e do Euro isto ainda se permite??? E os impostos ??? - segundo Alfredo Monteiro o folheto trata, de "divulgar projectos de referência no concelho, nomeadamente na área económica sendo objectivo atrair investimentos" e no seu entender não é por se estar em pré-campanha que iniciativas como esta devem ser congeladas...

Pergunta-se: E O que faz a mesma imagem propriedade da Câmara , paga pelo grupo A.Silva e Silva e Urbindustria (palavras de Alfredo Monteiro) ! NO JORNAL DA CDU - MUNICIPIO DO SEIXAL" ??? Pode parecer um preciosismo... mas à vista da Lei não é !!! E depois, na mensagem:

Cartaz da CDU ---------Mais qualidade de vida melhor futuro.
Cartaz da "Câmara"---Mais desenvolvimento economico melhor emprego.

Julgue por si!

17 comentários:

Anónimo disse...

Mais um post em clara manifestação da independência do autor do Blog. O Ps tem mais outdors com o candidato a Presidente da Junta de Freguesia de Amora, que a CDU tem para a CÂmara Municipal. Mas este apartidário só conseguiu ver os outdors da CDU e só estes o preocupam e só estes conspurcam o ambiente. Os do PS devem ser ecológicos e amigos do ambiente... E já agora como é que o "apartidário" autor do blog não se preocupa onde é que o PS vai buscar dinheiro para pagar as centenas de outdors que tem no concelho com a cara dos seus candidatos. Há 4 anos a campanha do PS, conforme está provada, foi paga pelo António Xavier de Lima. E agora quem é que a paga? Será na mesma esse amigo do ambiente chamado António Xavier de Lima, a troco da aprovação das muitas urbanizações que o mesmo tem para desenvolver no concelho do Seixal, mas para as quais quer densidades de construção muito superiores às permitidas pelo PDM? Ou serão os proprietários de terrenos na Ponta dos Corvos?

Anónimo disse...

Não sabemos se o AXL pafou a campanha do PS, sabemoe é que pela boca do presidente Alfredo Monteiro o grupo ASilva e Silva e a Urbindustria estão a pagar a propagande da CDU na figura do encarte do Expresso . Alfredo Monteiro dixit. (Publico 23/8/5)

Anónimo disse...

Não veio no expresso qualquer propaganda da CDU. Quanto à Urbindustria, deve-se dizer, para que os ignorantes fiquem a saber, que é uma empresa que tem como accionista unico o Estado, na pessoa da SN - Serviços. E só um estúpido é que pode afirmar que o Governo PS anda a pagar a campanha da CDU.

Anónimo disse...

Sou estúpido como o autor e tendo na mão o encarte do Expresso, o jornal da CDU e olhando para o cartaz gigante do outro lado da rua à entrada do fogueteiro , vejo a mesma imagem.

Quem pagou o cartaz e o Jornal (de carissimo papel - não é papel de jornal) da CDU, não se sabe, mas o Presidente Alfredo Monteiro anunciou que o encarte foi o ASSilva e a Urbindustria que pagou ... logo se utilizam a mesma fotografia...mas que estupidez de ideia...

Anónimo disse...

Fico com a ideia que este tópico se desviou do seu propósito, mas a propósito de cartazes e de poluição visual tenho algumas considerações a partilhar com todos:

- São de facto muitos os cartazes espalhados por Almada e Seixal. É sinal que de facto há muito boa gente interessada no poder, pois não deve ser barato colocar tudo isto nas ruas, acresce a impressão dos mesmos e os próprios suportes.

- Por acaso já tinha notado que o candidato do PS ao Seixal esté por todo o lado para onde nos viremos, mas o candidato do PS a Almada também não lhe fica atrás, o ex-governador está por todo o concelho.

- De longe o PIOR de todos os cartazes é o do PSD do Seixal. "Não votar é aceitar..." Que m**** de slogan é este? quem foi o artista de marketing que desenvolveu isto ? Sendo uma frase na afirmativa e não na exclamativa, o cartaz é um apelo à abstenção, pois em bom português indefere-se que: se está contente e aceita as coisas como estão, o seu caminho é não votar, pois assim aceita! A cereja no topo do bolo é o mini logotipo do PSD a preto ! Terá sido para poupar 1 cor na gráfica ou o cartaz é tão mau que se vestiu de negro de propósito ? :)))

- No ranking dos piores segue-se o cartaz do PS de Almada, o ex-governador Civil está nua pose muito "cool", fala de futuro, mas nas suas costas está uma imagem de instalações navais certamente início do século passado, o que mostra uma coerência assinalável entre a mensagem e a imagem que passa.

- Quanto ao nosso Seixal, acho os cartazes da CDU sóbrios e correctos, mostram duas caras (nada simpáticas por sinal) que são o rosto da candidatura e embora discorde com o slogan (pois fala de qualidade de vida no futuro, o que prova que não a conseguiram gerar até agora), acho que está bem conseguido, ainda por cima com um elemento que é bem aceite e conhecido no concelho, uma das faluas do Tejo.

- O cartaz do PS também está bem conseguido, embora me pareca redutor a foto da zona ribeirinha do Seixal (nisso o elemento falua do cartaz CDU está muito mais bem conseguido), pois o concelho é muito mais do que só aquela pequena área. O slogan "Seixal a sério" pode ter muitas interpretações, mas espero pelas ideias para ver se bate certo a "bota com a perdigota" [a ideia das docas Seixalenses na Ponta dos Corvos, não augura nada de bom... mas é esperar para ver].

- Quanto aos cartazes do PS para as Juntas de freguesia, devo dizer que fico surpreendido pela disponibilidade financeira para tal, pois nunca me recordo de outdoors de candidatos às juntas (alguém me sabe dizer quanto custa um cartaz 8 por 3 e os mais pequenos ??). Quanto ao cartaz propriamente dito.... a ideia de ter um elemento de cada terra é bem fisgada, mas não terão reparado que as caras estão um bocado grandes demais para aquela dimensão de outdoor ?

Conclusão que tiro disto tudo: estamos literalmente f******, pois se a esta altura já temos esta poluição de cartazes nas ruas imagino daqui a 1 mês, são cartazes, são panfletos, são mailings,são jornais do Municipio...... tudo para reciclar no papelão! Eu pessoalmente já não os posso ver à frente, mas os "sacanas", sejam eles quasis sejam, estão em todas as rotundas, cruzamentos, vias de acesso a escolas, lojas e auto estrada. :))) uma praga.

Não posso deixar também de notar algo que aqui já comentaram.... quem anda a pagar tudo isto e que tipo de interesses movem esses financiadores ? Não há almoços grátis e não conheço um único bom samaritano neste concelho, pelo que a conclusão a tirar é que a malta do betão está mesmo na liderança disto, seja por um lado, seja por outro.

Veremos o que isto dá, mas aguardo com interesse as reais ideias e promessas de cada uma das partes a concurso.

Anónimo disse...

A campanha da CDU é paga com o dinheiro dos seus militantes. Sou eleito na Assembleia Municipal, e o dinheiro das minhas senhas de presença vão para a CDU. Por ano são cerca de € 1.500,00. Todos os 23 eleitos da CDU tem a mesma postura. O mesmo acontece com os eleitos nas Assembleias de Freguesia. Na Câmara MUnicipal tanto o Presidente como os vereadores recebem os mesmo que recebiam nos trabalhos que tinham, sendo que o remanescente vai para o PCP. Os comunistas tem uma máxima ninguém pode ser prejudicado ou beneficiado com o exercicio de cargos politicos. Por isso nestas autárquicas não procuramos "taxos", mas sim servir a comunidade.
è isto que nos distingue dos outros.
Este dinheiro dos eleitos paga a campanha eleitoral, não precisamos, e recusamos, o apoio dos construtores.
Agora gostaria que os outros partidos justificassem como é que pagam a sua campanha eleitoral.
Agora gostaria que
Agora que

Anónimo disse...

Se os Militantes CDU entregam a diferença, como é possível o nível de vida ostentação e bens mostrados? Se agora se vive pior como é possível ter mais com o mesmo dinheiro?
E N S I N E M - M E........

Anónimo disse...

Qual ostentação? Alfredo Monteiro continua a viver na casa que morava antes de ser Presidente de Câmara. Eufrazio Filipe continua a morar na mesma casa em que vivia quando foi para Presidente de Câmara. A ostentação só existe na cabeça daqueles que nada mais fazem a não ser difamar as pessoas honestas.

Anónimo disse...

É bem verdade. Difamadores! Toda a gente sabe, que neste paraíso, não há pessoas mais honestas que os políticos.

Anónimo disse...

Alguns comentaristas aqui apenas dizem metade da verdade. Comecemos pelos cartazes da CDU: a) Utilização das mesmas cores dos da Câmara; Colocados sempre lado a lado; na mensagem que transmitem deixam transparecer que nada fizeram nestes trinta anos mas que agora sim é que vai ser. Agora para todos : quem pagou os cartazes gémeos da Câmara, pois fomos todos nós!! Qt dinheiro dos contribuintes a Câmara gastou com isso?? Dezenas de milhares dos bons antigos contos!! Isso sim é que é uma vergonha!! O outdoor do PSD tem uma coisa boa, apela à votação coisa que nem todos aqui querem, pois todos nós sabemos que é a CDU favorecida com a abstenção, e que incomoda muita gente é bem verdade, pois tratam-se dos únicos cartazes que foram vandalizados(vêr rotunda da Torre e do Correr d'água). Alguém deve ter ficado incomodado. Qt ao financiamento da CDU pelos elementos da Ass. Municipal é de louvar, mas peço desculpa só irei acreditar nisso qd no orçamento aperecer claramente especificado o orçamento gasto com a Assembleia Muinicipal. È muito fácil doar a senha de presença e depois meter um pedido de pagamento de despesas de deslocação.

Anónimo disse...

o comentário das casas é de extremo mau gosto. Ninguém tem a haver com isso. Eu sei onde moram e não vou revelar se mudaram ou não mudaram de casa. Acho despropositado. O Sr. Alfredo ganha bem porque é o presidente da Câmara se isso lhe der para conseguir comprar uma casa nova ainda melhor!! Se o sr. Eufrázio ganha da Região de Turismo da Costa Azul foi porque foi eleito para o cargo, ganhando tanto como o presidente de Câmara, agora o que já parece menos correcto mas inteiramente legal é o mesmo Eufrázio ganhar tb da reforma de Presidente de Câmara. Mas não é o único. Money makes the world...

Anónimo disse...

O autor deste blog tem um problema com o PCP, e mais profundo ainda com os verdes, aqueles que são como as melancias verdes por fora e vermelhos por dentro!!

Ponto Verde disse...

Não tenho qualquer problema com o PCP, todos os outros 150 999 cidadãos do Seixal retirando os que retiram proveitos por serem do PCP é que têm já, e no futuro terão ainda mais problemas pela politica seguida pela CDU nos ultimos 30 anos e agravadas nos ultimos 10.

As futuras gerações vão sofrer problemas de ordem ambiental, de segurança e social à custa de um desordenamento e de um caos urbano de quem gere o municipio em função de interesses pouco claros e de claro propósito de massificação urbana.

Dos verdes seria de esperar que : Existissem, é só issso!

Anónimo disse...

O ponto verde não tem problema nenhum com o PCP... Isso é para rir, pois o Ponto Verde fica doente só de lhe falarem no PCP! Quando se referem ao PCP as suas palavras deixam de ser melosas e são imediatamente agressivas.
Só que tem azar, pois por muitos e bona anos vai ter que continuar a ouvir falar do PCP, pois o PCP vai continuar a ganhar as autárquicas no Seixal. Se não gosta do pCP, o melhor que faz é mudar de concelho, que tal ir viver para a Madeira!

Anónimo disse...

O Ponto Verde se tivesse vergonha na cara estava calado:
1º Que objectivos pouco claros? Os únicos objectivos pouco claros existente neste blog~são os seus pois sob a capa do ambiente, faz campanha eleitoral contra a camara! Não seria mais honesto fazer um blog contra a Câmara, sem enganar os papalvos com o ambiente!
2º Massificação urbana? Essa é pretendida pelo candidato do PS, que quer construir de forma megalómana em aréa de REN, como a Ponta dos Corvos, só que para si isso não é problema, pois desde que seja para derrubar os comunistas, vale tudo!
3ºA futuras gerações vão sofrer problemas? Aqui o único que sofre problemas é o senhor, pois o facto da Autarquias serem geridas pelo PCP provoca-lhe dores de barriga...
4º Desordenamento e caos urbano, existiriam se o PS ganhasse a Câmara, pois as ideias para a Ponta dos Corvos são demonstrativas do que iriam fazer no concelho, sendo certo que teriam de pagar ao António Xavier de Lima os milhares de contos que tem dado para a campanha do PS, e que lhe permitem colocar centenas de outdors no concelho, os quais, todavia, nas suas sábias palavras, não conspurcam o ambiente.

Anónimo disse...

O Eufrázio ainda mora no mesmo apartamento da Amora, logo colado ao jardim de pedra ? Coitadinho, tenho tanta pena dele. Se fosse a ele já tinhamudado que aquilo está cheio de brasileiros a morarem 20 na mesma casa.

O Sr.Monteiro ainda mora no Fanqueiro? Bela zona sim senhor, agora tem estraditas novas e um parque infantil para os filhos e uns banquinhos para ler o jornal ao fim de semana. Parabéns para ele, é tão mau autarca como foi mau professor.

O Xavier de Lima ainda tem sede nas Paivas? Não se mudou ainda para Santa Marta do Pinhal para o meio das torres?

O Xavier de Lima ainda é dono de metade da Margem Sul e Alentejo? E anda a esbanjar dinheiro com o PS acreditando que ganha e depois destrói o resto do concelho ?

Já venderam o estádio do Seixal para fazer prédios?

Já venderam o estádio do Amora para fazer o hotel da marina?

O deputado Silva dá as senhas ao partido? Os colegas deles também fazem o mesmo? Fazem muito bem, os outros também o deveriam fazer.

Os candidatos do PS andam a encharcar o concelho com cartazes? Vandalizem-nos, pintem-lhes bigodes, arranquem bocados, cortem os postes.

A CDU anda a usar as mesmas fotos para objectivos distintos? Mande-se vir já a IGT para abrir e arquivar um inquérito, pois não há "nada" para inquirir.

O PSD tem cartazes que para uns são bons e para outros são maus? Tá na hora de dar uma lição ao Professor Pires.

Tá tudo doido?

Vou dormir a ver se acordo deste pesadelo.

Pedro Marques
(Paivas-Seixal)

Anónimo disse...

Para tudo !

Está encontrado o homem que vai resolver os problemas do concelho, tendo 4 ou 5% e impossibilitando o PS de sacar a maioria à CDU.

http://www.setubalnarede.pt/content/index.php?action=articlesDetailFo&rec=1911