segunda-feira, maio 24, 2010

SEIXAL - DEMAGOGIA PEDALEIRA



Quando em politica se quer fazer algo, tomam-se medida práticas e reais nesse sentido.


Quando se quer fazer pensar que se faz algo de novo, mas ficando tudo na mesma , nesse caso criam-se comissões, gabinetes de estudo , grupos de trabalho , reuniões , e conferências de imprensa para apresentar os tais projectos ...

É esta segunda alternativa , aquela que se quer fazer crer que se vai fazer alguma coisa , a que melhor se aplica aos Municipios de Almada e Seixal acerca dos seus planos de mobilidade e criação de alternativas à circulação automóvel.

Mas com agravantes, é que quer num quer noutro caso , nestes municipios , apesar de pouco ou nada se ter avançado nos últimos anos, há uma máquina de propaganda que faz transparecer para a sociedade que há de facto medidas a ser tomadas e executadas , quando na prática está tudo , cada vez mais na mesma .

Sobre o Seixal em particular , não se avançou nem mais um metro para além do passeio (incompleto ) construído à volta da Baía , que só tem uma função lúdica e que nada de prático serve, a não ser que se desafie a segurança para lá chegar, ou se ponha a bicicleta em cima do carro! Dois anos depois de apresentado o "Plano da Rede Ciclável do Seixal" nem um metro dessa prometida REDE foi construído !

Para quem habitualmente duvida do que aqui é escrito , veja esta notícia da própria Câmara do Seixal no final de 2008 :

«
O Plano da Rede Ciclável do concelho do Seixal é apresentado esta manhã no Auditório dos Serviços Operacionais da Câmara Municipal do Seixal, na Cucena.

Os principais objectivos deste Plano são a diversificação das opções de transportes, promover a bicicleta como veículo, implementar a rede ciclável e promover a saúde e exercício físico.

À semelhança do que acontece com inúmeras cidades europeias, o Seixal desenvolveu um plano municipal para a implementação de uma Rede Ciclável que irá abranger todo o concelho. Este plano surge da crescente preocupação com o aumento global das emissões de gases de efeito de estufa, a degradação da qualidade do ar e dos níveis de ruído nos meios urbanos, a par com as novas preocupações em prol de um desenvolvimento e de uma mobilidade sustentáveis.

O Seixal tem investido na promoção de estilos de vida saudáveis e esta proposta da Rede Ciclável vai de encontro aos princípios e objectivos promovidos pela Rede Europeia das Cidades Saudáveis e pela Agenda 21, aos quais o Seixal aderiu em 1998 e 2003, respectivamente. Estes projectos promovem a saúde e a sustentabilidade uma forma holística e o uso da bicicleta é encorajado por melhorar o ambiente, a saúde, a equidade social e a economia dos seus utilizadores e da comunidade.

Andar de bicicleta é uma forma de transporte individual não-poluente, económica, que poupa espaço e que não requer combustíveis, pelo que se torna bastante apropriada para efectuar pequenas distâncias. As bicicletas são por isso meios de transporte que melhoram a acessibilidade urbana, fazendo-o de uma forma bastante ecológica, saudável e sustentável.

No concelho do Seixal, segundo o inquérito realizado em 2006 sobre os Hábitos de Uso da Bicicleta no concelho do Seixal, estima-se que cerca de 30% das deslocações diárias efectuadas sejam para percorrer distâncias inferiores a 3Km, distância esta em que a bicicleta se torna extremamente competitiva. O estudo diz ainda que 55% das viagens em meio urbano serão mesmo inferiores a 5Km (distância facilmente efectuada de bicicleta).

Uma rede de ciclovias é por isso um complemento essencial para uma rede de transportes sustentáveis, conjugando-se com os transportes públicos e tornando-se numa alternativa de transporte individual muito competitiva nas curtas distâncias.

CM-SEIXAL em 10-12-2008 »

Ou como no final desse ano de 2008 era anunciado pela Câmara via "Setubal na Rede :

« No próximo ano irá nascer uma rede ciclável no concelho do Seixal. O objectivo é apostar na mobilidade, acessibilidade e nas questões ambientais numa cidade que é a segunda mais motorizada da Área Metropolitana de Lisboa. O investimento previsto para 2009 é de 100 mil euros, com a construção de cerca de 10 quilómetros. No total, prevê-se que o investimento seja de cerca de um milhão com a construção de 90 quilómetros.»

- DOIS ANOS DEPOIS NADA FOI FEITO !

4 comentários:

Anónimo disse...

Propostas:
1) Ligar todas as freguesias do seixal por uma ciclovia
2) Contornar a Baía desde o Seixal à Ponta dos Corvos por ciclovia
3)Criar ciclovias junto das escola assim como um espaço junto destas para guardar as bicicletas
4)Invés de se fazer isto recorrendo a novas obras, pintar ou sinalizar nas estradas, tal como se faz noutros países, um espaço reservado à circulação das bicicletas. Haverá situações em que será necessário obras.
5) Cada junta de freguesia deverá promover mensalmente passeios de bicicleta. Não é preciso oferecer camisolas ou outras coisas... é somente divulgar e "convocar" as pessoas. Assim fomenta-se: o uso da bicicleta; a pratica de desporto; a opção por uma vida com mais qualidade e saúde.

Cinco medidas que não implicam investimentos avultados, levando a uma melhoria da qualidade de vida das pessoas e a uma imagem de um Seixal que aposta no bem-estar das pessoas.

Anónimo disse...

lembrei-me de mais duas propostas estas agora referentes a Almada

6) Ligar a ciclovia do metro ao Parque da Paz
7) Porque não ligar por ciclovia Almada à Costa da Caparica (esta é complicada, mas valeria o esforço!)

Anónimo disse...

Enquanto os comunistas estiverem no poder na margem sul nada é poossível. São um atraso de vida.

António disse...

"Enquanto os comunistas estiverem no poder na margem sul nada é possível. São um atraso de vida"

isto pouco ou nada tem a ver com ideologias, até porque estas "morreram" nos anos oitenta, mas sim com o modelo de governação autárquico que nós temos em Portugal e sobretudo com a seriedade das pessoas que estão à frente das câmaras. Basicamente quem está à frente das câmaras não entende nada de governação autárquica.... embora possa haver excepções.

O pior que pode haver neste tipo de discussão é "clubismos".