quarta-feira, maio 19, 2010

A POLITICA DE DEFESA COSTEIRA ( 2 )


É uma das obras mais importantes das últimas décadas na Margem Sul, mas tem sido ostensivamente ignorada pelo municipoio que mais dela beneficia, ou seja a Câmara de Almada.

Trata-se das obras de reenchimento de areia de toda a linha de costa desde as Praias de S.João a Norte à Nova Praia a Sul.


Esta movimentação - milionária - de areias constiuiu um verdadeiro sucesso, pelo menos para já , repondo areia e a possibilidade dela desfrutar a todos os cidadãos da Area Metropolitana de Lisboa que buscam aquela zona como principal destino de veraneio.

É bonito ver o regresso de praia onde há muito a praia tinha desaparecido e só é escandaloso o silêncio ensurdecedor e mal-agradecido da autarquia de Almada que parece preferir o que antes tinha deixado de poder oferecer.

3 comentários:

Anónimo disse...

Cuidado !
Este processo de enchimento de areia já se repete há uns anos, e todos os anos o mar volta a "comer" a areia. Parece-me mais um grande negócio para a empresa das areias que todos os anos tem sempre negócio garantido.
Além disso, tenho algumas dúvidas se as areias são retiradas do fundo do mar ou se são areias retiradas do fundo do rio Tejo e que em vez de serem despejadas em alto mar, são colocadas ali! Digo isto porque conheço bem o local e já vi as obras várias vezes e usei a praia após o enchimento. A areia é claramente diferente, mais grossa, escura e chega mesmo a cheirar mal. Não tem nada a ver com a areia branca e fina que conheço das praias da Costa que frequento desde que nasci.

Penso que isto é um problema que se prende com a subida do nível da água do mar e também com o desaparecimento da língua de areia que existia entre a Cova do Vapor e o Bugio. A solução poderá passar por um aumento do comprimento dos esporões, mas isso é capaz de ser muito caro !

Anónimo disse...

O comentário acima não está correcto. O previsto e projectado foi feito e com sucesso.As mov de areia são sempre imprevisiveis, vide Areia Branca o mês passado. Mas é visivel que na Costa é uma maravilha o que foi feito quanto a andarem em continuo a pôr areia , isso não corresponde à verdade.

Paulo Edson Cunha disse...

Caro Ponto Verde

Através do meu conhecimento pessoal ao longo de anos a tratar directamente desta temática (negociar com a Costa Polis,SA), e tendo estado muitas vezes com a CMA nas mesas de negociações (para além de ela própria ser parte integrante da CostaPolis,SA, assim como a CCDR) posso dizer que de facto se trata de um projecto de requalificação importante, diria até que determinante, mas que muita coisas podia ter sido melhor executada (e não foi por falta de aviso de alguns dos envolvidos).

Quanto à questão das areias, posso acrescentar que as mesmas estavam efectivamente previstas em 2008 e 2009, mas o enchimento de 2008 correu muito pior do que o previsto, enquanto que o de 2009 já correspondeu mais às expectativas dos próprios, mas uma coisa posso garantir de muitas das conversas informais (e algumas até formais) que tive com responsáveis - não é consensual que este método seja o melhor. Mesmo entre os próprios técnicos.

Resta-nos esperar que o decisor tenha tido razão, porque os prejuízos para concessionários e utentes neste momento sáo incalculáveis.