domingo, setembro 28, 2008

SEIXAL POLUIÇÃO AMBIENTAL


Estudos recentes divulgados pela QUERCUS a propósito da semana europeia da mobilidade revelaram que o concelho do Seixal está entre os quatro piores municípios em termos de poluição atmosférica .

Os dados não surpreendem quem aqui habita, surpreende sim a autarquia não manter os cidadãos avisados e informados acerca da qualidade do ar que respiram e nada fazer para o contrariar, aliás , tem politicas opostas aquelas que poderiam ser tomadas para reverter este indicador e melhorar a qualidade do ar e de vida da população.


Infelizmente, apesar de gerir um dos maiores orçamentos autárquicos do país, a Câmara do Seixal tem-se revelado um município estéril em desenvolvimento sustentado , investindo sim numa urbanização galopante e descontrolada e numa deflorestação acelerada , ambos factores ambientalmente negativos .

Não há também , nem a criação de meios de transporte alternativo ao automóvel (melhoria dos transportes públicos, criação de ciclovias) nem politicas para travar um crescimento urbano para zonas não servidas de transportes públicos e que obrigatóriamente conduzirão ao uso do automóvel à medida que aumenta explosivamente a densidade populacional e o número de habitantes.


Todos estes indicadores demonstram a necessidade de mudar radicalmante a forma como o concelho do Seixal está pensado (se é que alguma coisa está pensada) tentando urgentemente inverter estes factores em jogo , é necessário conter o betão, travar a expansão urbana , é necessário reflorestar, é necessário criar zonas verdes dentro da cidade, um corredor verde entre o rio e os pinhais que ainda existem , é necessário melhorar os transportes públicos e começar a construír uma rede util de ciclovias que permita o uso da bicicleta .

Enquanto isto não fôr feito, o Seixal continuará a ser um mau exemplo em termos ambientais !
_____________________________________________

Actual:

Como deve haver uma lógica no descalabro ambiental a que a CDU conduziu as autarquias da Margem Sul, onde governa há mais de 30 anos em maioria.
O a-sul vai dedicar a próxima semana a casos concretos dessa ... [ LÓGICA ]... é que lá no fundo... deve haver uma...talvez a lógica da batata...

- Não perca, participe!

13 comentários:

Anónimo disse...

Assembleia de Secção do PSD/Seixal marcada para a próxima sexta-feira, pelas 21h na sede da Secção, conforme convocatória publixada no órgão oficial do partido.

Daniel Geraldes disse...

Eu acho que a Quercus se estava a referir ao Seixal, na Madeira, acho muito mas mesmo muito estranho que o Seixal esteja poluido como eles dizem :)

Daniel Geraldes disse...

Assine a petição da JSD Seixal pela criação da Policia Municipal, cumprimentos.

Anónimo disse...

A CDU no Seixal é contra as árvores . deixa arrazar pinhaia e corta àrvores nas ruas, quando começam a ter porte. Claro que há poluição.

cidadao disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
cidadao disse...

- Quando o vereador do ambiente diz isto depois de ter ardido uma floresta protegida no PMD:

«...se não poderia também alguém que não queria que ali se construa atear fogo...»

- Se não reflorestam como manda o próprio PDM zonas a que o PDM obriga reflorestar e a proteger.

- Se constróem a torto e a direito o que estão à espera ?

Anónimo disse...

As alegações do Vereador Carlos Mateus dão-me vómitos. Será que vamos ter de levar com gente desta por muitos mais anos? O homem é passado. Ninguém no seu perfeito juizo diria semelhantes baboseiras. Mas neste concelho vale tudo.

Bluegrowth disse...

Porque é que vivendo tão longe do aterro, quando o vento bate de noroeste a sul me cheira tão mal em casa?!

Anónimo disse...

Quando venho na A2, sei sempre onde é o Seixal e se aproxima a área de serviço ... pelo mau cheiro!

Anónimo disse...

mas vivemos num sítio maravilhoso claro está! :)))

As poucas zonas verdes que ainda vão existindo, também terão o futuro traçado no curto prazo, vide pinhal entre a Verdizela e Flor da Mata, ou a zona entre os terrenos norte da Siderurgia e o centro de estágio do SLB, que mais dia menos dia tem o seu "prolongamento natural" na forma de uma estrada (aliás, basta passar por lá e ver que o ínicio do prolongamento natural já foi construído por detrás do cemitério).

Esta Câmara não gosta do verde, não tem uma política ambiental, é uma autêntica nulidade em termos de desenvolvimento sustentável do território que administra, tem pouquissimo respeito por quem os elegeu, menos ainda pelos outros, e zero tolerância à critica e ao pensamento diverso do seu.

Anónimo disse...

Ponto verde.
Gostaria de participar e de mandar umas fotos, p.f. para que e-mail ?

Ponto Verde disse...

Colaborações e fotos podem ser enviadas para:

pontoverdesul@gmail.com

Anónimo disse...

coloquem + conteúdo