sábado, setembro 27, 2008

MST - AUDITORIA URGENTE PRECISA-SE

Metro do Porto, a opção subterrânea no miolo da cidade revelou-se uma aposta acertada.

A cada dia que passa , à medida que esta fase em curso das obras do Metro Sul do Tejo chegam ao seu termo , se torna visivel que as opções tomadas em relação a percurso , transformação da via, adaptação da via a nova realidade , filosofia de interacção com os outros meios de transporte , não foram as mais correctas.
É notório que a Câmara de Almada pretende por decreto banir ("escondendo" em vias secundárias ) o tráfego automóvel da via principal de Almada e impondo o meio de transporte do regime , contra a realidade, contra os cidadãos.

Como é possível gerir tão mal um meio de transporte excelente , tão caro e de tão boa qualidade?
Comparativamente ao Porto onde o Metro é um sucesso, uma obra exemplar a todos os níveis , um sucesso de adesão e utilização da população, integração com o meio urbano e arquitectónico que não foi preciso impôr proibindo outros meios de transporte, o Metro Sul do Tejo é uma aberração , não sendo de estranhar o fiasco em que resultou este primeiro ano e meio de exploração. Uma comissão parlamentar nomeada para acompanhar esta obra teria sido desejável, na sua ausência , uma auditoria geral , aos custos e às opções tomadas, também a que envolve agora os parques de estacionamento , seria bem-vinda!

Por exemplo, não se compreende porque razão o MST não tem um percurso subterrâneo entre o Centro Sul e Cacilhas a não ser por errada opção politica!
E não falem agora de custos, as derrapagens provocadas por atrasos inexplicáveis na obra certamente que dariam para cobrir os gastos suplementares que a opção subterrânea implicaria , a grande questão é que o Metro à superfície é panfletáriamente em termos de propaganda do regime, mais atractivo , mais fotogénico ... tal como o é o viaduto sobre a autoestrada...

Pela minha parte gostaria de ver um estudo comparativo entre o MST e o Metro do Porto , e você ?
__________________________________________________

12 comentários:

Anónimo disse...

Continuo sem perceber porque é que os grandes partidos, "dera" a cidade de Almada ao pcp.
Porque foi mesmo "dar" a Camara a um partido minoritário em Almada e em Portugal.
Porquê? AUDITORIA Já!

Anónimo disse...

Concordando em absoluto com a sua análise em relação as opções de percurso, não deixo de constatar que mesmo no Metro do Porto houve derrapagens e "histórias" menos certas. Se calhar o problema acontece sempre que estes projectos caem nas mãos dos "caciques" locais...

Anónimo disse...

Auditoria e sindicãncia rigorosa e sem vacilações, a menos que este país tenha entrado definitivamente na CRB - Confederação das Repúblicas dos Bananas

Anónimo disse...

os anónimos tem o valor que tem como tal não dou valor nenhum a blogs tipo Ponto Verde que se mantem anónimo!!

Anónimo disse...

Assembleia de Secção do PSD/Seixal marcada para a próxima sexta-feira, pelas 21h na sede da Secção, conforme convocatória publixada no órgão oficial do partido.

Anónimo disse...

concordo plenamente com o que foi dito pois o MTS pode as suas coisas mas como o Metro do Porto não há comparação.

Ponto Verde disse...

¨os anónimos tem o valor que tem como tal não dou valor nenhum a blogs tipo Ponto Verde que se mantem anónimo!!¨

Pensava que já tinham ultrapassado esta fase...

Quanto às derrapagens e interesses do Metro do Porto, completamente de acordo, só que do ponto de vista do traçado, do serviço prestado e da qualidade do projecto o Metro do Porto é um caso de sucesso!

Anónimo disse...

Claro que Metro do Porto é um caso de sucesso para vocês, é de uma Câmara que não é PCP..
Nem que fosse a maior aberração à face da Terra, como a Câmara não é PCP já é excelente!
Sérá que se o PCP voltar a ganhar a Câmara de Almada ou Seixal ou qualquer outra Câmara PCP, vocês vão voltar a chamar estúpido a quem os elegeu como é hábito??

Anónimo disse...

Se por ironia do detino o pcp ganhar as próximas eleições municipais em Almada (com 20% do total de eleitores...bendita abstenção), será porventura o mesmo que acontece na Madeira e levando a situação para fora de portas o que acontece nos EUA, em que os seus habitantes estão entregues a um "básico" (falando em termos de tropa).

Anónimo disse...

Disse um anterior comentador :

-Claro que Metro do Porto é um caso de sucesso para vocês, é de uma Câmara que não é PCP..
Nem que fosse a maior aberração à face da Terra.

Só que realmente e o que aqui interessa é que aberração é o Metro Sul do Tejo que há um ano anda vazio para trás e para a frente!

Anónimo disse...

O Metro Sul Do tejo é filho da irresponsabilidade de uma autarca de Almada incompetente, de ex-governantes vaidosos e de actuais governantes facilmente compráveis e de representante de governo para o MST amigo de vereador muito culto da Câmara de Almada.
Quando nomeado e se calhar não foi por mero acaso, caíu como mel na sopa. Houve um esfreganço de mãos e um escorregadio grande.
O pessoal da Ramalha pagou a amizade, chupando com os carris em cima. Lincharam-no e Lixou-se.

Anónimo disse...

os anónimos tem o valor que tem como tal não dou valor nenhum a blogs tipo Ponto Verde e Hekate que se mantem anónimo!!

Uns podem ser anónimos ou outros já não?