domingo, setembro 07, 2008

ENERGIAS RENOVÁVEIS E O FUTURO


Na semana em que Portugal , com um grande investimento num parque eólico na Polónia, se demarca na vanguarda da produção de energia renovável, facto notável se pensarmos que há apenas três ou quatro anos estávamos na cauda da Europa também aqui , foi apresentado o estudo Solar Generation 2008 , publicado pela Greenpeace e pela Associação Europeia da Industria Fotovoltaica.

É apontado neste trabalho a importância da energia solar como forma de resolver os problemas energéticos de dois terços da população mundial em 2030.
Segundo este relatório , a energia solar poderia ajudar a reduzir cerca de 1600 milhões de toneladas de emissões de CO2 até 2030, ou seja o equivalente a 450 centrais térmicas.

O estudo também demonstra que a energia solar contribuí para a criação de emprego (à semelhança do cluster da energia eólica em Portugal) demonstrando que hoje 120000 pessoas estão já a trabalhar no sector e apontando para 2 milhões em 2020.

Para esta evolução ou não estarão premissas como o custo do petróleo , "alternativas" como o nuclear ou as opções que vierem a ser tomadas pela futura administração americana, sobre o mercado de carbono... para já , a recém nomeada candidata a vice-presidente no lado Republicano , Sarah Palin , tem uma forma muito peculiar de demonstrar o seu apego à natureza (na imagem) que certamente estará presente numa natural do Alaska.

Por Esta Banda continua a não haver qualquer investimento no sector ... ele é mais betão e propaganda !

4 comentários:

Anónimo disse...

O futuro está nas energias renováveis e não no nuclear. De facto é estranho não haver qualquer projecto fotovoltaico ou eólico na margem sul quando temos condições naturaia únicas. Onde havia moinhos de vento há condições para a instalação de aerogeradores, por exemplo em algumas praias do Mar da Palha, seixal, Moita, Barreiro, Montijo, Alcochete.

Anónimo disse...

A festa d avant pelo numerode ambulâncias que se ouvem a todos os minutos mais parece a guerra do avante. Não sei se na guerra do golfo houve tantas ambulâncias. Para a festa da solidariedade e confraternização há bebedeiras a mais e não só.

Anónimo disse...

uma senhora sentada numa cadeira com uma pele de um urso nas costas e a carcassa de um carangueijo na mesa,nao abona muito em termos de ambiente,nao é??

Anónimo disse...

É caso para dizer que a senhora se pos a pele do pobre animal.Não,agora a sério:Devia ser a pele do filho dela!!!
O ser humano lembra-se de cada coisa..."os animais somos nós"
Afinal o que é ser inteligente???