sexta-feira, setembro 12, 2008

DEMOCRACIA ! QUAL DEMOCRACIA ?


O exemplo do Seixal aqui trazido ontem é mais um dos exemplos da prepotência instalada no aparelho de poder da Margem Sul e que lhe dá sobrevivência e sustentáculo .Se é possível instalar uma matriz Estalinista numa democracia , o que encontramos nesta Banda não deve estar muito afastado dessa realidade.

Há depois o sentimento de impunidade, muitas vezes descarada em que tudo é feito .
O caso de negarem atribuír um patrono a uma escola, que por iniciativa própria, democrática, da sua comunidade educativa pretendeu , de acordo com a Lei da República, é o corolário na forma como a sociedade civil é tratada.


No resto, bom, no resto é o que se sabe sobre os apoios autárquicos às escolas...às associações...ao movimento associativo em geral que contrastam na movimentação e afectação de meios próprios da autarquia por exemplo na Festa do Avante ou noutras manifestações panfletárias ciclicas. Ou o lado disciplinador da "força" por exemplo no sucedido com o Grupo Flamingo impedido de recolher assinaturas numa iniciativa da autarquia (clique) .


Bom mas dentro de uma estrutura alegadamente
Famigliar , dentro de uma Cosa Nostra que aparentemente tomou parte do aparelho politico nada disto é de estranhar , faz parte até dos "manuais". As consequências , quer na Democracia quer no Ambiente são graves e irreversíveis, tal como grave e irreversível foram os 48 anos de Ditadura a que os militares do 25 de Abril puseram cobro.

Terminou a Ditadura Fascista , mas continuamos , quer em termos de mentalidade, quer em termos de educação e desenvolvimento a viver, 34 anos depois , com as suas consequências. O mesmo acontece e acontecerá depois deste 33 anos de "Democrática Ditadura" de poder local instalado com a conivência ou omissão das altas esferas dos outros partidos nacionais .

Foram mais de três décadas em que o polvo se istalou no poder, se associou com o Betão destruindo zonas verdes a esmo, bricando com as leis de ordenamento a seu bel prazer , em proveito próprio e de terceiros e em prejuizo do ambiente e da qualidade de vida das populações .


Nesse mesmo período , numa perspectiva de partido único, invadiram a vida privada dos que se lhe opunham, secaram a vida associativa , instrumentalizaram as Festas Populares que de "Populares" já só têm o nome , entregou-se território virgem e de grande valia agricola, turistica e ambiental para que uma meia dúzia, sempre os mesmos, lucrassem e dessem a lucrar.

Como vimos ontem em comentários aqui deixados , há uma descrença generalizada nos politicos e na politica, de tal forma que se instalou um compreensível Sebastianismo de que surja alguma força não partidária, em que se sintam representados como cidadãos, e se identifiquem como pessoas num grande e amplo movimento civíco.

Assim, ele surja ,
creio que fácilmente ganharia não uma vereação, mas a maioria da Câmara (a menos que a oposição que já deu mostras de mudança , faça o trabalho de casa que não foi feito durante muitos anos )!

Mas atenção , muita atenção ao que ontem também se escreveu no blogue Alhos Vedros Ao Poder sobre a Moita , cito :


"Quem quiser afrontar aqui no concelho o poder moiteiro precisa de, mais do que peneiras ou ambições pessoais, ter uma ligação forte à terra, ser alguém conhecido e, se não consensual, pelo menos respeitado por todos os que não apoiam protocolos manhosos, estratégias lamacentas de ataque pessoal e a promoçção de carreiras com base nos cartões partidários.

Claro que, em seu bom juízo e atendendo à agência de emprego partidário em que se tornou a CMM e o poder local, ninguém quereria ganhar uma eleição para governar com uma estrutura técnico-administrativa toda minada.

Mas há sempre mártires."

8 comentários:

Anónimo disse...

CDU é o nacional caceteirismo no seu melhor.

Anónimo disse...

Na camara do seixal muitas coisas são estranhas a começar pela comissão sindical.Todas as semanas o delegado sindical escreve no comercio do seixal e sesimbra a dizer mal do governo. Não o vejo defender os trabalhadores da camara que pagam todos os meses um por cento do ordenado para o sindicato para o senhor delegado sindical não ter uma unica palavra em sua defesa contra o patrão alfredo monteiro contra o pcp quando a camara de maioria cdu acabou de entregar a empresas privadas uma quantidade de serviços que até aqui eram feitas por trabalhadores da camara como vinha publicado no jornal local. Este senhor delegado sindical que há muito a sua unica tarefa é de delegado sindical esqueceu-se quem representa e está apenas ao serviço do PCP na organização das manifestações de trabalhadores contra o governo. Afinal quem privatiza é reaccionário e fascista na boca dos comunistas. Agora alfredo monteiro entrega ao privado os serviços camararios como é? Afinal em que ficamos? Já não há paciência para tanta incoerência e incompetência.

Anónimo disse...

Há, como nunca houve, a oportunidade e a necessidade de tirar do poder moiteiro o lixo do PCP. Para tal é necessário haver uma consciência colectiva de que para gerir uma câmara não há grandes ideologias políticas, há seriedade, espírito colectivo, vontade de servir a população da qual os intervenientes fazem parte também, espírito ambientalista, pugnar por um concelho onde há mais a remediar do que a expandir, um concelho onde já se construiu de mais, há a construir espaços verdes e equipamentos sociais colectivos, respeitar e tratar o rio e zonas adjacentes a este como deve ser. Promover o desporto e a cultura, pensar nos jovens e no seu futuro, mantendo-os ocupados em actividades colectivas saudáveis e não marginalizados como o PCP/CDU faz. Em suma, defender as pessoas e dar-lhe a qualidade de vida mínima que lhe falta em todo o concelho.

Anónimo disse...

Parabéns já sabem usar o photoshop e alterar os cartazes dos outros ahahaha..

Anónimo disse...

Ainda estamos a um ano das próximas autárquicas e já anda uma febre danada para ver quem vão ser os cabeças de lista do PS e do PSD, no rumo a bombordo sucedem-se os comentários anónimos a defender o Samuel como cabeça de lista do PS. A moda pegou e o PAulo Cunha, no seu revolta das laranjas passou a inserir comentários anónimos a sugerir o seu nome para cabeça de lista do PSD. Ao mesmo tempo o Paulo Cunha introduziu um tema, perfeitamente orquestrado com dois ou três seguidistas, para zurzir no PS e no Samuel, de modo a ver se ganha protagonismo para 2009.
Será que o Samuel e o Paulo Cruz acham que o pessoal é parvo e não vêem que os comentários em causa são da autoria dos próprios?
Um bom tema para o comércio do Seixal...
Pois mas o Paulo Cunha é o dono do comércio e para além de entrevistas ao próprio nada pode sair no jornal que possa bliscar a sua imagem!

Anónimo disse...

O Dr. Samuel e o Dr.Paulo Edson são dois excelentes politicos a que a população deste concelho não tem estado habituada. Com a CDU no poder há tantos anos a população deixou de ter voz. Com o Vereador Samuel e o Dr. Paulo Edson sente-se que as coisas estão a mudar dão voz à população para que se manifeste. Isto a CDU nunca fez. Só falam eles e ainda por cima escondem tudo da população e mentem sempre que lhes dá jeito. Dizia o anónimo das 3.39 que os comentários são da autoria dos próprios. Deve estar louco (a)também eu escrevi algum dos comentários que fala e não me chamo nem samuel nem paulo edson. O medo de perderem os tachos e o domínio sobre o território do concelho do seixal e sobre a sua população é muito e manifesta-se assim desta forma inventando mentiras. è urgente que o PS e o PSD se unam numa coligação para derrotar a CDU. Contamos com o Dr. Samuel Cruz e com o Dr. Paulo Edson para desalojar os comunistas.

Anónimo disse...

Caros Militantes e simpatizantes PCP o movimento de cidadãos em torno da luta pela liberdade no concelho do seixal é imparável. Em 2009 iremos abrir o champagne pela derrota da CDU. E não apenas pela derrota da CDU é pela libertação do seixal da ditadura comunista. Iremos finalmente ter o 25 de Abril no seixal só que agora já não com cravos mas com champagne. Até à vitória.

Daniel Geraldes disse...

No cartaz da CDU, achei especialmente interessante o vermelhor rosé que eles colocaram para se colorem ao PS.

Hão-de notar que o vermelho tem uma ligeira pigmentação de rosa, não me digam que o PCP já trabalha com agências de comunicação.