terça-feira, outubro 30, 2007

UM EXEMPLO!



Do Minho chega-nos um excelente exemplo de preocupação pela mobilidade , pelo ambiente e pela qualidade de vida dos cidadãos. O exemplo não vem de nenhum partido ou autarquia , mas da Universidade do Minho e é simples:


A Universidade do Minho vai distribuír gratuítamente aos seus estudantes, duas mil bicicletas designadas BUTE (Bicicleta de Utilização Estudantil), a bicicleta distribuída é pessoal e intransmissível e será entregue por um período de três anos, findo o qual o estudante pode optar pela aquisição da bicicleta mediante uma quantia meramente simbólica, á volta dos 25 Euros.

O objectivo da Universidade do Minho é que os estudantes deixem o carro em casa, as primeiras bicicletas serão distribuídas já em Novembro e começarão pelos estudantes bolseiros.

Este projecto será instalado em cooperação com a autarquia, com o aproveitamento de ciclovias e promoção de meios de transporte ecológicos.
É objectivo da Universidade, distribuír 200 bicicletas por mês até Julho de 2008 e serão criadas 50 estações para parqueamento das mesmas no Campus Universitário, em Braga e Guimarães. Os utentes contarão também com assistência e manutenção gratuítas.

Uma iniciativa que aplaudiria na Margem Sul no caso da Universidade do Monte da Caparica. Instituto Piaget e Secundárias dos concelhos onde até já existe uma ciclovia, construída pelo Metro Sul do Tejo...e aproveitando em sinergia o Metro e a bicicleta...

4 comentários:

Anónimo disse...

É a mesma universidade que gatsa o dinheiro dos alunos em campos de golfe certo??
Belo exemplo..

Anónimo disse...

A todos os Leitores,

A requalificação de um espaço que era um baldio e onde de facto teria de haver uma intervenção profunda com um grande investimento, sem qualquer retorno, não poderá ser confundida com a vontade da Instituição que tem um conceito de enriquecimento da sua comunidade universitária vínculada no Desporto, aliada à rentabilidade desse mesmo espaço através da prática mais acessivel e mais democrática, neste caso na modalidade do Golfe.
Vamos agora discutir todos os espaços verdes circundates do Campus de Azurém (guimarães), que deixem que vos diga, são muitos, o valor do investimento na sua requalificação e já agora da sua manutenção...não vi ninguém discutir esta parte. Pois... é tudo muito verde e o Campus fica tão bem enquadrado neste quadro...

Apela-se a uma discussão mais elevada, mais sóbria, mais direcionada para a atitude daquilo que poderão ser e serão os bons exemplos neste nosso pequeno páis, que ainda se torna mais pequeno com estas pobres afirmações.

Bem haja a todos,

Abraço e até já,

Daniel Rocha

Anónimo disse...

E já agora parabéns à Universidade do Minho, que soube colocar em prática dando um sentido comum a toda a Comunidade, ..., redução de emissões de co2, etc, etc,...ou seja todas as preocupações ambientais estão aqui assentes neste projecto.

Isto sim é um exemplo de alta elevação e está em sintonia com o recente acordo mundial de restrissões às emissões de carbono, que Portugal liderou no passado fim de semana, que celebra o inicio do fim do Protocolo de quioto previsto para 2012.

Mais uma vez parabéns e vejam se conseguem que este caso seja levado à Assembleia da República como exemplo a seguir em todas as intituições de Ensino Publico e Autarquias.

Até já,

Daniel Rocha

Ponto Verde disse...

Agradecimento ao Daniel Rocha pela participação.