sexta-feira, outubro 26, 2007

OS TACHOS DO TURISMO...COSTA QUÊEE???

Fonte da Telha ou Costa de Caparica, duas pérolas, parte do que Eufrázio Filipe considera a "Marca Costa Azul" , a tal que segundo o próprio, "levou vinte anos a construir, trabalho de empresas, associações e sindicatos " e que "corre agora o risco de se perder" ... ora ainda bem !

Portugal não merece ao nível dos decisores e de muitos cidadãos o património que ainda tem e que foi herdado de todas as gerações anteriores, para além do património ambiental que delapida no dia a dia.

Esse património cultural , histórico e natural é uma vantagem competitiva em relação a outros povos e um valor em si, sobretudo para um país pequeno e que não tem grandes recursos naturais.

É um património que no mundo global de hoje é expressivo na chamada Indústria do Turismo.

O Turismo para Portugal é não só um desígnio, mas o que pode ser uma fonte de rendimento renovável, indefinida com um grande peso na economia.

Óbviamente não se trata do turismo de massas, dos projectos PIN em zonas protegidas, ou da repetição e continuação do Algarve , quer no Algarve, quer em outras zonas do país.


Como não há o conhecimento de que é efectiva esta preocupação de protecção do património natural e histórico e que as instituições nacionais, regionais e locais no sentido da sustentabilidade dos fluxos turisticos, considero que a organização territorial em termos de regiões de turismo, actuais, tantas para um país tão pequeno, são perfeitamente tão descartáveis como desnecessárias.

Isto, mesmo não considerando que quem é nomeado para essas Regiões de Tutrsmo, na maioria dos casos não tem a minima ligação, qualificação ou conhecimento de Turismo !

No nosso caso da Costa Azul, é elucidativo quem e porquê está á frente desta Região de Turismo...


Por tudo isto e num mero estudo comparativo com o que se faz lá fora (o lá fora é todo o resto do mundo que em termos de destino turistico compete com Portugal) , faz todo o sentido a reformulação que está a ser feita sobre as Regiões de Turismo e que tanta polémica está a levantar, sobretudo junto aos lugares de topo destas organizações que têm tanto de sorvedoro de dinheiros publicos como de ineficácia ao nível da acção ou da promoção. E a reformulação é em termos de território, passar das actuais 19, sim digo bem DESANOVE!!! para CINCO !

Pois que como contribuinte e como português ... acho bem !!!

Claro que serão menos catorze presidentes das actuais Regiões e suas "cortes" a não poderem mais afirmar diariamente o seu
Principio de Peter no desempenho de tão importantes cargos! Mas sejamos práticos, vendo o desenvolvimento Turistico em Portugal das ultimas décadas, não se notará muito a sua falta , mesmo que se intitulem "eleitos" e tenham até poéticos blogues !!!

3 comentários:

Anónimo disse...

JSD SEIXAL ALVO DE ROUBO MAIS UMA VEZ.......

WWW.JUVENTUDESEIXAL.BLOGSPOT.COM


WWW.JSDSEIXAL.COM/BLOG

QUEM QUER CALAR A JSD?

Anónimo disse...

O Turismo na Costa Azul é terceiro mundista, tudo o que é de qualidade tem sido degradado e destruído, por exemplo a Arrábida.Os cargos são poleiros de oiro dados pelo desempenho em Partidos ou em Câmaras.

Anónimo disse...

Calar uma voz que não se ouve??
Perca de tempo..Bah