sexta-feira, outubro 12, 2007

ATRACAR UMA BOA IDEIA




















No seu blogue Rumo a Bombordo o vereador da Câmara do Seixal eleito pelo PS , Samuel Cruz, fez a seguinte proposta:


"Não é de agora. Desde sempre, o Município do Seixal tem descurado as potencialidades turísticas do concelho, nomeadamente esse recurso fantástico que é a Baía. A falta de oferta na área do alojamento é notória.


A falta de uma referência no concelho que funcione como âncora aos demais intervenientes no processo, é outra lacuna evidente.
Ora, tendo o concelho do Seixal uma mais-valia sub-aproveitada - a sua baía - e sabendo que os jovens são bons impulsionadores de certos conceitos, duas ideias que poderiam/deviam ganhar algum formato real seriam a criação de uma pousada de juventude no concelho e de um Parque temático. Mas onde?

Pegando num conceito que já existe em Viana do Castelo, a ideia de criar uma pousada de juventude num navio seria algo que poderia ter boa aceitação. Em Viana, o navio Gil Eanes está ancorado numa antiga doca do porto de mar. Esse navio-hospital dos pescadores de bacalhau, nos mares da Gronelândia, dispõe de 57 camas e uma sala de convívio. Aqui a baía seria um esplêndido local para acolher este projecto."







Sobre o Parque temático, não adiro à ideia, pelas razões aqui apontadas ontem, mas aplaudo o projecto de um navio ancorado na Baía do Seixal e destinado a alojamento turistico, o conceito não é novo, mesmo em Portugal, tivemos há anos o Infante D.Henrique em Sines e alguns navios ancorados em Lisboa por altura da Expo 98.


Essa mesma filosofia está em prática nalgumas cidades da Europa por exemplo em Estocolmo ,nas imagens ( há mais de vinte anos) mas também noutras cidades portuárias como Amsterdão, só para citar dois casos .

Então o que diz a maioria? Vamos avançar com este projecto no imediato?

É uma proposta arrojada,mas prática e exequível, de um autarca da nova geração , quanto à ideia do Parque Temático é tipica dos autarcas no poder há trinta anos ... digna de um politico como o Dr.Samuel Cruz seria a proposta de um Parque Ecológico , aí teria todo o apoio de muitos Seixalenses!!!

3 comentários:

Anónimo disse...

Boa ideia!
vamos lá avançar com ela, trás lá o barquito.
Se não o tiveres, mas se algum amigo teu ou do Samuel o tiver pede-lho emprestado ou que o traga para a Baia.
Caso não seja possível pede ao Samuel para falar com algum dos seus camaradas do IPJ (convém que seja alguém com poder de decisão)para nos arranjar um barco desses.
O resto é simples.
1 abraço

Anónimo disse...

A Fragata D.Fernando Segundo e Gloria podia completer a oferta com um museu, ou ser ela o proprio hotel. Que tal contactos com a Marinha nesse sentido? O Alfeite esta perto!!!

Anónimo disse...

Aqueles que consideram irreal pôr um velho navio, sem máquinas recuperado de interiores com dormitórios espartanos e atracado no Seixal para servir de Pousada da Juventude, são os mesmos que em Almada consideram real a cidade da água e a candidatura aos Jogos Olimpicos!!!
Presunção e água benta , cada um toma a que quer.