Blogue Ambientalista da Margem Sul / Portuguese Environmental Blog "Pense Global , Aja Local" Save the Portuguese Forest / Salve a Floresta Portuguesa
terça-feira, dezembro 19, 2006
PORTUGAL , QUE FUTURO ?
No Ranking da FIFA , Portugal é uma quase potência mundial segundo despacho da autoridade do futebol mundial:
Este Portugal de sucesso fecha ano em oitavo, com Brasil na liderança, bom excusava de ter dito esta, estar num ranking em oitavo, com o Brasil em primeiro...tem que se lhe diga, mas é certamente um país feliz aquele que festeja que Portugal tenha descido em Dezembro um lugar no ranking da FIFA mas vá terminar 2006 na oitava posição, revelou hoje o organismo máximo do futebol mundial.
No ranking da riqueza produzida é que as coisas se complicam, Portugal caíu duas posições e tem à sua frente três países recém entrados na UE , de acordo com a Lusa :
"O Produto Interno Bruto (PIB) português medido em unidades de poder de compra (UPC) continuou a afastar-se em 2005 da média europeia, situando-se quase um terço abaixo do dos 25, segundo dados do Eurostat publicados hoje:
Portugal tem o valor mais baixo da UE a 15 e é ultrapassado por três Estados-membros que aderiram em 2004: República Checa (74 por cento), Chipre (89) e Eslovénia (82).
A República Checa está numa trajectória ascendente, tendo ultrapassado Portugal em 2005, depois de ter tido uma percentagem idêntica em 2004. O PIB por habitante no Luxemburgo foi no ano passado o mais elevado da UE (251 por cento), enquanto que o da Letónia foi o mais baixo (48 por cento) – mas a subir em relação aos anos anteriores (41 em 2003 e 44 em 2004). Holanda, Áustria, Dinamarca, Bélgica, Reino Unido e Suécia situavam-se entre 15 e 25 por cento acima da média, enquanto Finlândia, Alemanha e França ultrapassavam a média em cerca de dez por cento.
Itália e Espanha estavam no nível médio dos 25. Grécia e Eslovénia estavam 20 por cento abaixo da média, enquanto que Portugal fazia parte de um grupo de Estados-membros 30 por cento abaixo da média, juntamente com a República Checa e Malta."
Depois, temos que :
"Portugal é o país da União Europeia com a maior percentagem de árvores abatidas em relação à quantidade de àrea reflorestada entre 1990 e 1999, dados do Eurostat sobre Florestas e Ambiente."
Ainda falando em rankings, Portugal tem a capital europeia que mais habitantes perdeu, segundo o Expresso :
" Nos últimos cinco anos Lisboa e Porto perderam 75 mil habitantes. O abandono das grandes cidades tem vindo a agravar-se desde a década de 90 e na lista das 25 cidades que perderam mais população estão nove capitais de distrito. Uma estimativa feita pelo Instituto de Ciências Sociais, no âmbito de um projecto urbanístico e ambiental, mostra que em 2011 será Sintra o maior concelho do país.
Os custos são enormes: mais de 14% do PIB, segundo estudos internacionais. Os autarcas de Lisboa e do Porto, Carmona Rodrigues e Rui Rio, apostam na reabilitação para atrair novos residentes."
Decididamente este modelo de "desenvolvimento" assente no betão , na especulação imobiliária com expansão para as periferias, em zonas não urbanizadas e no dinheiro fácil, na corrupção e tráfico de influências .
Pode-nos colocar numa posição honrosa no que toca ao futebol, sobretudo quando este se alimenta da mesma fórmula, betão e mais betão!!! Mas não nos faz mais ricos nem com melhor padrão de vida, e muito menos com um melhor país.
A realidade é que nos distanciamos cada vez mais dos padrões médios da Europa de referência o que começa a ser dramático, porque já nem o mundo dos salários baixos deslumbramos! E o enriquecimento no mundo do futebol é só para alguns!!!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
15 comentários:
O futuro de Portugal está no despertar na cabeça dos portugueses(lembrarem-se) que são eles o motor do desenvolvimento do país, estando atentos às manobras dos políticos oportunistas, isto é, daqueles que se inscrevem nos partidos para se autopromoverem e governarem-se.
Gostaria de salientar uma relação óbvia: Desempenho Futebolístico=Pais Manhoso:
Brasil, terra de belezas mil... e pobreza maior... e bestial nação de futebol. Itália, outra grande nação: estilo... chianti... Cammorra, escândalos, Berlusconni... e Futebol espanto. Mudemos de Continente, Argentina.. tango... recessão... Maradona... pais falido... futebol nada sofrido.
Ainda estão contentes por figuramos... no meio dos figurões do futebol !
O futebol serve de consolo para muitos. No entanto, em alturas de crise, nada disso valerá a este país que está à mercê de políticos corruptos, de especuladores imobiliários e de todo um conjunto de interesses individuais que se sobrepõem ao interesse nacional.
A culpa deste desenvolvimento caótico é dos autarcas comunistas da margem sul, senão fossem eles estariamos em primeiro lugar no ranking de desenvolvimento!
Não há dúvida caro anónimo anterior que no que toca a nível local,as responsabilidades vão na Margem Sul quase por completo para o PCP, naqueles concelhos que há trinta anos são governados pela FPU, APU,CDU... é claro como a água!!!
Exemplo? Seixal e Almada
É fácil encontrar os culpados!
Cumprimentos e felicitações para a análise isenta e correcta destes últimos comentadores. Acrescento que se não fossem os autarcas da CDU possivelmente estariamos a competir, nos lugares cimeiros do ranking, com a Finlândia e Luxemburgo.
Um abraço a todos os amigos socialistas, que nem sequer foram e são governo, afinal a culpa é toda do P.C.P. e dos malditos comunistas.
Senhor Cavaco, não ponha todos os Comunistas no mesmo saco, distinga-se os que viveram e combateram o fascismo na clandestinidade. Dos Comunistas Caviar da Nova Geração, e da anterior, aqueles todos que se "doutoraram" no pós 25/4, na ex-URSS, estes Doutores e Mestres de agora estão deslumbrados pelo Capitalismo e pela forma de multiplicação do pães que o betão lhes oferece. Ler o programa do PCP e ver a vossa actuação, (sim , senhor autarca CDU, militante PCP ) é um vómito ou é ver todos os Comunistas que deram a vida pela causa a dar voltas na sepultura. Estragaram esta bela margem e nem o reconhecem.
Sr. ex-militante, onde é que milita agora? Era importante saber.
Mas o que é que interessa onde o gajo milita, porra?
Não é mais importante questionar a desastrosa e muitas vezes estranha gestão autárquica; a Sul da CDU, mas também a Norte do PSD, de que me lembra o Isaltino com as contas do sobrinho na Suiça.
A canalha é canalha seja da CDU seja do PS seja do PSD ou até do PP e do BE ou há alguma dúvida nisso.
Mas o que se pode entender, mas não aceitar, na canalha pretensamente de Direita é absolutamente inaceitável na canalha pretensamente de Esquerda que se pavoneia pelos campos de golfe como é exemplo certo senhor comunista que vive no Golfe do Perú.
Seja honesto. Questione-se.
É de todo pertinente saber onde milita, até porque ele escreveu onde eu milito.
Quanto ao que escreveu, são mentiras, tantas e tantas vezes escritas e nunca provadas.
Senhor Cavaco, não ponha todos os Comunistas no mesmo saco, distinga-se os que viveram e combateram o fascismo na clandestinidade. Dos Comunistas Caviar da Nova Geração, e da anterior, aqueles todos que se "doutoraram" no pós 25/4, na ex-URSS, estes Doutores e Mestres de agora estão deslumbrados pelo Capitalismo e pela forma de multiplicação do pães que o betão lhes oferece. Ler o programa do PCP e ver a vossa actuação, (sim , senhor autarca CDU, militante PCP ) é um vómito ou é ver todos os Comunistas que deram a vida pela causa a dar voltas na sepultura. Estragaram esta bela margem e nem o reconhecem.
Não entendeu ?
Posso explicar, um ex militante não tem que militar agora em lado nenhum, ou quer o meu antigo número, morada, emprego para me mandar dar uma carga de porrada? Se indiquei onde milita, é o senhor que faz questão em o publicitar, porque isso faz parte do trabalho que depois mostra para trepar no partido.
Como não é esse o meu feitio, nem ser enquadrado por gente da sua laia, BAZEI!!!
Com estas tricas todas entre militas e militancia quem se vai lixando é o mexilhão.
Portugal foi assaltado pós 24 de Abril de 1974 por uma canalha muito requintada e especial!
Democratas? Não !
Servem-se do manjar da democracia.
Quem são eles? Bandos? Quadrilhas? Malfeitores? Pessoas de bem?
Tal tá a moenga ãh !
Nem todos são Dandos, quadrilhas, malfeitores. Mas também nem todos são pessoas de bem.
Disse ....o mesmo anonymous!
O problema que os quadrilheiros vão sendo cada vez mais e as pessoas de bem cada vez menos.
Assim estamos tramados !
Enviar um comentário