quarta-feira, dezembro 27, 2006

AQUECIMENTO GLOBAL



















O Jornal espanhol El País , levantou ontem o véu sobre o mais recente relatório do IPCC – Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas – constituído sob a égie das Nações Unidas.


As conclusões deste que é já
“ o relatório cientifico mais extenso e rigoroso sobre as alterações climáticas à escala mundial” não podiam ser mais dramáticas , quanto aos seus causadores há uma inegável margem de certeza que tal se deve ao Homem.

Para os “climato-cépticos” que insistem em negar esta relação directa entre a actividade humana, nomeadamente a que implica a libertação para a atmosfera de gases com efeito de estufa e o aquecimento global , o El País faz esta curiosa analogia: -“ É tão impossível dizer que um cancro de pulmão de um fumador se deve ao tabaco, quanto dizer, com 100% de segurança, que uma onda de calor se deve à acção do homem”

Este relatório apresenta novas evidências de que se caminha para um aquecimento global, com consequências dramática nalguns casos e , que o mais dramático de todo é podermos estar a vivenciar uma situação em que, mesmo parando hoje com todas as emissões para a atmosfera, ficaríamos reféns da actual situação, por mais 100 anos. O que aponta inexorávelmente para que os Oceanos continuem a subir ( há desde 1993 uma subida média de 0,8 mm anuais) e que a temperatura continue a aumentar (estimativa entre 2 e 4,5 graus).

9 comentários:

Anónimo disse...

Estão a guardar-se para 2009
ASSIM SE VÊ A OPOSIÇÃO À CDU!
Aqui pela nossa Aldeia de Paio Pires, o Executivo da Junta (CDU), convocou os partidos da oposição para uma reunião antes da elaboração do orçamento (PS, PSD, BE), nenhum apareceu, isto de ser oposição deve dar muito trabalho para que não possam aparecer a uma reunião, apresentarem uma ideia ou uma sugestão.
IN http://aldeia-paiopires.blogspot.com/

José Leite disse...

QUE O ANO DE 2007 NOS TRAGA UM "AQUECIMENTO GLOBAL" NOS CORAÇÕES PARA QUE SEJA ERRADICADA A GUERRA E A FOME, SÃO OS VOTOS DO

ROUXINOL DE BERNARDIM

Caparicano disse...

Convém lembrar que no ano transacto, vastas regiões da Europa atingiram temperaturas negativas record em décadas. Este ano, exactamente o oposto, com muitas estâncias de ski ainda sem neve.

Mais que aquecimento global, eu diria disfunção climática global. Ou melhor, amplitudes térmicas e variações de precipitação cada vez mais acentuadas.

Em termos médios sim, as temperaturas têm aumentado. Mas o que me preocupa são os extremos...

Anónimo disse...

Se fosse CDU Paio Pires interrogava-me pela não comparência da oposição: Que raio de democracia é a minha para que ninguém apareça?
Preocupava-me pela situação de isolamento se fosse democrático, claro está!

Desambientado disse...

Curioso, que não se venha dizer nada que já não soubessemos. Curioso também é que ainda haja tanta gente céptica.

Aproveito para desejar um bom ano novo. Que em 2007 realizes todas as tuas aspirações.

Anónimo disse...

Que em 2007 sejas um ser ainda mais consciente em todas as tuas acções e pensamentos para que todos juntos na nossa Nave Terra possamos elevar a vibração do mundo a um nível mais luminoso, mais ecológico e sustentável...

Um bom ano Terrestre em 2007 para ti.

Ponto Verde disse...

Agradeço e retribuo a todos votos de um excelente 2007

Anónimo disse...

Ai ai é o dia final vamos todos morrer...ahahaha isso é tudo uma aldrabice para assustar o povo o clima está a arrefecer e daqui a 10 anos já se vai começar a notar com neve por todo lado. Como as pessoas não percebem nada do clima deixam-se elucidar por modelos que são tão anormais como quem lá mete os dados é claro que com modelos tão anormais só pode dar cenários anormais e apocalípticos que é isso mesmo que os governos querem para que possam criar impostos para arrancar mais uns trocos ao povo e o aquecimento global também é uma desculpa para que os governos façam trapalhada em certas obras publicas...A neve lá aparecerá e eu não tenho duvidas disso mesmo que as organizações mundiais continuem a gritar as suas mentiras climáticas e a ocultar factos como a neve na Austrália em pleno verão o arrefecimento da Antartida entre 1984 e 2004 (um estudo feito pela Nasa) é tudo uma manipulação das nossas pobres cabeças e as pessoas como são ocas climáticamente absorvem tudo com a maior das facilidades não poe nada em causa...Mas a verdade háde vir ao de cima e nos estaremos cá para ver e sentir...O clima é e será sempre autonomo ninguém o manipula nem de forma positiva nem de forma negativa.

Nota:Eu tambem já acreditei no aquecimento global mas depois reparei que havia uma confusão que era o clima e a poluição estarem no mesmo saco e assim as coisas não funcionavam bem por isso agora já pus a poluição de um lado e o clima de outro são coisas completamente distintas que não se misturam por mais que se queira.

Anónimo disse...

Na década de 70 também diziam o mesmo sobre a poluição e o declínio de espécies de animais e plantas. Coisas do tipo "chuvas ácidas e poluição? que disparate" ou "a regressão das florestas da europa central não tem nada que ver com as indústrias" ou ainda o DDT... como é que um insecticida tão eficiente e que era "cautelosamente aplicado" nos campos agrícolas podia ir alguma vez estragar os ovos das águias lá a mais de dois mil qiulómetros de distancia...