
É sabido que em tempo de campanha eleitoral vale tudo, mas cá pela Margem Sul abusa-se um bocado , senão vejamos :
- Há quatro anos escrevíamos aqui no a-sul (link) que « ... numa volta até Almada e o mesmo cenário, não vejo, não encontro os duzentos e tal quilómetros de vias cicláveis prometidas por Maria Emilia, a presidente de Câmara antes das eleições, salva-se a ciclovia desgarrada que nunca mais tem lógica de rede ou de uso e que faz parte do nunca mais terminado Metro Sul do Tejo»...
Pois a prosa de há quatro anos está perfeitamente actual - tirando a inauguração do Metro - apesar de a Câmara garantir a pés juntos que há duzentos e tal quilómetros cicláveis, não vi nenhum centímetro de ciclovia ser construído pela autarquia nos últimos quatro anos , com a agravante que se refez completamente o principal eixo da cidade, que inclui uma "zona pedonal" sem que nesse eixo (refeito de raiz volto a afirmar) que vai de Cacilhas ao Centro Sul se tenha construído um centímetro de ciclovia !!!
Pelo que hoje , quando leio que «a Câmara de Almada vai inaugurar uma ciclovia-hibrida » entre Belém e a Costa da Caparica ... depois de me refazer das gargalhadas provocadas por esta invenção única , a da Ciclovia Hibrida. vou investigar os fundamentos desta descoberta mundial ... e fico a saber que é «hibrida» , a original ciclovia, porque incluí...um trajecto de cacilheiro ...
- BRILHANTE ... DELIRANTE !!!
Mas não é tudo, falta referir que este "projecto" ganhou um prémio da Fundação Galp de 50 mil euros (resultado de votação pela internet ... ) , passo a citar a nota de imprensa que reafirma que ... um dos principais eixos da Rede Ciclável de Almada é a Travessia em Cacilheiro de Belém até à Trafaria ...e propaganda para divulgar este projecto !!!
É por isso que não encontramos, mais que procuremos, os tais duzentos e tal quilómetros de vias cisláveis propagandeados pela Dona Emília ...
Citando a nota de imprensa :
« Este é um projecto que abarca duas grandes dimensões, que se constituem como um conjunto articulado entre um percurso ciclável “híbrido” (ciclovia + barco) e as acções para a sua promoção e divulgação.
O percurso ciclável “híbrido” integra o eixo ciclável que liga o Cais Fluvial da Trafaria às praias urbanas da Costa da Caparica, com uma extensão de 5 km, e a ligação fluvial a Belém através dos barcos da Transtejo, na qual é possível transportar gratuitamente a bicicleta. Esta solução híbrida permite assim unir as duas margens do Tejo, constituindo-se por essa razão um dos principais eixos da Rede Ciclável de Almada »
Nota : ( Foto- alguns dos primeiros utilizadores levaram a « ciclovia hibrida» a sério e dispensaram o cacilheiro , elogiaram também a qualidade do piso entre Belém e a Trafaria )