quinta-feira, fevereiro 26, 2009

AS ORIGENS CENSÓRIAS...



A Origem do Mundo de Coubert - Musée D'Orsay

Durante o ano de 2006 ocorerram no Seixal, vários protestos populares em defesa de uma zona ambientalmente protegida no Plano Director Municipal e onde a autarquia pretendia construír mais um gueto dito "social".

Aos protestos da população , feitos com a "prata da casa" , respondia a censura da "brigada protectora dos bons costumes " CDU ... com a destruição e remoção dos mesmos conforme o exemplo abaixo:



























Protestos populares na Flôr da Mata/Pinhal dos Frades - Seixal ; antes...e depois , da "brigada da moral e dos bons costumes locais" (clique) por lá passar...

Este é só mais um exemplo dos velhos tiques censórios e de intolerância que, de tempos a tempos emergem na nossa ainda jovem Democracia, e que no Seixal têm demonstrado uma intolerância politica insuportável, não só com o abafamento de protestos populares, como com a destruição (clique) de toda a propaganda politica não afecta ao PCP-CDU .

Eles, aqueles a quem incomoda o pensamento e a opinião
livres e diversas, estão por aí, do Seixal a Braga onde a polícia recolheu exemplares de um livro porque tinha a imagem do quadro de Coubert , acima, na capa , passando por Torres Vedras onde foi uma sátira ao computador Magalhães a visada pelos curadores da moral.

Também de Almada e segundo o blogue EmAlmada vem-nos um exemplo de um protesto
feito pelos comerciantes da Rua Capitão Leitão que... a autarquia CDU , não permitiu.

Os comerciantes, desesperados pela desertificação da cidade, colocaram faixas , entendidas pelos Eleitos, como sendo contra as medidas da Câmara relativamente às brilhantes medidas de "mobilidade" , recentemente postas em prática :

Fotos da referida faixa na rua Capitão Leitão E o que fez a a muito democrática , tolerante e defensora das liberdades , Câmara CDU ? ...
-Mandou logo... retirar !!!

Como isto contrasta com a propaganda CDU que temos qu
e aceitar e conviver durante todo o ano e por toda a parte, e agora também na nova zona pedonal !

É este o novo mobiliário urbano da zona pedonal ?

15 comentários:

Anónimo disse...

É o nacional-cacetismo no seu melhor , o que é que pensa que eles iam aprender á ex. URSS ? E depois os de cá ainda eram (são) mais papistas que o Papa. Sem essa autoridade não são ninguém.

Anónimo disse...

Ah, ah, ah, tudo serve, parecem um bando à solta, lendo o melhor humor negro britanico. O que interessa é cascar na CDU. Um avião caiu, a culpa é da CDU, mas caiu na Tailândia- é o efeito borboleta.

Bom texto e ganha vergonha na cara

Anónimo disse...

A prática fascista ou a prática comunista têm em comum o lápis azul. Lembra-se da PIDE e do KGB? Infelizmente o concelho do Seixal passou da PIDE para o KGB. Os métodos são os mesmos. Não me espanta que andem a arrancar os cartazes que promovem o descontentamento do povo. É que assim a máscara cai...

..."Calai-vos que pode o povo querer um mundo novo a sério"

Emanuel Oliveira Santos disse...

Tenho seguido o seu blog desde algum tempo. Sei que o tratam como Ponto Verde. Sei da pertinência dos assuntos aqui tratados, mas, ainda não consegui compreender o anonimato deste blog. Não acha que está na altura de se revelar. De mostrar a sua identidade. De se assumir como cidadão participante activo na vida politica local?

Ponto Verde disse...

Meu caro Emanuel, quanto à sua preocupação "De se assumir como cidadão participante activo na vida politica local?" ...só me dá vontade de sorrir, pois não tenho feito outra coisa toda a minha vida.

Este blogue é uma ínfima parte disso!

Não se preocupe com os nomes por detrás dos "anonimatos" Olhe, chame-me Brad Pit por exemplo.

Cumprimentos! E obrigado pela participação.

Ponto Verde disse...

Ah, mas também me pode chamar Angelina Jolie !

Emanuel Oliveira Santos disse...

Peço-lhe que não fique ofendido com a minha interpelação.
Denoto, na sua resposta, algum mal-estar quando confrontado com a situação referente ao anonimato. Por favor não fique incomodado com tal.
Nunca foi minha intenção colocá-lo numa posição menos confortável. Mas, eu defendo que, numa democracia moderna, nenhum cidadão deveria achar necessário manter o seu anonimato para dizer aquilo que pensa, independentemente se é verdade ou não. Deveria existir liberdade de pensamento. No entanto noto em si um constrangimento em assumir-se publicamente como o autor deste, devo referir, bom blog.

E pode-me tratar por Emanuel, pois dispenso o "Caro".

Atentamente

Anónimo disse...

Atenção que em portugal e mormente na margem sul não há uma democracia moderna, quanto mais uma democracia.

Ponto Verde disse...

Emanuel, não fiquei nada incomodado com o seu comentáario, a minha resposta pretendia ser também lida com boa disposição e sem qualquer pé atrás.

O blogue terá cinco anos daqui a pouco mais de um mês, esta foi a fórmula que considerei e considero ideal, e assim vai continuar, enquanto considerar o blogue útil...e continuo a considerar, por exemplo hoje passei no Rio Sul e vi que uma questão aqui levantada, sobre a paragem de autocarro foi resolvida, assim como outros alertas que aqui têm sido levantados...

O anonimato é uma forma, a única, de se discutirem IDEIAS e SITUAÇÕES não as pessoas por detrás das ideias , ou uma cara em busca de protagonismo.

Outra razão é que infelizmente, faço também minhas as palavras do anterior comentador !

Emanuel Oliveira Santos disse...

Ainda bem que as questões aqui colocadas têm repercussão nas autoridades locais. No entanto, como autarca, é minha opinião de que para além dos blogs é necessário tomadas de posição públicas nos orgãos apropriados, onde se pode igualmente ser ouvido.
Quanto ao facto, de ser ou não ser uma democracia a margem sul, acho essa questão algo ultrapassada. Na minha opinião, podendo não ser uma democracia perfeita, é uma verdadeira democracia moderna. Não é mais nem menos do que o que se passa em Lisboa, Cascais, etc.
Devemos também saber defender o que de bom existe na margem sul, a outra margem, a margem do deserto.
Bom, mas isso são contas de outro rosário...

Atentamente

Um leitor assíduo

Anónimo disse...

No concelho do Seixal não há democracia não há sequer liberdade e muito menos uma democracia moderna e quem o afirmar não conhece o concelho ou pretende defender o poder instituido. No concelho do Seixal só há liberdade para quem seja militante do PCP ou não o sendo contribua com fundos para o partido. Isto passa-se nas colectividades nos centros de dia e na própria Câmara do Seixal entre os seus trabalhadores. Entre os trabalhadores não há liberdade ninguem que esteja descontente pode dar a sua opinião sob pena de ser perseguido e maltratado e colocar em risco o seu emprego e em casos mais graves até a sua sobrevivência. Nos centros de dia se morre um idoso que não é militante do partido comunista ninguem no centro vai ao funeral porque os comunists não vão e os outros nem são informados do falecimento porque o centro oculta o facto. É este o poder político que temos no Seixal. Dar a cara para protestar para reinvindicar só tem utilidade para que o PCP tente silenciar as vozes discordantes. Não importa quem fala importa sim o que diz. Muito obrigado ao ponto verde pelo serviço público que vem prestando aos cidadãos deste concelho.

Anónimo disse...

Gostava muito que o senhor anónimo anterior se identificasse a si e ao centro de dia em que aconteceu o que reportou.
Pois de outra forma, nada se pode fazer.
Mais, gostava que os trabalhadores da CM Seixal realmente viessem para a rua e protestassem pelo aquilo que este senhor diz ser uma perseguição.
Exponham-se.
Saiam do anonimato.
Sejam corajosos e deixem-se de bitaites.
Na volta são os mesmo que depois vão votar CDU.

Anónimo disse...

Pensava que os blogues como o a-sul e o anonimato só incomodavam o PCP, afinal parece que incomodam também o P.S. «Sejam corajosos e deixem-se de bitaites » mas querem o quê?
Acabar com aa crítica?
Mas para criticar tem que se «dar a cara» ?
Ser autarca ?
Ír ás reuniões do Partido, seja ele qual fôr?
Bom, parece que não há diferenças entre os tiques da CDU e as do PS.
Assim não vão lá!

Anónimo disse...

O mal disto que chamam democracia é que todos os eleitos sejam PCP PS PSD BE CDS etc etc , não gostam de ouvir críticas.
Isto traduz uma má formação congénita de todos estes tipos e tipas que se consideram sábios e modelos impolutos para dirigirem autarquia ou o país.
Todos deviam fazer uma reciclagem numa boa escola nocturna já que durante o dia estão (todos) muito ocupados a tratar do umbigo.

Assim temos as desgraças que vemos no dia a dia, os " puros e verdadeiros democratas", porque eleitos com o voto do povo, a tratarem de si em vez de tratarem da coisa pública.

Anónimo disse...

"O mal disto que chamam democracia é que todos os eleitos sejam PCP PS PSD BE CDS etc etc , não gostam de ouvir críticas... fazer uma reciclagem numa boa escola nocturna já que durante o dia estão (todos) muito ocupados a tratar do umbigo.

Assim temos as desgraças que vemos no dia a dia, os " puros e verdadeiros democratas", porque eleitos com o voto do povo, a tratarem de si em vez de tratarem da coisa pública.

2/26/2009 10:17:00 PM"

São cromos como estes que não votam abstem-se e depois queixam-se!!