domingo, setembro 21, 2008

A REVOLTA DA BLOGOESFERA , OU NA BLOGOESFERA?


Uma opinião interessante de Paulo Edson Cunha publicada no blogue A Revolta das Laranjas com edição papel no número desta semana do Comércio do Seixal e Sesimbra, reconhecendo que a blogoesfera alterou a forma de fazer politica por estas bandas . Pela nossa parte congratulamo-nos por finalmente a discussão estar focada nos conteúdos e não na forma , o anonimato na blogoesfera deixou de ser a discussão , cito :

"E, de repente, os blogues obrigam os partidos a uma importante reflexão sobre a forma de fazer política em pleno Sec. XXI. Tudo começou com José Magalhães, do PS e o famosíssimo “Abrupto” de Pacheco Pereira.

Aos poucos políticos, anónimos, jornalistas e afins começaram a fazer
blogues. De tudo e de nada. O primeiro Blogue a abalar o Governo (a primeira crise séria de José Sócrates) lança o tema da sua licenciatura (“do Portugal Profundo”), juntamente com o blogue “A Grande Loja do Queijo Limiano” e temos a blogosfera a antecipar-se aos jornais e a ser a principal fonte de notícias destes últimos. No Seixal a realidade não tem sido diferente.

Do mais conhecido e antigo “A-Sul”, passando pelo “Alhos
Vedros ao Poder”, “Emalmada” ou “Praia dos Moinhos”, apareceram ou implementaram-se no último ano o excelente “Hekate”, o muito bom “Por cá tudo na mesma”, o irreverente “Velas do Tejo” e os mais políticos, da “JS” e da “JSD”.

Por fim, uma inovação no nosso concelho; Pela primeira vez dois cidadãos, eleitos, resolveram dar a cara, sufragar diariamente as suas ideias, os seus projectos, divulgando o que se faz na Câmara e na Assembleia Municipal, divulgando o que os seus partidos fazem, abrindo-os à Sociedade Civil, mas ao mesmo tempo sujeitando-se a serem atacados, a indirectamente atacarem terceiros, sob pena de serem acusados de praticarem censura.


Já devem ter percebido que falo do “Rumo a Bombordo” do Vereador Samuel Cruz (simultaneamente meu parceiro de crónicas publicas no jornal, via
blogue – outra inovação local) e do meu próprio blogue."
________________________________________________

ACTUAL

O imediatismo e a actualidade deste meio por vezes ultrapassa-nos , hoje mesmo, no blogue A Revolta das Laranjas há uma estimulante análise debate sobre a blogoesfera , na continuidade dos excertos que publico acima. Porque não faria sentido fazer um copy-paste , está aqui o link do post cuja leitura recomendo (clique) .

3 comentários:

Anónimo disse...

Aí está, o elogio dos laranjinhas. Ponto Laranja tá-se bem ?

Anónimo disse...

Os cidadãos agindo comunitariamente são o motor da sociedade.
Isto não é do agrado dos partidos políticos (pelo menos das suas cúpulas) e mormente dos partidos que têm aspirações controleiras tal como o PCP que se mascára de democrata.
Para partidos agências de tachos, a intervenção e participação dos cidadãos autonomamente não é de seu agrado.

Anónimo disse...

Anda para aí muita gente que parece querer pôr um epitáfio ao a-sul. Até parece que o a-sul é coisa do passado.Curioso não é ?