domingo, fevereiro 12, 2006

PORTUGAL UM RETRATO AMBIENTAL 2ºEpisódio














Continuou hoje (RTP 2) repetição do programa de Luisa Schmidt sobre o retrato ambiental de Portugal no ultimo meio século. No Programa de hoje falou-se de desastres ambientais e de energia.

Nestes dois programas já apresentados ressalta a inércia, a falta de informação, o paternalismo do fascismo e a falta de cultura ambiental depois da revolução , não posso deixar de repontar voltando ao paternalismo, um certo paralelismo entre o que se passava no fascismo e ainda hoje na Margem Sul onde o dominio do PCP, manteve um controle ideológico de índole paternal, com a ideia igual de há quarenta anos atrás... que o poder (autárquico neste caso) está atento às necessidedes das populações e zela pelo seu bem estar, pelo que todas as decisões embora não o parecendo são destinadas ao bem comum... pelo que todas as criticas são imerecidas...

Se algo não resulta, e o que se tem é afinal; densificação urbana, aumento da criminalidade, poluição, deflorestação, menos qualidade de vida... isso deve-se não às suas decisões , mas a factores que como é óbvio descartam a sua responsabilidade.

Depois há toda uma bateria de propaganda apontada para os mais incautos e que , tal como nos documentários fascistas passam um atestado de menoridade cívica e critica aos cidadãos mais informados ou intervenientes sublinhando o carácter quase que divino e providencial do poder.

Repare-se que o PCP é tão providencial que criou os VERDES, só para mais ninguén ter essa preocupação ambiental....descansemos pois,que quando as autarquias CDU arrazam floresta para construir , é para o bem comum, quando arrazam pinhais para uma negociata de um parque de diversões, é para o bem comum, quando não tratam os esgotos...bem isso é porque o poder central não disponibliza os meios financeiros, quando se desrespeita a protecção ambiental do seu próprio PDM, também isso é para bem do povo, e quando fomenta a multiplicação de superficies comerciais, é claro que é para acabar com a "burguesia" e para bem dos operários e camponeses...

Mas analisando à distância o que encontramos, compare algumas diferenças...ou semelhanças...para além do que tem ficado por fazer... os responsáveis? Durante a passada semana foram aqui elencados alguns, os das nossas autarquias têm também um rosto e um nome...






Em 1959 Américo Thomaz condecorava António Champallimaud pela construção da Siderurgia no Seixal, um verdadeiro crime ecológico, não só pelas consequências observáveis hoje, mas também pela localização então escolhida , hoje vemos a autarquia de mãos dadas com o poder económico/"desportivo" na construção do Centro de Estágios do Benfica, um terreno que ocupa zonas de Reserva Ecologica e Agricola e que trouxe a reboque 24 hectares de torres residenciais.Veremos Luís Filipe Vieira a ser condecorado ?








Nos anos setenta já se alertava para os efeitos da erosão no litoral, esta reportagem noticiava o desaparecimento do areal da Costa da Caparica... o problema arrastou-se até hoje com a agravante de haver uma maior carga humana na Costa da Caparica que entretanto se tornou em mais um suburbio, a autarquia de Almada continua a sobrecarregar aquela fatia de litorar, as ultimas decisões de urbanizar em massa sobre a falésia dos Capuchos ou a mudança dos "parques de campismo" hoje existentes para o Pinhal do inglês são disso exemplo.







Na Arrábida , em 1972 alertava-se para o estado em que a exploração de inertes estava a deixar a Serra, esgotado o filão da rocha conhecida como "Brecha da Arrábida" a indústria virou-se para a exploração de calcário que não mais parou, mesmo no limite da falésia como se vê da imagem, basta ver o movimento dos camiões que dia a dia vão transportando o que é retirado daquele Parque Natural, entretanto a autarquia arranja argumentos de protecção ambiental secundários sobre a Arrábida desviando a atenção dos seus verdadeiros e mais prementes problemas, muitos da sua responsabilidade como é a betonização habitacional!

2 comentários:

Anónimo disse...

OH Ponto Verde,o ponto que é uma pessoa que sabe muito, ha de me explicar como é q a Discoteca nos foros de amora, o Hacienda Klub ou HK, mesmo sem ter licença e sendo um terreno agricola ainda continua aberto a funcionar. E todos os dias em que esta aberta, inclusive até, hoje saiu uma noticia no correio da manha a falar de atitudes de violencia perpertuados pelos seguranças da mesma. Se soubesse gostaria que mo dissesse.
Abraço.

Anónimo disse...

É verdade, entre os fascistas e estes comunistas venha o diabo e escolha. Já agora, pensava que isto de comunismo tinha acabado com a queda do Muro de Berlim. Na Margem Sul há alguma reserva? Podia ser promovido turisticamente esse destino.