segunda-feira, fevereiro 06, 2006

AMBIENTE , 30 ANOS PERDIDOS 1 - "TV RURAL"













O TV Rural do Engenheiro Sousa Veloso foi um dos programas pioneiros da televisão portuguesa, um programa que marcou até ao seu fim em 1989 várias gerações, incluindo gerações de citadinos assumidos.

Para além do lado naive que possamos hoje encontrar, foi também o primeiro, e um dos poucos programas na televisão portuguesa a abordar temas de ambiente, aqui na perspectiva agricola como é óbvio.

Mas o que é facto é que foi na época em que eramos um país agricola, que se iniciaram os nossos problemas ambientais, primeiro com as campanhas do trigo nos anos 30, que contribuíu para a erosão e perda de solo arável, passando pelos anos 50 em que se apostou na florestação intensiva com os bosques autóctenes de carvalho a serem substituidos pelo pinheiro bravo ao mesmo tempo que os agricultores abandonavam os campos (como efeito dessa politica) e emigravam para as cidades.

Aprendemos com Sousa Veloso que a olivicultura rendia tanto para o país como toda a industria pesada, conhecemos a introdução dos aviàrios e do frango na nossa dieta, à eucaliptalização do país (por via da instalação de celuloses).

No pós revolução assistimos aos erros da Reforma Agrária e ao resultado das ocupações, aos campos abandonados, e com a CEE de então à subsidiocracia que se instalou e a uma agricultura que pouco a pouco perdeu preponderância e enveredou por nichos de mercado, ao mesmo tempo que arrancava para receber subsidios, para depois logo plantar...para receber subsídios...

Entretanto aprendemos também que os "Pesticidas devem ser usados com CUIDADO" e conhecêmos a "Família Prudêncio" que nos alertava para os perigos de uma manipulação errada destes produtos, num inegável esforço de divulgação e pedagogia ambiental.

3 comentários:

Anónimo disse...

Que belas memórias o meu amigo trouxe, tem toda a razão, era no fundo um programa sobre conservação da natureza naquilo que a agricultura sustentada tem de bom, a luta constante pela preservação a fim de garantir o futuro da terra.

AV disse...

Programa mítico.
Atravessou toda a Reforma (e Contra-Reforma) Agrária de sorriso nos lábios.

Até a mim conseguia despertar o interesse no cultivo da cenoura e do nabo.
;)

AV1

Anónimo disse...

"(...)No pós revolução assistimos aos erros da Reforma Agrária e ao resultado das ocupações, aos campos abandonados, e com (...)" - você até nem é mau tipo mas faz cá com cada confusão...!!!! Acho que devia saber melhor do que afirma sobre certos assuntos.....! Naturalmente não andava cá mas na Dinamarca...de bicicleta!Continue, mas tenha mais tino nesse anticomunismo tacanho de que enferma...