quinta-feira, fevereiro 23, 2006

GRAFITTI E AMBIENTE URBANO - O TERRITÓRIO










Estão por todo o lado, desde sinais de trânsito a propriedade privada, de viaturas a cartazes de publicidade, desde património cultural a comboios, composições do Metro ou até os elevadores de Lisboa.

Há quem considere uma corrente artistica, autarcas há até que cedem muros para a "criatividade", mas esta corrente cada vez colhe menos adeptos, o cidadão está farto de ver vandalizada a sua propriedade e o património que é de todos, e todos sofremos desse atentado visual que nos agride em cada esquina e que põe em causa o ambiente urbano já de si agressivo por um planeamento ausente.

Há uma atitude saloia e permissiva dos autarcas da Margem Sul que não dispõem de equipas de limpeza e de meios de vigilância que ponham cubro a esta forma de vandalismo urbano, entretanto as superfícies enchem-se de imagens agressivas e da mais básica marcação territorial face à inércia das autoridades e das autarquias.

Subscrevo o graffiter da imagem, pois é de verdadeiro vandalismo que aqui estamos a tratar.

13 comentários:

Anónimo disse...

Sacanas de "Os Verdes", do Alfredo Monteiro, de quem decidiu o Hospital no nó do Fogueteiro e dos restentes malfeitores regionais.
A culpa destes graffities é toda deles !

Anónimo disse...

o ponto agora é anti grafiti. ele é mais opera e injecções nos bichinhos . socooooooooooorro.


tirem-me aqui da provincia.

ó ponto nao te esqueças de defender o lobi dosd enfremeiros e já agora defender o aborto.... clandestino : é um bom negócio.

escusas dedizere que os influentes te leêm senão teremos que chamar os ... afluentes .


vaidade ninguém te tira só que todos já te topamos .... até o alfredo .

pode-se enganar alguns durante algum tempo mas todos ao mesmo tempo NAO.

não te esuqeças que a ultima vez que foste expulso todos tiveram conhecimento e nem as tuas peneiras te safaram .

provinciamos metidos a JET SET é o que dá......

Anónimo disse...

na margem sul as pessoas estao a ir muitas vezes á casa de banho a culpa é dos autarcas que nao promovem uma vigilancia capaz e dissuasora.

Anónimo disse...

Ponto Verde, não o conheço, vivo apenas à 3 anos na margem sul e não sou dakeles q vivem à sombra da camara comunista como se vê pelos seus comentários. Tenho pena que seja quase impossivel haver aqui um debate sério sobre os problemas do Seixal uma vez que muitas das pessoas que aki vêm fazer comentários apenas estão a tentar proteger o seu tacho.. enfim! Agora em relação "GRAFITTI E AMBIENTE URBANO" concordo consigo e é pena ng queira preocupar-se com este assunto! As pessoas já convivem com este vandalismo diário q contamina as nossas ruas sem se importarem! Já n bastava a falta de planeamento hurbanisco das nossas cidades...
Em relação aos defensores do Alfredo Monteiro pergunto: n acham estranho q é sempre o mesmo construtor a fazer as obras da camara? Não acham estranho que só nos ultimos meses antes das eleições é q apareceu obra? Não acham estranho a história do carefour e dos sobreiros? Claro q n acham, vocês são dos quan andam a comer da mesma panela!|

Ponto Verde disse...

Agradeço a opinião do comentarista anterior.

Anónimo disse...

E se o grafitti conter mensagens ambientais e de activismo contra a classe politica? Será que se é igualmente contra?

Anónimo disse...

10:42 Ponto Verde tem necessidade de um elogio; E escreve-o convencido que é verdade. Como não pode assinar um elogio a ele próprio, pois fica mal, o elogio fica anonimo.
10:44 Ponto Verde agradece o elogio que havia escrito dois minutos antes!

Ponto Verde disse...

O senhor João Afonso é mesmo inteligente, parabéns, desmascarou-me...francamente!!!!

Anónimo disse...

O Ponto Verde tem razão! Francamente não era necessário ser tão ridiculo como está a ser com elogios a si próprio!

Ponto Verde disse...

Caro senhor, o senhor é mentiroso! E não tem o minimo de razão com o que está a afirmar, passe bem!

Anónimo disse...

O Ponto Verde deve estar a ver-se ao espelho, porque aqui o único mentiroso é ele!

Ponto Verde disse...

É isso aí caro senhor estou ao serviço do lóbi dos Médicoa, do Xavier de Lima, da oposição (só ainda não me disseram qual),também sou um perigoso opinion-maker,provinciano ou jet-Set, veja lá se se decide...Que ando para aí a atrapalhar algumas negociatas e a denunciar alguns factos, isso sei que sim, mas quem não deve não teme...

Recomendo uma leitura de troca de opiniões a propósito do post de domingo, civilizadas, fundamentadas, divergentes, mostra que até há quem aqui, apesar de todos os meus defeitos consiga discutir ideias e opiniões oposts, civilizada e educadamente.

Isto digo-o agora antes de Vª Exª ter entrado, que depois já não me responsabilizo, mas se quizerem ser conhecidos pela boçalidade falta de inteligência é consigo.

Já agora quanto tempo tenho que esperar para agradecer um elogio sem que o excelso orientador das massas considere "auto elogio" ? É que tenho por hábito dizer sempre e de imediato obrigado, mas isso é uma questão de "Chá" (verde claro).

Carlos (Brocas) disse...

O cheiro nauseabundo dos "tachos já pobres" faz-se sentir em todo o lado.

Parabens e um Grande Bem Haja ao Ponto Verde.

Parafreseando um desses filmes de Ficção:

Que a Força esteja Consigo.