segunda-feira, junho 20, 2005

PELA LIBERDADE DE EXPRESSÃO, BLOGUES E BLOGOSFERA


Para meditar sobre os Eleitos...

A Citação, António Barreto (PUBLICO 19 Junho 2005) :

(Salazar e Cunhal) (...)

"Foram heróis de um povo,à medida da sua ignorância e do seu atrazo.Nunca seriam heróis de homens livres".


A Reflexão ,
Francisco Teixeira da Mota (PUBLICO 19/6/05) citando o Juiz Rui Teixeira (28/1/02) sob o titulo "Palhaçadas-I":

" A liberdade de expressão é uma das maiores garantias, um dos nossos maiores tesouros e dos maiores legados que podemos deixar aos nossos filhos.No dia em que os tribunais servirem de mordaça a essa liberdade, no dia em que fôr calada pelo "jus imperi" do judicial uma voz livre que seja, em defesa da honra de políticos quando estes são, enquanto politicos, atacados, estaremos todos de luto...aquilo que teremos de justiça só terá o nome. Será um poder judicial, fiel, idólatra, servo do executivo. Nesse dia pendurem-se as becas e as canetas...voltamos àquilo que demoramos quase metade do século XX a deixar"

A nossa impressão :

Foi na passada semana notícia o empenho das autoridades chinesas em sensurar os Blogues na China, curiosamente em colaboração com a Microsoft, para já a sensura actua sobre determinadas palavras chave, como por exemplo "democracia", "liberdade", "direitos humanos", "comunismo", "socialismo"...

Por exemplo e de acordo com o Finantial Times, o sistema bloqueia frases anti-comunistas enviando uma mensagem de erro a todos os que utilizam estas palavras a mensagem é "Este item tem palavras proibidas, por favor apague-as" Entre tanto e segundo o DN, o ministro Chinês da indústria ordenou aos criadores de blogues que registem os respectivos sites até ao fim deste mês.Caso contrário serão fechados.

Basta ler alguns dos comentários aos nossos "posts", nomeadamente os um participante ligado à autarquia do Seixal, ou pelo menos intitulado como tal para concluir o como gostariam de poder avançar com medidas desta dimensão contra blogues incómodos e inoportunos como parece que o A-Sul está a ser.

Alguém tem tentado insistente e sistemáticamente nos ultimos tempos, pelo menos desde que as visitas dispararam , entrar no sistema, triar as nossas entradas e sabotar algumas intervenções, para além das ameaças que o supracitado leitor tem avançado e que continuam disponiveis à leitura de todos. Citando Francisco Teixeira da Mota :

"Uma Palhaçada"! Uma palhaçada que na Região autónoma da Madeira, levou a que fosse levantada a imunidade parlamentar a um deputado de côr diferente da maioria para que este "pudesse ser julgado pelas expressões que utilizara na critica ao "regime" instalado na Madeira e ao seu iluminado dirigente".

Começa (amanhã 21/6/05) o julgamento em França e mundialmente divulgado do blogger francês agora globalmente conhecido, Christophe Grébert - www.monputeaux.com segundo o artigo de Pedro Fonseca no "PUBLICO-Computadores" (20/7/05) :

"Grébert, habitante de Puteaux (localidade perto de Paris) lançou o seu blogue para denunciar práticas autarquicas de uma cidade dirigida há 36 anos pelo mesmo 'clã' - como o autor descreve no seu blogue- 'Porque eu o perturbava, o municipio apresentou queixa contra mim' (...) segundo entrevista à revista L'Express.
A revista adianta ainda que, sendo o blogue "da exclusiva responsabilidade do seu autor" - também responsável pelos comentários dos seus visitantes- e sendo ele de acesso publico, o autor está sujeito à lei de imprensa e pode ver-lhe aplicada a multa de 12 mil euros pela "difusão com propósitos difamatórios ou injuriosos"

Porque aqui no A-Sul sabemos o "terreno minado" que pisamos e os interesses que enfrentamos, para além de uma organização subterrânea e sem paralelelo. Estamos também atentos à lei e ao que se passa no Mundo. Daí que muitos dos comentários que nos enviam não tenham sequer chegado à vossa leitura, porque se limitam a " levantar lebres", provavelmente de dentro das próprias autarquias, mas que não podendo pela nossa parte ser verificada a sua veracidade e pelo que acima foi escrito optámos por não mostrar, até porque o intuito poderá até ser o de criar problemas juridicos ao A-Sul...

Deixa-se a posição de Brad Smith , comissário da Federal Election Commission em entrevista `Tech Central Station (TCS) : " A imprensa são todos, qualquer cidadão tem o direito de publicar os seus pontos de vista e de os promover; e se a Internet baralha a distinção entre os média tradicionais e os cidadãos comuns, não tenho a certeza se é mau, se é bom, se é democratizador".





Posted by Hello

5 comentários:

Anónimo disse...

Uma Palhaçada... Boicote... Pelos vistos é assim que o autor do blog, entende o direito à diferença e à participação de quem pensa de maneira diferente... O que o anónimo não pode querer confundir é liberdade de expressão com liberdade de difamação... São coisas diferentes. Se o anónimo sabe que há corrupção que apresente provas, se há ilicitudes que apresente provas... O que ele não pode é, sob a capa do anonimato, lançar suspeitas para o ar, difamando na praça pública o bom nome das pessas, pois isso não é liberdade de expressão. Aprenda e não queira confundir. Quanto a mim, por muito que lhe custe, vou continuar a participar, sem medo de dar o nome, em defesa dos valores da liberdade e da verdade!

Anónimo disse...

A conselho do ultimo comentarista ao qual se deve referir o post, tal o ar com que se nota o espumar das suas palavras fiz uma busca exaustiva das acusações que dizem abundar.
Para pena minha como jornalista , não as encontrei, pois pretendia fazer uma pesquisa para escrever sobre este blogue tendo como base o monputeaux.com o se...se...se...do Sr que se assina Paulo Silva em jornalismo chama-se "tentativa de coacção da liberdade de expressão" ou seja, está a coagir o autor/es a transpor a linha para os poderem de qualquer forma "agarrar" , se fica no ar de ler todo o blogue , que na Margem sul as coisas não vão bem, isso transparece, se chama a isso suspeitas, está no seu direito, direito que o/s autore/s também terão, ou qualquer outro cidadão. Temho de facto pena de não poder assinar sobre esta declaração, mas deontológicamente estou impedido de o fazer. Espero ter contribuido para o esclarecimento sobre o direito de opinar em Portugal.

Anónimo disse...

Não pertenço, nem de longe nem de perto ao Municipio que aqui é referido. Não tenho por isso conhecimento sobre os problemas apresentados. No entanto não posso deixar de concordar com o segundo comentário deixado neste Post.

Existem várias formas de pressionar alguém, sendo uma delas a intimidação através do desafio.

O Sr. Paulo Silva não se deverá sentir ofendido, até porque não vi nenhuma acusação pessoal neste Blog, certamente o/s autor/es deste Blog não estão a fazer nenhuma perseguição pessoal!!!
É direito de cada um criar discussão, criticar, opinar e poder levantar suspeitas sem ter que provar absolutamente nada.
Diria mesmo que a maior suspeita ganha forma quando o incomodo assume contornos fora do normal, como se houvesse um sentimento da necessidade de se defender.
Se o incomodo do Sr. Paulo Silva é de facto tão grande é do interesse do público e do Sr. Paulo Silva que sejam trazidas à praça pública os comprovativos que comprovam que este Blog está de facto errado.

Incomodados com a critica eram os regimes totalitários e nunca os democráticos, por isso um Bem haja a este Blog.

Anónimo disse...

Sr. Paulo Silva não vi ainda por aqui qq insinuação de corrupção, vi muito isso sim criticas à gestão camarária, opiniões que não passam disso. E posso dizer que a minha insere-se muitas vezes nesse tipo de comentários. Não vou deixar de o fazer, apesar de em anonimato. Não queira que eu lhe explique o porque dessa minha opção, pois é algo que se sente na pele, no dia-a-dia, neste concelho. Olhe eu ainda sou do tempo em que no Verão para ganhar uns dinheirinhos iamo-nos inscrever à câmara para ocupação de tempos livres. Nunca fui escolhido apesar do rendimento da minha familia ser baixo, mas vi muitos serem escolhidos só por...compreendo que não compreenda!!

Anónimo disse...

Também não vi nenhuma crítica nem insinuação, mas o pessoal do PCP é pródigo em criar manobras de diversão para desviar a atenção do que é fundamental. Mas também digo desde já uma coisa, vendo quem são os candidatos à camra do seixal, é caso para dizer "venha o Diabo e escolha".
Desde o actual presidente, passando pelos candidatos do PS e do PSD, nada promete para a gestão do nosso concelho, talvez se entenda que tão poucas pessoas votem para as eleições locais no Seixal