Almada? Moita? Montijo? Seixal? Alcochete? Costa da Caparica?
E a resposta não é Marte como sugeriram, mas Amsterdão como menciona um dos comentários. Serve esta brincadeira para o seguinte, para mostrar como é possivel criar alternativas válidas e simples de mobilidade nas cidades (sobretudo na de orografia plana como as da Margem Sul) , e não é pelo custo da bicicleta certamente que está paga depois de encher quatro vezes o depósito, mas sim pelas condições que as nossas cidades e vilas oferecem...sem qualquer viabilidade para a utilização segura deste meio de transporte.
Acho que não há duvidas sobre o nivel socio-económico e de bem estar da sociedade Holandesa, bem como o seu clima adverso, mas em contrapartida têm cidades organizadas, (Bicycle-frienly) , amigas da bicicleta e sobretudo amigas das pessoas .
Na Holanda a Terra é escassa , diz-se mesmo que Deus criou o Mundo e os Holandeses a Holanda, sobre terreno conquistado ao mar, pelo que o valor do solo e do território é elevado...mas não se pense que se aplica o caos urbanistico, o desarrume urbano ou a especulação imobiliària da Margem Sul onde nos habituaram a que tudo tinha de ser de má qualidade, o que com fatalismo parece termos aceite!!!
As soluções são simples, constroem-se ciclo-vias , sinalização, locais para estacionar as bicicletas e as pessoas usam... na Holanda, de todas as idades, e, paralelemente combatem outro problema da sociedade que nos foram construindo nas ultimas décadas como expoente máximo do "desenvolvimento", a obesidade e o sedentarismo com toda a chaga de doenças associadas...claro que isso não dá dinheiros de luvas ou jogos de poder e influência... (com um jeitinho até podem sondar um construtor amigo...) mas talvez se construa uma sociedade melhor!
Blogue Ambientalista da Margem Sul / Portuguese Environmental Blog "Pense Global , Aja Local" Save the Portuguese Forest / Salve a Floresta Portuguesa
quarta-feira, junho 01, 2005
DA DEMAGOGIA DO "DIA SEM CARROS" à REALIDADE DE OUTROS LUGARES
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6 comentários:
Eu diria Holanda, pelos símbolos, pelas bicicletas e pelas construções.
Um país onde quase há mais gente de bicicleta do que de automóvel... acertei na pergunta ?
Ou será a maquete do novo metro almada/seixal? eheheheheheeh
Presumo, que seja ...... Marte!!!!
Será?????
Meu amigo, hj com a globalização já não pode haver desculpas para as asneiradas. Há mta informação, há mtos bons exemplos, há mtos bons técnicos... O que não há é pachorra para quem tem o poder e enfia a cabeça na areia. Temos o urbanismo que temos, pq as decisões são tomadas em função de interesses que nada têm a ver com a satisfação das necessidades das pessoas.
Eu apenas queria acrescentar que nesse mesmo dia tive de deslocar de automovel numa viagem que normalmente demoraria cinco minutos e com os condicionamentos de transito demorou 45m, ou seja 9 vezes mais que o meu carro esteve a expelir poluição, multiplicado isto pelos milhares de carros que se encontravam engarrafdos no transito como eu, levaria, a que se tivessem feito analises nesse dia da qualidade do ar, resultaria que seria bem pior no tal dia chamado sem carros!! Hipocrisia. E já agora não quero deixar de referir que de sábado para domingo, 28 para 29 de Maio, na iniciativa do Toca a rufar na Qta. da Fidalga, eram duas 2.30h da manha e ainda se ouvia o barulho dos concertos que lá decorriam e atenção eu ouvia em casa e moro do outro lado da Baia no Seixal!! Cultura e poluição ambiental e falta de respeito pelas pessoas.
Quais obras??? Quais obras se refere o comentário anterior??? As pagas pelo Carrefour??? Que é a alternativa à E.N.10?? Ou as da rotunda da Cruz de Pau pagas pelo Continente???? Ou aquelas que consistem na construção de um paredão na Baia do Seixal feito sem qq estudo de impacto ambiental??
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